sexta-feira, 27 de maio de 2022

NOTÍCIA: REI E RAINHA DO MAR CHEGA AO RECREIO - FRAGMENTO - UOL ESPORTE - COM GABARITO

 Notícia: Rei e Rainha do Mar chega ao Recreio – Fragmento

     A Pedra do Pontal é um dos pontos mais conhecidos e bonitos do Recreio dos Bandeirantes. Esta enorme rocha separa as praias do Recreio e da Macumba e é muito procurado pelos turistas onde é possível escalar e admirar as belezas da zona oeste carioca. Será lá que vai acontecer a próxima etapa do Rei e Rainha do Mar nos dias 8 e 9 de outubro. Pela primeira vez o circuito será disputado na região do Recreio e trará algumas novidades para os cerca de 4 mil atletas inscritos.

        A etapa da Pedra do Pontal marca a estreia das crianças no Rei e Rainha do Mar em provas no Rio de Janeiro com a versão kids da natação em águas abertas e do beach run (corrida na areia). Sucesso nas etapas de Ubatuba e Salvador, as provas de águas abertas terão três distâncias: 100m (8 e 9 anos), 200m (10 e 11 anos) e 400m (12 e 13 anos). No beach run os pequenos vão correr entre 100m e 800m nas areias da Praia do Recreio.

        [...].

UOL Esporte, 28 set. 2016. Disponível em:  https://swimchannel.blogosfera.uol.com.br/2016/09/28/rei-e-rainha-do-mar-chega-ao-recreio/. Acesso em: 14 nov. 2017.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 150-1.

Entendendo a notícia:

01 – Após ler a notícia, crie um subtítulo para a notícia.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual é o assunto da notícia?

      O circuito Rei e Rainha do Mar.

03 – Que novidade é anunciada na etapa da Pedra do Portal?

      A estreia de crianças na etapa realizada na região do Recreio dos Bandeirantes.

04 – Quais são as provas para os pequenos?

      Natação em águas abertas e corrida na areia.

05 – Quais são as palavras mais importantes desse trecho da notícia?

      Prova, etapa, crianças, natação, corrida na areia.

06 – Quem participa do evento noticiado?

      Quatro mil atletas inscritos.

07 – Que informações o subtítulo pode acrescentar ao título sobre o assunto da notícia?

      O subtítulo pode anunciar a estreia das crianças na etapa do Recreio.

 

TEXTO: MUSEU EMÍLIO GOELDI - GUIA DA SEMANA - COM GABARITO

 Texto: Museu Emílio Goeldi

  Museu Paraense Emílio Goeldi conserva um importante patrimônio histórico e científico da Amazônia, contribuindo para a formação cultural e identidade da região. Através de uma exposição diversificada da vegetação, composta desde gigantescas árvores frondosas até ervas diversas, forma um sub-bosque. [...]

        As exposições trazem materiais relacionados à Amazônia, fotos, documentos e objetos.

        [...] Não é preciso agendar visitas... [...].

       Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/belem/arte/estabelecimento/museu-emilio-goeldi. Acesso em: 16 nov. 2017.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 138.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, o que o visitante pode ver no Museu Emílio Goeldi?

      Pode ver um sub-bosque com exposição diversificada da vegetação da Amazônia, e exposição de fotos, documentos e objetos da região. Composta desde gigantescas árvores frondosas até ervas diversas.

02 – Sublinhe no texto as palavras que têm a letra g.

      Goeldi, vegetação, região, gigantescas, agendar.

03 – Em quais palavras a letra g tem o som de j?

      Nas palavras região, vegetação, no primeiro g de gigantescas e em agendar.

04 – Em quais palavras a letra g não tem o som j?

      Nas palavras Goeldi e gigantescas (segundo g).

05 – Que palavra tem a letra j?​

      Objetos.

