sábado, 28 de maio de 2022

TEXTO EXPOSITIVO: RESPEITANDO O PISO TÁTIL - COM GABARITO

 Texto expositivo: Respeitando o piso tátil

       A norma técnica NBR 9050/2004 caracteriza o piso tátil pela diferenciação de textura em relação ao piso do lugar. Ele é instalado para servir de alerta ou de linha-guia perceptível por pessoas com deficiência visual.

        Assim, há dois tipos de piso tátil: o de alerta (com bolinhas salientes) e o direcional (com faixas lineares em relevo). O piso tátil deve ter, ainda, cor contrastante em relação às áreas próximas para permitir a orientação de pessoas que enxergam não utilizem esse recurso.

        O piso tátil de alerta deve ser instalado em rebaixamento de guias, no início e término de escadas e rampas, próximo a portas e sempre que houver algum obstáculo suspenso ou outros desníveis que possam provocar acidentes a uma pessoa que não os enxergue.

        O piso tátil direcional orienta a locomoção de pessoas com deficiência visual que sentem as faixas com os pés ou com bengala longa. Portanto, quando há esse tipo de piso, é provável que pessoas com deficiência visual transitem por lá.

        Então, se você estiver em uma calçada que tenha piso tátil, evite andar por ele. Dessa maneira, você colabora com a mobilidade das pessoas com deficiência visual e evita que elas esbarrem sem querer em você, poupando-as de situações constrangedoras e atrasos, que percam bengalas, por quebrá-las ou empená-las no choque, e que sofram acidentes mais graves, como colidir com um poste ou cair na rua ou na via de um trem ao tentar desviar de você.

        Se você não precisa, deixe o piso tátil livre. Não é simples?

                                   Piso tátil direcional e piso tátil de alerta. São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.fernandazago.com.br/2012/01/acessibilidade-em-gestos-simples.html. Acesso em: 7 nov. 2017. Texto adaptado.

         Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 190-2.

Entendendo o texto:

01 – Você já viu um piso tátil? Onde?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, em estações de trem e metrô, em shopping ou nas vias públicas de grande circulação.

02 – O que você faria se visse alguém desrespeitando o piso tátil?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – As explicações do texto vão alterar alguma coisa na sua atitude em relação às pessoas com dificuldades de visão? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que está sendo descrito no texto?

      O piso tátil.

05 – Quais são os dois tipos de piso tátil apresentados?

      Piso tátil direcional e o piso tátil de alerta.

06 – Que pessoas são beneficiadas por esses pisos?

      As pessoas com deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão).

07 – Qual são as características e funções dos pisos tátil?

      Piso tátil de alerta: deve ser instalado em rebaixamento de guias, no início e término de escadas e rampas, próximo a portas e sempre que houver algum obstáculo suspenso ou outros desníveis que possam provocar acidentes a uma pessoa que não os enxergue.

      Piso tátil direcional: orienta a locomoção de pessoas com deficiência visual que sentem as faixas com os pés ou com bengala longa. Portanto, quando há esse tipo de piso, é provável que pessoas com deficiência visual transitem por lá.

08 – Pela informação dada no texto, o piso tátil lhe parece uma medida necessária?

      Sim, pois ele ajuda as pessoas com deficiência visual a se orientar e a se locomover com mais segurança e autonomia.

09 – Que orientação é dada na conclusão do texto?

      “Se você não precisa, deixe o piso tátil livre.”

10 – Você sabe o que significam as placas táteis abaixo? Onde elas costumam ser encontradas?


     

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfuCFUYWBGiGp5L12sZxWqXNVpmEegh_4ZwT5NSIRZDfXjmFy6QYm5CKVjn55GKIxh4Ew7Xqw4LuoacKCe3Yk6ipVzjlqc3hLkFXdq3wJ1C2rgGUoiZbEVGcaPATKK8PaJPLfNwEymmN8okOK-QJYvKfmWXlcRfcldD4STxvF2rOKhSx5YR6MDP-i5/s1600/TATIL.jpg 
São a identificação em braile dos andares de um edifício encontrada em
elevadores. As placas em braile próximas aos botões auxiliam os deficientes visuais em sua locomoção.

