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quarta-feira, 3 de outubro de 2018

TEXTO: NUM ENCONTRO PELA LIBERDADE DE OPINIÃO -ALBERT EINSTEIN - COM GABARITO


Texto: Num encontro pela liberdade de opinião

        Vimos aqui hoje para defender a liberdade de opinião assegurada pela Constituição dos Estados Unidos e também em defesa da liberdade de ensino.
        Por isso mesmo, queremos chamar a atenção dos trabalhadores intelectuais para o grande perigo que ameaça essa liberdade.
        Como é possível uma coisa dessas? Por que o perigo é mais ameaçador que em anos passados? A centralização da produção acarretou uma concentração do capital produtivo nas mãos de um número relativamente pequeno de cidadãos do país. Esse pequeno grupo exerce um domínio esmagador sobre as instituições dedicadas à educação de nossa juventude, bem como sobre os grandes jornais dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, goza de enorme influência sobre o governo. Por si só, isso já é suficiente para constituir uma séria ameaça à liberdade intelectual da nação.
        Mas ainda há o fato de que esse processo de concentração econômica deu origem a um problema anteriormente desconhecido – o desemprego de parte dos que estão aptos a trabalhar.
        O governo federal está empenhado em resolver esse problema, mediante o controle sistemático dos processos econômicos – isto é, por uma limitação da chamada livre interação das forças econômicas fundamentais da oferta e da procura. Mas as circunstâncias são mais fortes que o homem.
        A minoria econômica dominante, até hoje autônoma e desobrigada de prestar contas a quem quer que seja, colocou-se em oposição a essa limitação de sua liberdade de agir, exigida para o bem de todo o povo. Para se defender, essa minoria está recorrendo a todos os métodos legais conhecidos a seu dispor. Não deve nos surpreender, pois, que ela esteja usando sua influência preponderante nas escolas e na imprensa para impedir que a juventude seja esclarecida sobre esse problema, tão vital para o desenvolvimento da vida neste país.
        Não preciso insistir no argumento de que a liberdade de ensino e de opinião, nos livros ou na imprensa, é a base do desenvolvimento estável e natural de qualquer povo. Possamos todos nós, portanto, somar as nossas forças. Vamos mantermos intelectualmente em guarda, para que um dia não se diga da elite intelectual deste país: timidamente e sem nenhuma resistência, eles abriram mão da herança que lhes fora transmitida por seus antepassados – uma herança de que não foram merecedores.

       Albert Einstein, Escritos da maturidade.
Conferência pronunciada em 1936.
Entendendo o texto:
01 – Albert Einstein, além de ser o notabilíssimo físico, preocupava-se também, como fica evidente no texto, com a:
(A) ameaça que representa a intervenção do poder estatal, seja para o sistema econômico, seja para o sistema de ensino.
(B) concentração do poder econômico, quando este passa a ter influência sobre o debate e a livre circulação de ideias.
(C) situação de alto índice de desemprego, que desequilibra não apenas as regras do mercado como também o sistema educacional.
(D) centralização da produção, quando ela passa a subordinar- se a circunstâncias que fomentam debates pela imprensa.
(E) influência do poder econômico sobre o governo, quando este deseja fazer valer as leis do livre comércio.

02 – Para se defender, essa minoria está recorrendo a todos os métodos legais conhecidos a seu dispor. (3º parágrafo) Contextualizada a frase acima Einstein está:
(A) alertando para a fragilidade de um sistema econômico à mercê de debates e críticas permanentes.
(B) admitindo que a concentração do poder econômico põe em risco os parâmetros constitucionais.
(C) reconhecendo o poder institucional de que se vale a minoria econômica dominante para impor seus interesses.
(D) recusando a legitimidade dos métodos legais de que as minorias se valem para se oporem às leis do mercado.
(E) considerando o direito que têm as minorias de se defenderem dos abusos do poder econômico.

03 – Considere as seguintes afirmações:
I. A frase do texto que resume o fato problematizado por Einstein é: O governo federal está empenhado em resolver esse problema, mediante o controle sistemático dos processos econômicos (...).
II. Na frase as circunstâncias são mais fortes que o homem, o termo sublinhado refere-se ao movimento de reação em que se estão empenhando os intelectuais.
III. No contexto do último parágrafo, a afirmação de que eles abriram mão da herança denota a quebra de uma tradição histórica de defesa dos ideais de liberdade.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em:
(A) I, II e III.
(B) I e II, somente.
(C) II e III, somente.
(D) I, somente.
(E) III, somente.

04 – A expressão limitação de sua liberdade de agir, no terceiro parágrafo, refere-se aos limites em que se deve circunscrever:
(A) a intervenção do poder estatal sobre a economia.
(B) a ação da imprensa e da elite intelectual.
(C) o sistema jurídico em processo de institucionalização.
(D) o funcionamento básico das leis do mercado.
(E) a reação dos trabalhadores intelectuais.

05 – Representa-se um encadeamento progressivo de fatos na sequência:
(A) centralização da produção - concentração do capital - influência preponderante nas escolas e na imprensa.
(B) centralização da produção - domínio esmagador - concentração do capital.
(C) defesa da liberdade de ensino - interação das forças econômicas - influência preponderante nas escolas.
(D) grande perigo que ameaça a liberdade – controle sistemático das forças econômicas - processo de concentração econômica.
(E) defesa da liberdade de ensino - desemprego de parte dos que estão aptos a trabalhar – desenvolvimento da vida no país.

06 – A centralização da produção acarretou uma concentração do capital produtivo nas mãos de um número relativamente pequeno de cidadãos do país.
        As expressões sublinhadas podem ser substituídas, respectivamente, sem prejuízo para a correção e o sentido da frase acima, por:
(A) estribou-se numa – comparavelmente
(B) incluiu-se em uma – um tanto quanto
(C) implicou-se numa – mais ou menos
(D) deveu-se a uma – moderadamente
(E) originou uma – em certa medida.



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