TIRINHA: MAGALI APETITE - MAURICIO DE SOUSA - COM GABARITO

 Tirinha: Magali apetite

 

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifuO8XfMa_usbJEjnbltvpMHGojId1EkWmcP5772daf7EUOgPufjTxTReaWQIOgHzpdGfFAbXLs4AoMo4-aX62wrqFGB_R6cf6gW622T5yAr81QT7NhTYZJXJbHdVajctdZ7JcJqGRBko8An4DOcD1p21Pf8xFDPMGsaQUR4rB00A0gL_6xB9b1GcX/w477-h194/magalii.jpg 

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 136.

Entendendo a tirinha:

01 – Quem inicia o diálogo?

      A mãe de Magali.

02 – A quem ela se dirige?

      Ela se dirige ao médico.

03 – A quem o médico se dirige?

      O médico se dirige à mãe da Magali.

04 – O que ele fala?

      “Pede pra ela soltar o meu lanche!”.

05 – A palavra ela refere-se a quem?

      Ela refere-se a Magali, de quem se fala.

QUADRINHOS: DRIBLANDO A DOR - ROBERTO LENT - COM GABARITO

 Quadrinhos: Driblando a dor

 

 
Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAaWZfJHBNlDMFYL-6hFOpS8X0CIffTK9TOXHaTuCxoC-ABb-gUfEbXI4ZjoDDnEZH7QsdYLUI6x6YY3YSIkOM_AhuU-7Vsv0AF_XI4vaLhqhzws_Tao_8Euc9OKr4OrkxftuflNVrHlhWTX3IB5sxJA3rVSFKgEZ5sPUb1fdGSbByIXBtzqi53L7e/s1600/DRIBLANDO.jpg

Roberto Lent. Ilustrações de Flávio Dealmeida. Instituto Ciência Hoje.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 110-2.

Entendendo o quadrinhos:

01 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra driblar? Se necessário consultar o dicionário.

      Driblar é lograr os outros adversários com movimento do corpo.

02 – O que aconteceu durante o jogo?

      Ptix leva uma pancada de Jamanta.

03 – O que aconteceu com Ptix logo depois do jogo?

      Ptix começa a sentir dor no lugar onde levou a pancada.

04 – Que personagem explicou o que aconteceu com Ptix?

      A explicação foi dada pelo neurônio Giraldo Cerebelim, que disse que o Acumbente foi o responsável pelo que aconteceu.

05 – Em sua opinião, essa história em quadrinhos foi escrita só para divertir o leitor?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Além de divertir o leitor, a história procura explicar o funcionamento do cérebro.

06 – Observe os quadrinhos.

a)   Qual é a fala do narrador?

Logo depois do jogo...

b)   De quem são estas falas?

·        O que foi Ptix?

Zeca.

·        Agora que eu tô sentindo a pancada do Jamanta, Zeca!

Ptix.

c)   Qual personagem disse “Ai!”?

Ptix.

·        Por que esse balão é diferente dos outros?

Porque Ptix sentiu uma dor muito forte.

07 – Copie a onomatopeia deste quadrinho (2°) e escreva o som que ela imita.

      Pimba. Imita o som do chute que o Jamanta deu no Ptix.

·        Na sua opinião, a onomatopeia, nesse quadrinho, poderia ser excluída?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Mesmo sendo possível entender a situação sem o uso da onomatopeia, sua presença reforça o significado do desenho.

08 – Em qual quadrinho há letreiros?

      No último quadrinho.

·        Para que eles foram usados?

Para destacar as características ou a função das personagens: o neurônio do setor de chutes e de pulos e o neurônio torcedor (Acumbente), do setor das emoções. Há também o letreiro que indica o fim da história.

09 – Explique por que Ptix não sentiu dor durante o jogo. Isso já aconteceu com você? Conte como foi.

      Resposta pessoal do aluno.