 

RESENHA: FILME CUERDAS - COM GABARITO

 Resenha: Filme Cuerdas

 Imagem: Cena do filme Cuerdas, 2014

Autores: Pedro Solís García (direção)

Técnica: Animação

        Consagrado com o Prêmio Goya de 2014, o curta-metragem de animação Cuerdas (“Cordas”) narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial, e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A menina, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste dele e faz de tudo que ele se divirta e consiga brincar. Ao final, uma surpresa especial, que lembra a todos a importância do educar e da relação estabelecida entre ensino e aprendizagem. O filme é baseado na vida do diretor Pedro Solís, que é pai de um outro Nicolás, o qual também sofre de paralisia cerebral, e de Alejandra, que, assim como Maria, faz de tudo para o irmão se sentir pleno em sua infância.

        Eu sou cidadão?

        O conceito de cidadania é profundo e vai além de ter um documento, não jogar lixo no chão ou poder votar; ser cidadão também é respeitar as pessoas, ser solidário, zelar pelo planeta, ter o direito a receber educação, saúde, alimentação e moradia, entre outras coisas. Enfim, ser cidadão é fazer valer os nossos direitos e agir de acordo com os nossos deveres.

        É função da escola contribuir intencionalmente para que os alunos exerçam a cidadania de maneira plena.  

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 178-8.

Entendendo a resenha:

01 – Que lugar é esse?

      Provavelmente uma sala de aula.

02 – O que as crianças estão fazendo?

      Conversando com o professor(a).

03 – Como elas parecem se sentir?

      Pela fisionomia das crianças, estão felizes.

04 – Qual é o sentimento que Maria tem em relação ao Nicolás?

      O sentimento de amor e cidadania, vendo algumas das impossibilidades do amigo, faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar.

05 – Quais são as personagens principais do filme “Cuerdas”?

      As personagens são Maria e Nicolás.

06 – Você já ajudou alguém? Quem?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Costuma participar da resolução de problemas?

      Resposta pessoal do aluno.

08 – O que significa ser cidadão?

      Ser cidadão é respeitar as pessoas, zelar pelo planeta, ter direito a educação, alimentação, saúde, moradia, etc.

09 – Qual é a função das escolas?

      A função das escolas é contribuir intencionalmente para que os alunos exerçam a cidadania de maneira plena.

POEMA: PIPA - JOSÉ DE NICOLA - COM GABARITO

 Poema: Pipa

              José De Nicola


Presa por um fio,

Agita-se a pipa no ar:

Dá pinote,

Sacode o rabo,

Pula cercas invisíveis.

 

Por um instante para,

Imóvel no espaço

Como águia

Em busca da caça.

 

Cá embaixo,

O menino-âncora

Sorri de felicidade

Sem entender

Que a pipa

Se alimenta

De liberdade.

José De Nicola. Alfabetário. São Paulo: Moderna, 2002.

         Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 158.

Entendendo o poema:

01 – Segundo o poema, o que a pipa faz no ar?

      Agita-se, dá pinote, sacode o rabo, pula cercas invisíveis, fica imóveis.

02 – O que o poeta quis dizer com “a pipa se alimenta de liberdade”?

      Ele quis dizer que a pipa por estar pairando no ar, se encontra em liberdade. Se estive em terra, estaria presa nas mãos dos meninos.

03 – O que indicam as palavras agita-se, sacode e pula?

(   ) Nomes.        (   ) Características.           (X) Ações.

04 – Sublinhe os verbos do poema. Se você fosse procurar esses verbos no dicionário, como eles estariam escritos?

      Agitar, dar, sacudir, pular, parar, sorrir, entender, alimentar.

 

 

sexta-feira, 27 de maio de 2022

NOTÍCIA: REI E RAINHA DO MAR CHEGA AO RECREIO - FRAGMENTO - UOL ESPORTE - COM GABARITO

 Notícia: Rei e Rainha do Mar chega ao Recreio – Fragmento

     A Pedra do Pontal é um dos pontos mais conhecidos e bonitos do Recreio dos Bandeirantes. Esta enorme rocha separa as praias do Recreio e da Macumba e é muito procurado pelos turistas onde é possível escalar e admirar as belezas da zona oeste carioca. Será lá que vai acontecer a próxima etapa do Rei e Rainha do Mar nos dias 8 e 9 de outubro. Pela primeira vez o circuito será disputado na região do Recreio e trará algumas novidades para os cerca de 4 mil atletas inscritos.

