domingo, 17 de dezembro de 2017

HISTÓRIA PARA SÉRIES INICIAIS: A VIOLETA E O BEIJA-FLOR - COM GABARITO

 HISTÓRIA: A Violeta e o Beija-flor


 Todos os dias, o beija-flor sai à procura de sua flor predileta, a violeta. Com suas asas cintilantes, o beija-flor movimenta-se emocionado para beijar a sua amada.
  A violeta, de pétalas tenras, aguarda emocionada a chegada de seu amado. Guarda para ele o mais sublime perfume e o mais saboroso néctar.
   Aquela paixão já durava semanas, desde o desabrochar da primeira pétala, desde o exalar do perfume adocicado.
        Um belo dia, o beija-flor se depara com sua amada toda amarrotada, sua pétalas já não têm o mesmo vigor.
        Pobre beija-flor voa desesperado como querendo acorda a sua bela violeta.
        A primavera chega ao fim e o beija-flor e a violeta também. Os outros pássaros e as outras flores observam angustiados, o fim daquele romance de primavera.
        --- É sempre assim! – diz a margarida toda chorosa – este romance é impossível, como poderá o beija-flor ter filhos violetas, e a violeta ter filhos beija-flores.
                                             (Texto tirado da internet, autor desconhecido)
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      A violeta e o beija-flor.

02 – Quais são os personagens principais do texto?
      É o beija-flor e a violeta.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      Possui 07 parágrafos.

04 – Qual é a flor predileta do beija-flor?
      Sua flor predileta é a violeta.

05 – O que a violeta dá de presente para o beija-flor?
      Ela guarda para ele o mais sublime perfume, o mais saboroso néctar.

06 – Quanto tempo durou a paixão entre o beija-flor e a violeta?
      A paixão deles durou semanas, desde o desabrochar da primeira pétala até as pétalas já não terem o mesmo vigor, até o final da primavera.

07 – Como ficou o beija-flor ao ver sua amada toda amarrotada?
      Ele ficou desesperado, querendo acordar a sua bela amada.

08 – O que a margarida acha desse romance?
      Ela acha que é um romance impossível, pois eles não poderão ter filhos.

09 – Qual é sua opinião sobre esse romance? Explique sua resposta, lembrando que não pode ser igual à da margarida.
      Resposta pessoal do aluno.


HISTÓRIA: A BRUXA QUE MORAVA NO BREJO - PARA SÉRIES INICIAIS - COM GABARITO

 HISTÓRIA: A Bruxa que morava no brejo


        Broaquinha era uma bruxinha que morava lá no brejo. Ela fez sua casinha bem por cima do brejo, que flutuava como um barco em um rio.
        Breno, que era muito curioso, esperou o dia que a Broaquinha saía para seus passeios noturnos, para entrar em sua casa.
        Que horror! Tudo era tão escuro, a casa balançava como se estivesse em um barco. Não dava para ver nada. Breno ouviu um ruído estranho, quando de repente colocou a mão em uma coisa fria e úmida. E uma rã com voz feia que gemia enquanto falava:
        --- O que quer aqui? Não deveria ter vindo. Agora será...
        Breno nem esperou ver o que a voz iria acabar de falar e saiu correndo. Correu tanto, que nem se lembra de como chegou a casa. Mas uma coisa ele aprendeu: nunca mais irá entrar em um lugar onde não foi chamado.

                                                                                  (Texto tirado da internet)
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      A Bruxa que morava no brejo.

02 – Quais são os personagens do texto?
      São a Bruxa Broaquinha e Breno.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      Possui 05 parágrafos.

04 – Quem é a Broaquinha?
      Broaquinha era uma bruxinha que morava no brejo.

05 – Como é a casa da bruxinha?
      Sua casinha era em cima do brejo, que flutuava como um barco em um rio.

06 – Quem é Breno? O que ele fez?
      Breno era muito curioso, esperou a Broaquinha sair, para entrar em sua casa.

07 – Como era a parte interna da casa da bruxinha?
      A casa era escura, balançava e tinha uma rã falante.

08 – O que Breno aprendeu?
      Ele aprendeu a nunca mais entrar onde não foi chamado.

09 – Qual é a sua opinião sobre a atitude do Breno?
      Resposta pessoal do aluno.


sábado, 16 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): REALCE - GILBERTO GIL - COM GABARITO

Música(Atividades): Realce
                                     Gilberto Gil
Não se incomode
O que a gente pode, pode
O que a gente não pode explodirá
A força é bruta
E a fonte da força é neutra
E de repente a gente poderá

Realce, realce
Quanto mais purpurina melhor
Realce, realce
Com a cor-do-veludo, com amor
Com tudo de real teor de beleza
Realce, realce, realce, realce
Realce, realce, realce, realce

Não se impaciente
O que a gente sente, sente
Ainda que não se tente afetará
O afeto é fogo
E o modo do fogo é quente
E de repente a gente queimará

Realce, realce
Quanto mais parafina melhor
Realce, realce
Com a cor-do-veludo, com amor
Com tudo de real teor de beleza
Realce, realce, realce, realce
Realce, realce, realce, realce

Não desespere
Quando a vida fere, fere
E nenhum mágico interferirá
Se a vida fere
Com a sensação do brilho
De repente a gente brilhará

Realce, realce
Quanto mais serpentina melhor
Realce, realce
Com a cor-do-veludo, com amor
Com tudo de real teor de beleza
Realce, realce, realce, realce.