     

IMAGEM: À TURMA DO ZÉ NEURIM - ROBERTO LENT - COM GABARITO

 Imagem: À turma do Zé Neurim

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTQ3yqivBp1XqHSBPe5Q1fbpuiML-dP-o5Fj-EkSrQ4YqDR49WdStNj2O-sh7pqMFYE8miwTipEFkXqXFVzyUnprMaePUrXhSCuZfNlenJdGccfaUvlWgpcFqGFcdr_wBQAqJGKtdxLRHDEMXpO3bc_-sv0GPpedhw2BqogHTcf2_C2J9BCvVJRXhl/w358-h264/turma.jpg

Informações sobre a imagem

Autor: Roberto Lent

Artista: Flávio Dealmeida

        As personagens da imagem pertencem à Turma do Zé Neurim, história em quadrinhos publicada na revista Ciência Hoje das Crianças. O ilustrador Flávio Dealmeida trabalhou com o neurocientista Roberto Lent da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Juntos, criaram uma turminha de neurônios que vivem na cabeça do menino Ptix e, por meio de histórias em quadrinhos, explicam neurociência a crianças e adolescentes.

        O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano. Apesar de ser muito leve – pesa menos de um quilo e meio –, precisamos dele para tudo: andar, comer, sorrir, pensar... E o mais legal é que, quanto mais o usamos, mais ele se define! Isso torna nossa capacidade de aprendizagem quase ilimitada. Assim, é importante exercitá-lo por meio de diferentes estratégias, a fim de que as células que o constituem realizem com perfeição seu trabalho: passar informações umas para as outras, permitindo a comunicação entre todas as partes do corpo.

·        Zé Neurim (neurônio da memória): Diferentes áreas do cérebro estão associadas à memória.

·        Acumbente dos Prazeres (neurônio das emoções): Localiza-se na parte interna do cérebro.

·        Olívio Gravador (neurônio da audição).

·        Ocipitaldo Luzes (neurônio da visão).

·        Giraldo Cerebelim (neurônio dos movimentos).

 

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 108-9.

Entendendo a imagem:

01 – O que você vê nesta imagem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Uma cabeça, onde mostra o cérebro e todas as funções.

02 – Quem são estas personagens?

      Zé Neurim, Acumbente dos Prazeres, Olívio Gravador, Ocipitaldo Luzes e Giraldo Cerebelim.

03 – Será que elas habitam nosso cérebro? E o que elas representam?

        Sim. Zé Neurim, é responsável pela memória e tem na cabeça um boné. Acumbente dos Prazeres é responsável pelas emoções e traz no peito um broche no qual está desenhado um coração. Olívio Gravador é responsável pela audição e usa fones de ouvido. Ocipitaldo Luzes é responsável pela visão e traz nas mãos um binóculo. Giraldo Cerebelim é responsável pelos movimentos, usa tênis e tem proteção nos pulsos, semelhante a um atleta ou a um profissional de Educação Física.

04 – Como você acha que o cérebro funciona?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O cérebro funciona interconectados uns aos outros, formando uma rede de comunicação por todo o sistema nervoso.

05 – O que você imagina que os neurônios fazem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Eles além de informações e estímulos de um neurônio para o outro ou de um neurônio para uma glândula ou uma fibra muscular, os neurônios ajudam a transmitir substâncias químicas pelo corpo.

06 – Você sabia que nosso cérebro necessita de exercícios?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, alguns pesquisadores defendem a necessidade de exercitamos o cérebro para manter sua eficiência.

TEXTO EXPOSITIVO: COMO NASCERAM AS ESTRELAS? FELIPE BOGAZ NOTARI - COM GABARITO

 Texto expositivo: Como nasceram as estrelas?

                           Felipe Bogaz Notari

  Você gostaria de saber como isso acontece? Antes de as estrelas nascerem, elas são uma grande nuvem de gás e poeira interestelar. Essa nuvem tem o nome de nebulosa e existe dentro das galáxias.

        O processo de formação das estrelas é lento e pode durar bilhões de anos. Primeiro, a nebulosa começa a se condensar formando um ponto cada vez maior. Depois, o interior da nebulosa vai se transformando em uma bola incandescente.

        Nesse momento, acaba de nascer uma estrela.



Fontes: www.observatorio.ufmg.br/pas06.htm www.if.ufrj.br/teaching/astrofis/evoluwcab.html  

Felipe Bogaz Notari, 9 anos.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 72-3.