        A etapa da Pedra do Pontal marca a estreia das crianças no Rei e Rainha do Mar em provas no Rio de Janeiro com a versão kids da natação em águas abertas e do beach run (corrida na areia). Sucesso nas etapas de Ubatuba e Salvador, as provas de águas abertas terão três distâncias: 100m (8 e 9 anos), 200m (10 e 11 anos) e 400m (12 e 13 anos). No beach run os pequenos vão correr entre 100m e 800m nas areias da Praia do Recreio.

        [...].

UOL Esporte, 28 set. 2016. Disponível em:  https://swimchannel.blogosfera.uol.com.br/2016/09/28/rei-e-rainha-do-mar-chega-ao-recreio/. Acesso em: 14 nov. 2017.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 150-1.

Entendendo a notícia:

01 – Após ler a notícia, crie um subtítulo para a notícia.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual é o assunto da notícia?

      O circuito Rei e Rainha do Mar.

03 – Que novidade é anunciada na etapa da Pedra do Portal?

      A estreia de crianças na etapa realizada na região do Recreio dos Bandeirantes.

04 – Quais são as provas para os pequenos?

      Natação em águas abertas e corrida na areia.

05 – Quais são as palavras mais importantes desse trecho da notícia?

      Prova, etapa, crianças, natação, corrida na areia.

06 – Quem participa do evento noticiado?

      Quatro mil atletas inscritos.

07 – Que informações o subtítulo pode acrescentar ao título sobre o assunto da notícia?

      O subtítulo pode anunciar a estreia das crianças na etapa do Recreio.

 

TEXTO: MUSEU EMÍLIO GOELDI - GUIA DA SEMANA - COM GABARITO

 Texto: Museu Emílio Goeldi

  Museu Paraense Emílio Goeldi conserva um importante patrimônio histórico e científico da Amazônia, contribuindo para a formação cultural e identidade da região. Através de uma exposição diversificada da vegetação, composta desde gigantescas árvores frondosas até ervas diversas, forma um sub-bosque. [...]

        As exposições trazem materiais relacionados à Amazônia, fotos, documentos e objetos.

        [...] Não é preciso agendar visitas... [...].

       Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/belem/arte/estabelecimento/museu-emilio-goeldi. Acesso em: 16 nov. 2017.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 138.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, o que o visitante pode ver no Museu Emílio Goeldi?

      Pode ver um sub-bosque com exposição diversificada da vegetação da Amazônia, e exposição de fotos, documentos e objetos da região. Composta desde gigantescas árvores frondosas até ervas diversas.

02 – Sublinhe no texto as palavras que têm a letra g.

      Goeldi, vegetação, região, gigantescas, agendar.

03 – Em quais palavras a letra g tem o som de j?

      Nas palavras região, vegetação, no primeiro g de gigantescas e em agendar.

04 – Em quais palavras a letra g não tem o som j?

      Nas palavras Goeldi e gigantescas (segundo g).

05 – Que palavra tem a letra j?​

      Objetos.

TIRINHA: MAGALI APETITE - MAURICIO DE SOUSA - COM GABARITO

 Tirinha: Magali apetite

 

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifuO8XfMa_usbJEjnbltvpMHGojId1EkWmcP5772daf7EUOgPufjTxTReaWQIOgHzpdGfFAbXLs4AoMo4-aX62wrqFGB_R6cf6gW622T5yAr81QT7NhTYZJXJbHdVajctdZ7JcJqGRBko8An4DOcD1p21Pf8xFDPMGsaQUR4rB00A0gL_6xB9b1GcX/w477-h194/magalii.jpg 

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 136.

Entendendo a tirinha:

01 – Quem inicia o diálogo?

      A mãe de Magali.

02 – A quem ela se dirige?

      Ela se dirige ao médico.

03 – A quem o médico se dirige?

      O médico se dirige à mãe da Magali.

04 – O que ele fala?

      “Pede pra ela soltar o meu lanche!”.

05 – A palavra ela refere-se a quem?

      Ela refere-se a Magali, de quem se fala.

