Política de Privacidade

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

TEXTO: DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL - ANA PAULA GOMES - COM QUESTÕES GABARITADAS


Texto: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
        Governo de Paraíso apoia campanha de combate ao trabalho infantil

Autor: Ana Paula Gomes
Fonte: Ascom do Governo de Paraíso do Tocantins.
  
        Em 12 de junho é comemorado o dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Para implementar as ações referentes ao tema, o Governo de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Paraíso (CREAS), desenvolve Campanha Municipal de Enfrentamento ao Trabalho de Infantil.
        No âmbito municipal, a equipe do CREAS vem mobilizando a população para a Campanha de Combate ao trabalho infantil, com o objetivo de sensibilizá-la para o fim desse tipo de trabalho. A ação visa garantir os Direitos das Crianças e Adolescentes, além de alertar sobre os riscos desta prática que viola esses direitos.
        Neste ano, a campanha do CREAS de Paraíso do Tocantins traz como tema “Vamos Combater o Trabalho Infantil. Trabalho é para Adulto. Crianças têm que Brincar e Estudar”. As ações estão sendo realizadas de forma preventiva em unidades escolares e durante a festa agropecuária da cidade, com a divulgação de material informativo.
        Em casos de exploração do trabalho infantil, qualquer pessoa pode ligar para o Disque 100 e denunciar.
                GOMES, Ana Paula. Governo de Paraíso apoia campanha de combate ao trabalho infantil. Prefeitura Municipal de Paraíso – TO. 11 jun. 2015.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 260.
Por dentro do texto:
01 – Releia o título de a notícia e as informações sobre autoria a seguir.
“Governo de Paraíso apoia campanha de combate ao trabalho infantil.
Autor: Ana Paula Gomes
Fonte: Ascom do Governo de Paraíso do Tocantins.”

a)   Qual fato é apresentado pelo título na notícia?
Apoio do Governo de Paraíso do Tocantins ao combate do trabalho infantil.

b)   Pesquise e transcreva o significado do verbo apoiar relacionado ao contexto.
“Dar apoio a”; “corroborar”; “respaldar”.

c)   Por que o título usa o verbo apoiar em vez de promover e realizar?
Porque é uma campanha nacional e envolve outras entidades.

d)   Quem é a autora do texto? Quem ela representa ao produzir a notícia?
Ana Paula Gomes, que representa a assessoria de comunicação do governo municipal.

02 – Identifique no texto as principais informações sobre o fato:
a)   Qual é o acontecimento noticiado? Quem está envolvido?
No dia de combate ao trabalho infantil, o Governo de Paraíso anuncia a implementação, pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do centro de Referência Especializado de Assistência Social de Paraíso (CREAS) de Paraíso do Tocantins, ações visando combater esse tipo de trabalho na região.

b)   Onde e quando esse fato ocorreu?
A campanha iniciou em 12 de junho de 2015, na cidade de Paraíso do Tocantins.

c)   Como e por que ocorre?
O governo, por meio de sua secretaria e do centro de referência, alerta sobre essa prática que viola direitos das crianças, por meio de campanha de conscientização.

03 – Qual é o objetivo apresentado para a realização da campanha? Quais ações foram realizadas?
      O objetivo da campanha é sensibilizar a população para fim desse tipo de trabalho. A ação visa garantir os Direitos das Crianças e Adolescentes, além de alertar sobre os riscos desta prática de violação a esses direitos. Como ações, são entregues em escolas e nas feiras agropecuárias, informativos às pessoas.

04 – Qual é a relação entre a notícia e o cartaz da campanha?
      O cartaz é uma das peças publicitárias da campanha, que trata da Erradicação de Trabalho Infantil.

05 – Analise os temas e o slogan do cartaz da campanha:
Tema – Vamos combater o trabalho infantil.
Subtema – O trabalho é para adulto
                   Criança tem que brincar e estudar.
Slogan – Brincar, estudar, viver...
                Trabalhar, só quando crescer...

a)   Que pessoa e tempo verbal são usados no tema da campanha? Que efeito de sentido é produzido com essa escolha?
É usada a primeira pessoa do plural. Esse uso indica a intenção de incluir o público-alvo na adesão à campanha. Pode dar o sentido, ainda, de corresponsabilidade no combate a esse problema.

b)   No subtema, que informação é veiculada? Que efeito de sentido isso provoca?
A informação de que o trabalho é atividade de adulto, enquanto a atividade de criança deve ser brincar e estudar. O uso de uma oração afirmativa e de outra com o uso da expressão “tem que” transmite a ideia de obrigatoriedade dessa divisão de papéis na sociedade.

c)   Qual recurso sonoro é usado no slogan? Que classe gramatical é enfatizada nesse slogan?
Esse slogan organiza-se em dois versos e rimas, com ênfase nas verbos que indicam quais ações devem ser cumpridas pela criança e qual deve ser realizado quando elas se tornarem adultas.

06 – Além dos slogans e imagens, que outras informações podem ser encontradas no cartaz? Qual é a importância dessas informações?
      As informações são que o cartaz visa promover a Campanha Nacional pela erradicação do trabalho infantil; com início em 12 de junho, por esse ser o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. São fornecidos também os telefones do conselho tutelar e do CREAS, além do Disque Denúncia. Essas informações são importantes, porque mostram que essa campanha ocorre em dimensão nacional.

07 – Analise todos os elementos visuais do cartaz e responda:
a)   Descreva os recursos visuais do cartaz.
O cartaz é muito colorido, apresentando as cores azul, vermelho, verde, amarelo e laranja. A imagem em primeiro plano é de várias mãos pintadas nessas cores, com carinhas, listas coloridas, ponto de exclamação e outras ilustrações, enfatizando o ato de brincar. Há um cata-vento com pontas coloridas também.

b)   Que relação os recursos visuais estabelecem com os verbais?
A imagem com as mãos coloridas enfatiza o ato de brincar da criança, como principal atividade para o seu desenvolvimento.

c)   Pesquise na internet o significado do cata-vento de cinco pontas coloridas (com a cores azul, vermelho, verde, amarelo e laranja).
O símbolo tem sentido lúdico de expressar a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. As cores representam os cinco continentes e o movimento, a necessidade de contínuas ações para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.




22 comentários:

  1. Respostas
    1. Pesquisa em outro lugar ué, ela já ajudou bastante respondendo todas as 7 perguntas

      Excluir
  2. Eu consigi responder tudo obgda 😉✌

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada essas respostas me ajudou muito ✌✌❤

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada vc me ajudou muito 👏👏

    ResponderExcluir
  5. e outra milha prof disse que ta tudo certo então 🙃

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. pesquisa por ARMAZÉM DE TEXTO ai n afrente vc coloca a 8 👌😎👍

      Excluir
  7. Muito obg, essa tarefa é pra amanhã, vc salvou minha vida obg🤩😅😘

    ResponderExcluir
  8. Muitíssimo obrigado pela resposta ♡

    ResponderExcluir