Entendendo o texto expositivo:

01 – Com que propósito um leitor vai ler esse texto?

      Com o objetivo de aprender como nascem as estrelas.

02 – O que você acha que o autor pretendia ao escrever esse texto?

      Transmitir uma informação tendo em vista que o formato por ele escolhido foi o texto expositivo.

03 – Na sua opinião, o autor atingiu o objetivo?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Qual é o tema do texto “Como nascem as estrelas”?

      O tema do texto é a formação das estrelas no Universo.

05 – Qual é a principal informação da introdução?

a)   O processo de formação das estrelas é lento.

b)   As estrelas são nebulosas antes de nascer.

c)   As nebulosas são formadas de gás e poeira interestelar.

06 – Em qual parágrafo do texto o tema é desenvolvido?

      No segundo parágrafo.

·        Circule nesse parágrafo as expressões que indicam uma sequência.

Primeiro e Depois.

07 – Qual das frases abaixo poderia substituir a conclusão do texto.

a)   A formação de uma estrela depende de vários fatores.

b)   Essa bola incandescente é a estrela que acaba de nascer.

c)   Tudo começa com a condensação de uma nebulosa.

TIRA: SURIÁ CONTRA O DONO DO CIRCO - COM GABARITO

 Tira: Suriá contra o dono do circo

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZmy63D2o5n1w5zS1cUq7pjMV6VGAaBR13UIzPYiAaFFNY4dhi9hbYHSFRL48OI4ewsLhyrKzOC5VrYsoM4muzlJVVrz9jO7wCwtuLvk0AjpbIdh_P1VkD60mAuUdVbxUE6vw0O4aiI6yR7H4viLy5sPmkDT6kCyM-WoZ2FbTMXo3jZIFVDg3XF936/s1600/circoo.jpg

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fndamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 67.

Entendendo a tira:

01 – Com quem Suriá conversa no primeiro quadrinho?

      Com o leite.

02 – Que expressão ela usa para chamar seu interlocutor?

      “Seu leite espertinho”.

03 – Por que a garota ficou brava no último quadrinho?

      Porque ela foi enganada pelo leite e ele transbordou.

04 – Nesse último quadrinho, como o leite poderia se dirigir a Suriá? Complete a frase:

        He! He! He! Peguei você, Suriá / garota, etc.

 

 

AUTOBIOGRAFIA: BARTOLOMEU C.QUEIROZ E CAROLINA M. DE JESUS - COM GABARITO

 Autobiografia: Bartolomeu C. Queiroz e Carolina M. de Jesus

Texto 1

     Bartolomeu C. Queiroz

        ... das saudade que não tenho

        Nasci com 57 anos. Meu pai me legou seus 34, vividos com duvidosos amores, desejos escondidos. Minha mãe me destinou ser 23, marcados com traições e perdas. Assim, somados, o que herdei foi a capacidade de associar amor ao sofrimento... Morava numa cidade pequena do interior de Minas, enfeitada de rezas, procissões, novenas e pecados. Cidade com sabor de laranja-serra-d’água, onde minha solidão já pressentida era tomada pelo vigário, professora, padrinho, beata, como exemplo de perfeição.

        [...]

Bartolomeu Campos Queiroz. In: Fanny Abramovich (Org.). O mito da infância feliz. São Paulo: Summus, 1983. p. 27.

Texto 2

        Carolina Maria de Jesus

        Carolina Maria de Jesus morava em uma favela e escreveu um livro de muito sucesso na década de 1960, Quarto de despejo.

       Carolina Maria de Jesus foi uma figura ímpar. Viveu sozinha, com três filhos – um de cada pai – em uma favela na cidade de São Paulo, desde 1947. Descendente de africanos, nasceu em 1914, em Sacramento, um vilarejo rural no Estado de Minas Gerais, e foi à escola apenas até o segundo ano primário. Trabalhou na roça com a mãe, desde muito cedo. Depois, ambas foram empregadas domésticas. Já em São Paulo, na favela do Canindé, como catadora de papel e mãe de três filhos, escrevia folhas e folhas de histórias reais e imaginadas. Um dia, um jovem jornalista teve acesso a estes escritos e conseguiu ajudá-la a publicar seu Quarto de despejo, em 1960. O sucesso foi imediato. Vendeu o equivalente, naquele ano, a Jorge Amado. Seu livro foi publicado em 13 línguas, em mais de 40 países.