QUADRINHOS: DRIBLANDO A DOR - ROBERTO LENT - COM GABARITO

 Quadrinhos: Driblando a dor

 

 
Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAaWZfJHBNlDMFYL-6hFOpS8X0CIffTK9TOXHaTuCxoC-ABb-gUfEbXI4ZjoDDnEZH7QsdYLUI6x6YY3YSIkOM_AhuU-7Vsv0AF_XI4vaLhqhzws_Tao_8Euc9OKr4OrkxftuflNVrHlhWTX3IB5sxJA3rVSFKgEZ5sPUb1fdGSbByIXBtzqi53L7e/s1600/DRIBLANDO.jpg

Roberto Lent. Ilustrações de Flávio Dealmeida. Instituto Ciência Hoje.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 110-2.

Entendendo o quadrinhos:

01 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra driblar? Se necessário consultar o dicionário.

      Driblar é lograr os outros adversários com movimento do corpo.

02 – O que aconteceu durante o jogo?

      Ptix leva uma pancada de Jamanta.

03 – O que aconteceu com Ptix logo depois do jogo?

      Ptix começa a sentir dor no lugar onde levou a pancada.

04 – Que personagem explicou o que aconteceu com Ptix?

      A explicação foi dada pelo neurônio Giraldo Cerebelim, que disse que o Acumbente foi o responsável pelo que aconteceu.

05 – Em sua opinião, essa história em quadrinhos foi escrita só para divertir o leitor?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Além de divertir o leitor, a história procura explicar o funcionamento do cérebro.

06 – Observe os quadrinhos.

a)   Qual é a fala do narrador?

Logo depois do jogo...

b)   De quem são estas falas?

·        O que foi Ptix?

Zeca.

·        Agora que eu tô sentindo a pancada do Jamanta, Zeca!

Ptix.

c)   Qual personagem disse “Ai!”?

Ptix.

·        Por que esse balão é diferente dos outros?

Porque Ptix sentiu uma dor muito forte.

07 – Copie a onomatopeia deste quadrinho (2°) e escreva o som que ela imita.

      Pimba. Imita o som do chute que o Jamanta deu no Ptix.

·        Na sua opinião, a onomatopeia, nesse quadrinho, poderia ser excluída?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Mesmo sendo possível entender a situação sem o uso da onomatopeia, sua presença reforça o significado do desenho.

08 – Em qual quadrinho há letreiros?

      No último quadrinho.

·        Para que eles foram usados?

Para destacar as características ou a função das personagens: o neurônio do setor de chutes e de pulos e o neurônio torcedor (Acumbente), do setor das emoções. Há também o letreiro que indica o fim da história.

09 – Explique por que Ptix não sentiu dor durante o jogo. Isso já aconteceu com você? Conte como foi.

      Resposta pessoal do aluno.

     

IMAGEM: À TURMA DO ZÉ NEURIM - ROBERTO LENT - COM GABARITO

 Imagem: À turma do Zé Neurim

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTQ3yqivBp1XqHSBPe5Q1fbpuiML-dP-o5Fj-EkSrQ4YqDR49WdStNj2O-sh7pqMFYE8miwTipEFkXqXFVzyUnprMaePUrXhSCuZfNlenJdGccfaUvlWgpcFqGFcdr_wBQAqJGKtdxLRHDEMXpO3bc_-sv0GPpedhw2BqogHTcf2_C2J9BCvVJRXhl/w358-h264/turma.jpg

Informações sobre a imagem

Autor: Roberto Lent

Artista: Flávio Dealmeida

        As personagens da imagem pertencem à Turma do Zé Neurim, história em quadrinhos publicada na revista Ciência Hoje das Crianças. O ilustrador Flávio Dealmeida trabalhou com o neurocientista Roberto Lent da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Juntos, criaram uma turminha de neurônios que vivem na cabeça do menino Ptix e, por meio de histórias em quadrinhos, explicam neurociência a crianças e adolescentes.

        O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano. Apesar de ser muito leve – pesa menos de um quilo e meio –, precisamos dele para tudo: andar, comer, sorrir, pensar... E o mais legal é que, quanto mais o usamos, mais ele se define! Isso torna nossa capacidade de aprendizagem quase ilimitada. Assim, é importante exercitá-lo por meio de diferentes estratégias, a fim de que as células que o constituem realizem com perfeição seu trabalho: passar informações umas para as outras, permitindo a comunicação entre todas as partes do corpo.

·        Zé Neurim (neurônio da memória): Diferentes áreas do cérebro estão associadas à memória.

·        Acumbente dos Prazeres (neurônio das emoções): Localiza-se na parte interna do cérebro.