Entendendo a canção:

01 – Qual a temática apresentada nesta canção?
      Refletir que diante de uma dificuldade devemos transformá-la em oportunidade, ou seja, a impotência que se torna potência.

02 – Quando você leu o título da canção, construiu hipóteses sobre o conteúdo. Suas suposições se confirmaram após ouvi-la? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – É possível perceber quando essa letra de canção foi escrita? O que estava acontecendo na história do Brasil neste ano?
      Foi no ano de 1979. Tomava posse João Baptista Figueiredo, o último presidente da ditadura militar, uma de suas frases marcantes “Eu prendo e arrebento”, um recado a quem era contra a anistia,
      Em 28/08/1979, foi assinada a Lei da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita para todos aqueles que cometerem crimes políticos. Exilados começaram a voltar para o Brasil.

04 – Você conhece outras músicas escritas por Gilberto Gil? Quais?
      Resposta pessoal do aluno.
      Sugestão: Não chore mais, Metáfora, Vamos fugir, Refazenda, Aquarela do Brasil, Aquele abraço, Domingo no parque.

05 – Nos versos:
      “Quanto mais purpurina melhor!
       Quanto mais parafina melhor!
       Quanto mais serpentina melhor!”

São exemplos de linguagem em que sentido: denotativo ou conotativo? Por quê?
      Conotativo. Porque pelo contexto e no sentido figurado, nos convidando para ser feliz, brilhar.

06 – Em sua opinião, o que significa “Realce, realce, realce, realce,” no contexto dessa canção?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Em que tempo verbal encontra-se os verbos: explodirá, afetará, queimará. interfirará e poderá?
      Estão no futuro do presente.


SIMULADO DE BIOLOGIA - COM GABARITO

SIMULADO DE BIOLOGIA 

01 – A ________ é uma válvula que fecha a comunicação com a faringe e impede que o alimento entre na traqueia e vá para o ________.
       a)   Epiglote/pulmão.
       b)   Estômago/pulmão.
       c)   Epiglote/estômago.
       d)   Glote/pâncreas.
       e)   Glote/estômago.

02 – As três partes básicas da célula são:
a)   Núcleo, ribossomos e citoplasma.
b)   Citoplasma, membrana plasmática e núcleo.
c)   Membrana plasmática, núcleo e mitocôndrias.
d)   Núcleo, lisossomos e citoplasma.
e)   Membrana plasmática, núcleo e lisossomos.

03 – Assinale a alternativa correta:
a)   Todas as células humanas tem 46 cromossomos.
b)   Os cromossomos são encontrados no interior das mitocôndrias.
c)   Dentro dos cromossomos estão os genes, responsáveis pelas características hereditárias.
d)   Na formação de uma criança, o quanto ela recebera de seu pai e de sua mãe dependerá de quantos cromossomos cada um enviará.
e)   Os neurônios se reproduzem (multiplicam) durante toda a vida, cessando este processo na velhice.

04 – Assinale a alternativa incorreta:
a)   A troca gasosa ocorre no pulmão e recebe o nome de Hematose.
b)   Na inspiração entra O² no pulmão e na expiração liberamos CO².
c)   O diafragma é um músculo que ajuda no processo de respiração.
d)   A traqueia pertence ao sistema respiratório e digestório, sendo uma via comum.
e)   A digestão é um processo que tem início na boca.

05 – Assinale a alternativa correta referente à ordem de passagem do ar nas vias aéreas.
a)   Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.
b)   Fossas nasais, laringe, faringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.
c)   Fossas nasais, laringe, faringe, traqueia, bronquíolos, brônquios, alvéolos.
d)   Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, bronquíolos, brônquios, alvéolos.
e)   Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, alvéolos, bronquíolos e brônquios.

06 – São responsáveis pela defesa do organismo e pelo transporte de gases (O² e CO²), respectivamente:
a)   Glóbulos brancos e leucócitos.
b)   Glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.
c)   Glóbulos vermelhos e hemoglobina.
d)   Glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.
e)   Hemoglobina e leucócitos.

07 – São componentes do sangue:
a)   Glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, oxigênio e plaquetas.
b)   Glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, gás carbônico e plasma.
c)   Plasma, plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.
d)   Plasma, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e oxigênio.
e)   Oxigênio, gás carbônico, glóbulos vermelhos e plaquetas.