        [...]

José Carlos Sebe Bom Meihy e Robert M. Lvine. Cinderela negra: A saga de Carolina Maria de Jesus. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994. p. 17.

Fonte: Língua Portuguesa – Caminhar e transformar – Aos finais do ensino fundamental – 1ª edição – São Paulo – FTD, 2013. p. 44-46.

Entendendo a autobiografia:

01 – Em qual dos textos:

a)   Autor e biografado são as mesmas pessoas?

Texto 1.

b)   O autor é diferente do biografado?

Texto 2.

02 Assinale com A as palavras que indicam que o autor é o biografado e com B as que indicam que o autor não é o biografado.

(B) Trabalhou.

(A) Meu.

(A) Nasci.

(B) Seu.

(B) Nasceu.

(A) Herdei.

03 – Releia o texto 1 e responda.

a)   De que período da vida o autor relata fatos?

Da infância.

b)   Como foi para ele esse período de sua vida? Selecione um trecho que comprove sua resposta.

Foi um tempo de infelicidade: “[...] o que herdei foi a capacidade de associar amor ao sofrimento...” / “[...] minha solidão já pressentida [...]”.

04 – Releia o texto 2 e numere as informações na ordem em que aparecem.

(6) Publicou o livro Quarto de despejo.

(2) Carolina de Jesus estudou até o segundo ano.

(4) Morava na favela do Canindé, catava papel e escrevia suas histórias.

(1) Nasceu em Sacramento, Minas Gerais, em 1914.

(5) Um jovem jornalista teve acesso aos seus escritos.

(3) Trabalhou na roça e foi empregada doméstica.

 

ARTIGO DE OPINIÃO: QUAL É A MINHA? CARLOS HEITOR CONY - COM GABARITO

 Artigo de opinião: Qual é a minha?

                           Carlos Heitor Cony

        Governistas, situacionistas e fernandistas de todos os tamanhos, feitios e intenções reclamam da mídia, que não respeita a sacralidade do poder, insistindo em denunciar escândalos, esqueleto nos armários e contas ilegais no exterior.

        A caterva a favor coloca a seguinte opção: ou o sujeito engrossa ou é carlista ou canalha. Elementar, caro leitor.

        Criticam sobretudo a parte da mídia escrita que denuncia a nudez do rei e de seus áulicos, considerando-a viciada, subdesenvolvida, pedestre.

        Bolas, a imprensa inglesa, com tradição bem maior do que a nossa, cometendo frequentes enganos e grosserias, nunca poupou a família real, considerando-a um bem público sustentado pela nação e, como tal, sujeita à investigação, a denúncias e, eventualmente, a uma ou outra injustiça.

        A imprensa americana não abafou o escândalo de Watergate, que provocou o impedimento de Nixon, nem a pornochanchada do caso Monica Lewinsky, que colocou o presidente Clinton numa situação pública e doméstica bastante incômoda.

        Suponhamos – veja bem, estou apenas supondo – que algum figurão do poder tenha um caso extraconjugal, alguma coisa como um filho fora do tálamo conjugal. Tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos a mídia não se consideraria impedida de noticiar e comentar o fato.

        Ora, dirão, são mídias de países bárbaros, selvagens, sem tradição democrática e civilizada. Tudo bem. Honra, louvor e glória à nossa mídia – com óbvia exceção dos abutres, das hienas, dos carlistas e canalhas que a maculam, negando ao poder o baba-ovo tradicional.

        Leitor de Goiânia pergunta-me por que reclamo tanto do governo. Qual é a minha? Se eu soubesse qual era a minha, não estaria aqui reclamando por aqueles que não têm voz para reclamar.