·        Olívio Gravador (neurônio da audição).

·        Ocipitaldo Luzes (neurônio da visão).

·        Giraldo Cerebelim (neurônio dos movimentos).

 

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 108-9.

Entendendo a imagem:

01 – O que você vê nesta imagem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Uma cabeça, onde mostra o cérebro e todas as funções.

02 – Quem são estas personagens?

      Zé Neurim, Acumbente dos Prazeres, Olívio Gravador, Ocipitaldo Luzes e Giraldo Cerebelim.

03 – Será que elas habitam nosso cérebro? E o que elas representam?

        Sim. Zé Neurim, é responsável pela memória e tem na cabeça um boné. Acumbente dos Prazeres é responsável pelas emoções e traz no peito um broche no qual está desenhado um coração. Olívio Gravador é responsável pela audição e usa fones de ouvido. Ocipitaldo Luzes é responsável pela visão e traz nas mãos um binóculo. Giraldo Cerebelim é responsável pelos movimentos, usa tênis e tem proteção nos pulsos, semelhante a um atleta ou a um profissional de Educação Física.

04 – Como você acha que o cérebro funciona?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O cérebro funciona interconectados uns aos outros, formando uma rede de comunicação por todo o sistema nervoso.

05 – O que você imagina que os neurônios fazem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Eles além de informações e estímulos de um neurônio para o outro ou de um neurônio para uma glândula ou uma fibra muscular, os neurônios ajudam a transmitir substâncias químicas pelo corpo.

06 – Você sabia que nosso cérebro necessita de exercícios?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, alguns pesquisadores defendem a necessidade de exercitamos o cérebro para manter sua eficiência.

TEXTO EXPOSITIVO: COMO NASCERAM AS ESTRELAS? FELIPE BOGAZ NOTARI - COM GABARITO

 Texto expositivo: Como nasceram as estrelas?

                           Felipe Bogaz Notari

  Você gostaria de saber como isso acontece? Antes de as estrelas nascerem, elas são uma grande nuvem de gás e poeira interestelar. Essa nuvem tem o nome de nebulosa e existe dentro das galáxias.

        O processo de formação das estrelas é lento e pode durar bilhões de anos. Primeiro, a nebulosa começa a se condensar formando um ponto cada vez maior. Depois, o interior da nebulosa vai se transformando em uma bola incandescente.

        Nesse momento, acaba de nascer uma estrela.



Fontes: www.observatorio.ufmg.br/pas06.htm www.if.ufrj.br/teaching/astrofis/evoluwcab.html  

Felipe Bogaz Notari, 9 anos.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 72-3.

Entendendo o texto expositivo:

01 – Com que propósito um leitor vai ler esse texto?

      Com o objetivo de aprender como nascem as estrelas.

02 – O que você acha que o autor pretendia ao escrever esse texto?

      Transmitir uma informação tendo em vista que o formato por ele escolhido foi o texto expositivo.

03 – Na sua opinião, o autor atingiu o objetivo?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Qual é o tema do texto “Como nascem as estrelas”?

      O tema do texto é a formação das estrelas no Universo.

05 – Qual é a principal informação da introdução?

a)   O processo de formação das estrelas é lento.

b)   As estrelas são nebulosas antes de nascer.

c)   As nebulosas são formadas de gás e poeira interestelar.

06 – Em qual parágrafo do texto o tema é desenvolvido?

      No segundo parágrafo.

·        Circule nesse parágrafo as expressões que indicam uma sequência.

Primeiro e Depois.

07 – Qual das frases abaixo poderia substituir a conclusão do texto.

a)   A formação de uma estrela depende de vários fatores.

b)   Essa bola incandescente é a estrela que acaba de nascer.

c)   Tudo começa com a condensação de uma nebulosa.

TIRA: SURIÁ CONTRA O DONO DO CIRCO - COM GABARITO

 Tira: Suriá contra o dono do circo

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZmy63D2o5n1w5zS1cUq7pjMV6VGAaBR13UIzPYiAaFFNY4dhi9hbYHSFRL48OI4ewsLhyrKzOC5VrYsoM4muzlJVVrz9jO7wCwtuLvk0AjpbIdh_P1VkD60mAuUdVbxUE6vw0O4aiI6yR7H4viLy5sPmkDT6kCyM-WoZ2FbTMXo3jZIFVDg3XF936/s1600/circoo.jpg

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fndamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 67.