08 – Sobre a circulação pulmonar (pequena circulação), é correto afirmar:
a)   O sangue venoso sai do lado direito do coração, vai para o pulmão, é oxigenado e segue para o lado esquerdo do coração.
b)   O sangue venoso sai do lado esquerdo do coração, vai para o pulmão, é oxigenado e retorna para o lado direito do coração.
c)   O sangue arterial sai do lado direito do coração, vai para o pulmão, é oxigenado e segue para o lado esquerdo do coração.
d)   O sague arterial sai do lado esquerdo do coração, vai para o pulmão, é oxigenado e retorna para o lado direito do coração.
e)   Nenhuma das anteriores.

09 – O caminho do sangue pelo corpo ocorre da seguinte forma:
a)   Coração, pulmão, corpo, coração.
b)   Coração, pulmão, coração, corpo.
c)   Coração, corpo, pulmão, coração.
d)   Coração, corpo, pulmão, corpo.
e)   Coração, corpo, coração, pulmão.

10 – Na presença de um colega ferido (sangue O), com grande sangramento, e outro colega sangue B, você deverá solicitar para os 2 as seguintes bolsas de sangue:
a)   AB, AB.
b)   AB, B ou O.
c)   O, A ou O.
d)   O, B ou O.
e)   Tanto faz, pois estão sangrando muito e devem receber qualquer tipo de sangue para não morrer.

11 – Assinale a alternativa incorreta:
a)   Sístole é a contração e diástole a dilatação do coração.
b)   A parte superior do coração é denominada átrio e a inferior ventrículo.
c)   Apesar de ser denominada veia, a veia pulmonar recebe sangue arterial.
d)   A anemia é uma diminuição das hemácias.
e)   Os leucócitos são responsáveis pela coagulação do sangue.

12 – Produzem a bílis e a insulina, respectivamente:
a)   Intestino e pâncreas.
b)   Pâncreas e fígado.
c)   Fígado e intestino.
d)   Fígado e pâncreas.
e)   Intestino e fígado.

13 – Assinale a alternativa correta para as mudanças de nome do alimento no tubo digestivo:
a)   Bolo alimentar, quilo e quimo.
b)   Quimo, quilo, bolo alimentar e bolo fecal.
c)   Bolo alimentar, quimo e quilo.
d)   Quilo, quimo e bolo fecal.
e)   Bolo alimentar, quimo e bolo fecal.

14 – São exemplos de alimentos de construção, energéticos e regulares, na seguinte ordem:
a)   Carne, batata e sal.
b)   Batata, cenoura e sal.
c)   Cenoura, carne e sal.
d)   Carne, sal e macarrão.
e)   Macarrão, batata e cenoura.

15 – Órgãos que participam do mecanismo de excreção:
a)   Rins, intestino delgado, intestino grosso e coração.
b)   Rins, intestino grosso, pele e pulmão.
c)   Intestino grosso, intestino delgado, coração e fígado.
d)   Fígado, rins, coração e intestinos.
e)   Rins, pele, pulmão e coração.

16 – Rádio, fíbula, zigomático e parietal são respectivamente ossos:
a)   Da face, dos membros superiores, do crânio e dos membros inferiores.
b)   Dos membros superiores, dos inferiores, da face e do crânio.
c)   Dos membros inferiores, dos superiores, da face e do crânio.
d)   Dos membros inferiores, dos superiores, do crânio e da face.
e)   Dos membros superiores, dos inferiores, do crânio e da face.

17 – Assinale a alternativa correta:
a)   A fecundação ocorre no útero.
b)   A menstruação e a urina saem pela mesma via.
c)   A vagina é o local onde ocorre a penetração, durante o ato sexual, por onde sai a menstruação e por onde nascem os bebes.
d)   A urina e o espermatozoide utilizam a mesma via para saída, na mulher o mesmo ocorre, mas com os óvulos.
e)   Os óvulos são produzidos no decorrer da vida, até que na menopausa o corpo para de produzi-los.

18 – A respeito da célula, pode-se afirmar que:
I – É a unidade que forma o coro dos seres vivos, exceto do vírus.
II – É a unidade morfológica da maioria dos seres vivos.
III – É a unidade fisiológica da maioria dos seres vivos.
IV – A maioria delas é microscópia.
a)   Apenas I, II e III.
b)   Apenas I e IV.
c)   Apenas II e III.
d)   I, II, III e IV.
e)   Nenhuma está correta.

19 – Quais são as funções do complexo de Golgi?
a)   Síntese de proteínas.
b)   Respiração celular.
c)   Secreção e armazenamento celular. Forma a membrana de alguns lisossomos.
d)   Realizam a digestão celular.
e)   Funcionar como uma “capa protetora” para as células.

20 – Quais os órgãos que se alojam no espaço existente entre os pulmões?
a)   Coração, pâncreas e fígado.
b)   Pâncreas, esôfago, vasos sanguíneos.
c)   Fígado, vesícula biliar, coração.
d)   Coração, esôfago, vasos sanguíneos.
e)   Fígado, baço e esôfago.