CONY, Carlos Heitor. In: Folha de São Paulo. 15 abr. 2001, p. A2. Opinião.

Fonte: Livro – Língua Portuguesa – Heloísa Harue Takazaki – ensino médio – Coleção Vitória-Régia – Volume único – 1ª edição Curitiba - IBEP. 2004, p. 104-5.

Entendendo o artigo de opinião:

01 – Antes de começar a análise mais minuciosa do texto, é preciso garantir que você tenha compreendido qual é a tese e que argumentos o articulista utiliza para defende-la. Responda a essas questões com o professor e colegas.

      A tese defendida é a de que denunciar, reclamar, investigar faz parte das funções da imprensa. Para defender essa ideia, o articulista apresenta as relações, em países considerados desenvolvidos, entre o governo, o público e a imprensa. Nessa apresentação, o articulista demonstra que a imprensa tem total liberdade par divulgar aquilo que considera de interesse público, incluindo aí críticas ao governo e denúncias que envolvem governantes.

02 – No terceiro parágrafo, há uma referência a um conto infantil: A roupa maravilhosa do rei, de Andersen. Você conhece esse conto? Qual é a relevância dessa referência para o assunto do texto? Converse com o professor e colegas sobre isso.

      O conto traz a história de um rei, enganado por alguns tecelões que dizem estar confeccionando uma roupa maravilhosa para o monarca, mas que só pode ser visto por pessoas inteligentes. A roupa não existe, mas, com medo de não serem considerados inteligentes, ninguém, nem mesmo o rei, admite não estar vendo a roupa. Assim, pensando estar vestido, ele desfila par seu povo. Apenas uma criança se manifesta, gritando que o rei está nu. O autor usa o conto para dizer que é preciso denunciar a nudez do rei, ou seja, denunciar os erros dos governantes.

03 – Que outros conhecimentos, de cunho histórico, o articulista pressupõe que seu interlocutor tenha?

      Nos Estados Unidos, o caso Watergate, denúncia da imprensa envolvendo o ex-presidente Nixon; o caso extraconjugal do ex-presidente Bill Clinton, amplamente divulgado pela mídia. Na Inglaterra, as fofocas rotineiras, envolvendo a família real, que são divulgadas em jornais sensacionalistas.

04 – Observe que uma das estratégias usadas pelo articulista é a mescla de diferentes graus de formalismo em seu texto.

a)   Que marcas linguísticas são próprias da linguagem formal? E quais são próprias de um nível mais informal?

O vocabulário apurado com escolhas como caterva, áulicos, tálamo, maculam, são próprias da linguagem formal. Gírias (baba-ovo), palavras inventadas (carlistas, fernandistas) e expressões próprias da conversação (bolas, ora) constituem marcas de um nível mais informal de linguagem.

b)   Que efeito de sentido se produz com essa mescla?

O articulista passa ao leitor uma visão de si mesmo a partir do vocabulário apurado que utiliza: é uma pessoa que tem conhecimento, por isso sua opinião é importante. O uso da linguagem informal é um recurso persuasivo para estabelecer proximidade e intimidade com o público leitor. Em outras palavras, a linguagem formal legitima a opinião e a informal seduz o leitor a aceitar essa opinião.

05 – Observe que o autor escolhe palavras a dedo para se referir ao poder público.

a)   Que palavras são essas? Liste-as.

“Escândalos”, “sacralidade do poder”, “esqueletos nos armários”, “contas ilegais”, “caterva”.

b)   Essas palavras possuem conotação positiva ou negativa?

Negativa.

06 – O autor também usa palavras de conotação negativa para se referir à imprensa.

a)   Faça uma lista dessas palavras.

Essas palavras não representam o discurso do articulista e, sim, daqueles que acusam a imprensa.

b)   Se a finalidade do texto é defender a imprensa, por que o uso de palavras negativas?

Ironia.

c)   Que efeito se produz ao repetir o discurso de oponentes?

O autor se utiliza do sarcasmo para desmerecer, desconsiderar, refutar, excluir a legitimidade do discurso alheio.