Entendendo a tira:

01 – Com quem Suriá conversa no primeiro quadrinho?

      Com o leite.

02 – Que expressão ela usa para chamar seu interlocutor?

      “Seu leite espertinho”.

03 – Por que a garota ficou brava no último quadrinho?

      Porque ela foi enganada pelo leite e ele transbordou.

04 – Nesse último quadrinho, como o leite poderia se dirigir a Suriá? Complete a frase:

        He! He! He! Peguei você, Suriá / garota, etc.

 

 

AUTOBIOGRAFIA: BARTOLOMEU C.QUEIROZ E CAROLINA M. DE JESUS - COM GABARITO

 Autobiografia: Bartolomeu C. Queiroz e Carolina M. de Jesus

Texto 1

     Bartolomeu C. Queiroz

        ... das saudade que não tenho

        Nasci com 57 anos. Meu pai me legou seus 34, vividos com duvidosos amores, desejos escondidos. Minha mãe me destinou ser 23, marcados com traições e perdas. Assim, somados, o que herdei foi a capacidade de associar amor ao sofrimento... Morava numa cidade pequena do interior de Minas, enfeitada de rezas, procissões, novenas e pecados. Cidade com sabor de laranja-serra-d’água, onde minha solidão já pressentida era tomada pelo vigário, professora, padrinho, beata, como exemplo de perfeição.

        [...]

Bartolomeu Campos Queiroz. In: Fanny Abramovich (Org.). O mito da infância feliz. São Paulo: Summus, 1983. p. 27.

Texto 2

        Carolina Maria de Jesus

        Carolina Maria de Jesus morava em uma favela e escreveu um livro de muito sucesso na década de 1960, Quarto de despejo.

       Carolina Maria de Jesus foi uma figura ímpar. Viveu sozinha, com três filhos – um de cada pai – em uma favela na cidade de São Paulo, desde 1947. Descendente de africanos, nasceu em 1914, em Sacramento, um vilarejo rural no Estado de Minas Gerais, e foi à escola apenas até o segundo ano primário. Trabalhou na roça com a mãe, desde muito cedo. Depois, ambas foram empregadas domésticas. Já em São Paulo, na favela do Canindé, como catadora de papel e mãe de três filhos, escrevia folhas e folhas de histórias reais e imaginadas. Um dia, um jovem jornalista teve acesso a estes escritos e conseguiu ajudá-la a publicar seu Quarto de despejo, em 1960. O sucesso foi imediato. Vendeu o equivalente, naquele ano, a Jorge Amado. Seu livro foi publicado em 13 línguas, em mais de 40 países.

        [...]

José Carlos Sebe Bom Meihy e Robert M. Lvine. Cinderela negra: A saga de Carolina Maria de Jesus. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994. p. 17.

Fonte: Língua Portuguesa – Caminhar e transformar – Aos finais do ensino fundamental – 1ª edição – São Paulo – FTD, 2013. p. 44-46.

Entendendo a autobiografia:

01 – Em qual dos textos:

a)   Autor e biografado são as mesmas pessoas?

Texto 1.

b)   O autor é diferente do biografado?

Texto 2.

02 Assinale com A as palavras que indicam que o autor é o biografado e com B as que indicam que o autor não é o biografado.

(B) Trabalhou.

(A) Meu.

(A) Nasci.

(B) Seu.

(B) Nasceu.

(A) Herdei.

03 – Releia o texto 1 e responda.

a)   De que período da vida o autor relata fatos?

Da infância.

b)   Como foi para ele esse período de sua vida? Selecione um trecho que comprove sua resposta.

Foi um tempo de infelicidade: “[...] o que herdei foi a capacidade de associar amor ao sofrimento...” / “[...] minha solidão já pressentida [...]”.

04 – Releia o texto 2 e numere as informações na ordem em que aparecem.

(6) Publicou o livro Quarto de despejo.

(2) Carolina de Jesus estudou até o segundo ano.

(4) Morava na favela do Canindé, catava papel e escrevia suas histórias.

(1) Nasceu em Sacramento, Minas Gerais, em 1914.

(5) Um jovem jornalista teve acesso aos seus escritos.

(3) Trabalhou na roça e foi empregada doméstica.