Política de Privacidade

sábado, 3 de outubro de 2020

POEMA: EXP - CHACAL - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Poema: EXP   

                                                                        Chacal

Mal vc abre os olhos
e uma voz qq vem lhe dizer
o q fazer o q comer
como vestir

Todos querem se meter
numa coisa que só
a vc compete:
viver a sua vida

Deletar, destruir, detonar
esses atravessadores

A vida é uma só
e a única verdade
é a sua experiência

Não terceirize sua vida


Viva viva viva
essa é a sua vida.

CHACAL. In: Adilson Miguel (Org.) Traçados diversos: uma antologia de poesia contemporânea. Vários autores. São Paulo: Scipione, 2008. P. 150 (Escrita Contemporânea).

Vocabulário

·        Atravessadores: intermediários em negócios; pessoas que lucram ao colocar-se entre quem produz e quem vende para o público final.

·        Terceirizar: Forma de organização em que uma empresa contrata outra para fazer uma parte de suas atividades.

Entendendo o poema:

01 – O que o eu lírico do poema “Exp” recusa? O que ele aconselha ao interlocutor?

      O eu lírico recusa as interferências das outras pessoas na vida dele e aconselha ao interlocutor que viva a própria vida e cuide dela sem aceitar o comando dos outros.

02 – Observe a escolha das palavras que compõem o poema.

a)   A quem se refere o pronome você (vc) nesse poema?

A todas as pessoas, inclusive o eu lírico; o pronome você foi usado para generalizar.

b)   Além de vc, quais outras palavras não estão escritas conforme as convenções da ortografia?

As palavras qq e q (três vezes).

c)   Por que o uso dessa linguagem ajuda a esclarecer a crítica feita no poema?

Essa linguagem, típica da internet, sugere de onde vêm as interferências rejeitadas: das redes sociais, por exemplo.

d)   Observe as estrofes que concentram essas palavras. O que ocorre ao longo do poema?

O uso dessas palavras concentra-se nas duas primeiras estrofes, sendo abandonado nas demais.

e)   Na sua opinião, o que explica a mudança no uso dessas palavras?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Analise o uso da palavra atravessador.

a)   Por que as pessoas que interferem na vida dos outros são chamados no poema de “atravessadores”?

Porque passam a intermediar a relação entre o indivíduo e os Noutros ao ditar formas de comportamento.

b)   Que outra palavra também está ligada ao campo de sentido da economia? O que ela significa no contexto?

Terceirizar, usada no mundo dos negócios para se referir à transferência de parte das atividades de uma empresa para outra. No caso, quem aceita as interferências atribui aos outros a responsabilidade por algumas de suas ações.

04 – Releia a última estrofe.

a)   Que sentidos podem ser atribuídos à palavra viva?

Viva, nesse contexto, pode ser o verbo viver conjugado no modo imperativo ou a interjeição que sugere alegria intensa (no contexto, pela recuperação da vida própria).

b)   O que a palavra sua reforça no encerramento do poema?

O pronome reforça a ideia de que a vida pertence ao interlocutor, que deve recuperar o domínio pleno sobre ela.

05 – Suponha que alguém tivesse compartilhado o poema “Exp” usando um perfil de rede social. Para que não houvesse contradição entre o poema e os demais conteúdos, que postagens não seriam esperadas por parte do mesmo perfil?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

23 comentários:

  1. Amei tudo isso. Muito obrigada. ajudou muito nos meus planos de aula.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito me ajudou pra caranba obrigada

    ResponderExcluir
  3. Pra mim faltou a b,5 e a 6,mas ajudou muitooo 🤝🏻

    ResponderExcluir
  4. Ta melhor que o brainly
    Tô amando kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada meu ajudou muito 🙏🏽

    ResponderExcluir