07 – Releia o penúltimo parágrafo.

        “Ora, dirão, são mídias de países bárbaros, selvagens, sem tradição democrática e civilizada. Tudo bem. [...]”. Observe que esse trecho, apesar de assemelhar-se a uma previsão de argumento contrário, constitui-se também em uma ironia. Por quê?

      Porque as ideias de senso comum sobre a política, a cultura e a sociedade desses países não condiz com o que foi afirmado. Além disso, uma previsão de contra-argumento também pressupõe uma refutação, o que não ocorre, já que o articulista limita-se à expressão “tudo bem”.

08 – Que argumento pode ser deduzido na conclusão do artigo? Qual é o apelo emocional aí presente?

      Os jornalistas exercem uma função social. Para persuadir o leitor, o articulista se autoproclama porta-voz do povo, defensor daqueles que “não têm voz para reclamar”. Tal afirmação constitui um apelo emocional muito forte, mas sem consistência argumentativa: parte-se do pressuposto que a imprensa é confiável e que os fatos possuem uma única versão.

 

ARTIGO CIENTÍFICO: CÉREBRO "CONGELADO" - DÉBORA MISMETTI - COM GABARITO

 Artigo Científico: Cérebro “Congelado”

        Pesquisa monitorou voluntários bebendo água gelada

        Um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, EUA, realizou um estudo para investigar por que bebidas geladas causam dor de cabeça. O interesse dos cientistas se deve a uma possível relação com uma dor muito mais séria: a enxaqueca.

1.   A pesquisa

        Treze pessoas tomaram água gelada com um canudo, levando o líquido diretamente ao céu da boca. Quando sentiam dor de cabeça, levantavam a mão e, quando a dor parava, também.

2.   Monitoramento

        Os cientistas acompanharam a circulação de sangue na cabeça dos voluntários por meio de um exame parecido com um ultrassom no crânio.

3.   De onde vem a dor

        A água gelada causava um aumento no fluxo de sangue no cérebro por meio da artéria cerebral anterior, que passa na região dos olhos, bem no meio do cérebro. Esse fluxo maior aumentava a largura da artéria e causava a dor.

4.   Por que isso acontece

        O processo parece ser uma autodefesa do cérebro contra o frio: o fluxo maior de sangue mantém o cérebro quente. Quando a temperatura aumenta de novo, a artéria se contrai e a dor passa.

 Débora Mismetti. Estudo mostra por que bebidas geladas causam dor de cabeça. Folha de S. Paulo, 24 abr. 2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1080593-estudo-mostra-por-que-bebidas-geladas-causam-dor-de-cabeça.shtml. Acesso em: 15 dez. 2017.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 118-121.

Entendendo o artigo científico:

01 – Você já ouviu a expressão céu da boca?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É a terminologia popular para abóbada palatina.

02 – Qual é o título do texto? E o subtítulo?

      Título: Cérebro “congelado”; Subtítulo: Pesquisa monitorou voluntários bebendo água gelada.

03 – Em que momento o leitor fica sabendo que o texto é o relato de uma pesquisa?

      Ao ler o subtítulo.

04 – Por que a palavra “congelado” aparece entre aspas no título do texto?

      O autor usa esse adjetivo para fazer uma alusão ao motivo da dor de cabeça, que, segundo o estudo, ocorre por causa da ingestão de bebidas geladas.

05 – Quem é a autora do artigo sobre o estudo feito por pesquisadores?

      Débora Mismetti.

06 – O que o artigo informa?

      Informa que a ingestão de bebida gelada pode causar dor de cabeça.

07 – Para quem o artigo foi escrito: para especialistas ou para o público em geral?

      Para o público em geral, não especializado.

08 – Para que servem as ilustrações?

      Para ajudar o leitor a entender o que está sendo exposto.

09 – Embora a linguagem usada seja simples, é comum a presença de termos científicos. Copie do texto palavras ou expressões próprias da linguagem científica.

      Ultrassom, crânio, artéria cerebral.