Política de Privacidade

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

TEXTO: PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS - SET BRASIL - COM GABARITO

 Texto: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

        O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 11 de janeiro de 1961, sob o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Inicialmente, recebeu o nome de Parque Nacional do Tocantins e possuía 625 mil hectares de área protegida. Que abrangia recursos hídricos, fauna e flora típicos do cerrado mais alto do Brasil, incluindo o Planalto Central (ponto culminante). Onze anos depois, em 11 de maio de 1972, teve sua área reduzida para 171.924 hectares, pois uma comissão do Ministério da Agricultura advertiu que, se essa diminuição não acontecesse, haveria prejuízo das atividades agropecuárias e minerais, o que dificultaria a vida da população rural e o desenvolvimento de um município bem próximo, o Alto Paraíso. Em 1981, o parque sofreu mais uma redução de sua área: desta vez, passou a ter 65 mil hectares, para que houvesse a passagem da rodovia GO-239 entre o Morro da Baleia e o Morro do Buracão. Foi reconhecido como sítio do Patrimônio Natural  da Humanidade pela Unesco, em 2001, quando teve sua área ampliada para 235.000 hectares. Essa ampliação, no entanto, foi suspensa por um decreto do Supremo Tribunal Federal de 2003, em razão de falhas no processo. Com isso, o parque continuou a ter a mesma área que possuía em 1981, ou seja, 65 mil hectares. Finalmente, em junho de 2017, a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi ampliada para 240 mil hectares.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgc569_YmMhJ__27c2MBH4QasfOlJO9i4lkg8sVPaslq-DYtfy4Hww9zl-7NqZcsChWKe8xPzl1xfwh4bW7H9Ru6WBHCC14j_9jyuqKPuhrclJIT3Ub-qSaR2zpOdLyp9sKXribM423xzR2IGwtyUrQm_IxU-2R_3a-OjdyVcNCytVpXml5hM1OVaaCR-g/s1600/VEADEIROS.jpg


Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 6º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 31.

Entendendo o texto:

01 – Em que ano o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado e qual era o seu nome e área inicial?

      O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 11 de janeiro de 1961, sob o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Inicialmente, ele recebeu o nome de Parque Nacional do Tocantins e possuía 625 mil hectares de área protegida.

02 – Qual foi o motivo da primeira redução da área do parque em 1972 e para qual tamanho ele foi reduzido?

      A primeira redução da área em 11 de maio de 1972 ocorreu porque uma comissão do Ministério da Agricultura advertiu que a área original prejudicaria as atividades agropecuárias e minerais, dificultando a vida da população rural e o desenvolvimento do município de Alto Paraíso. O parque foi reduzido para 171.924 hectares.

03 – Qual evento causou a redução da área do parque em 1981, e qual foi o seu tamanho final nesse ano?

      A redução da área em 1981 ocorreu para permitir a passagem da rodovia GO-239 entre o Morro da Baleia e o Morro do Buracão. Com essa redução, o parque passou a ter 65 mil hectares.

04 – Em que ano o parque foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e qual foi a área que ele deveria ter nesse período?

      O parque foi reconhecido como sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001. Nessa época, sua área foi ampliada para 235.000 hectares.

05 – Qual foi a última e definitiva alteração no tamanho da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e para quantos hectares ele foi ampliado?

      A última alteração na área do parque ocorreu em junho de 2017, quando foi ampliada para 240 mil hectares.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário