Política de Privacidade

domingo, 28 de junho de 2026

POEMA: ESPERANÇA: DA GENTE QUE EU GOSTO - MÁRIO BENEDETTI - COM GABARITO

 Poema: Esperança: Da gente que eu gosto

            Mário Benedetti

Antes de mais nada gosto da gente que vibra,
que não é necessário empurrar,
que não se tem que dizer que faça as coisas
e que sabem o que tem que ser feito
e o fazem em menos tempo que o esperado.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhW2KmXhG8Eor3rAi_xwNmgIF-CzXvH5EdTi5JqPck1si1HrCIy7sUvi2rUt3kxqUGIs3YZ57iKPMY9WnYyIQOhfsikT03PZimwbhWoZOh4s2DdfXkU6eRBMEElTLROEOPTGB56iR4Pa5LxZURx-4eXmung2pddRbpu2AqIN-_Es4Q-Hh6CdaJKe6khjww/s1600/images.jpg

 

Gosto da gente com capacidade de medir
as consequências de suas ações.
A gente que não deixa as soluções para a sorte decidir.

Gosto da gente exigente com seu pessoal e consigo mesma,
mas que não perde de vista que somos humanos
e que podemos nos equivocar.

Gosto da gente que pensa que o trabalho em equipe, entre amigos,
produz às vezes mais que os caóticos esforços individuais.

Gosto da gente que sabe da importância da alegria.
Gosto da gente sincera e franca,
capaz de opor-se com argumentos serenos e racionais às decisões de seus superiores.

Gosto da gente de critério,
a que não sente vergonha de reconhecer
que não conhece algo ou que se enganou.

Gosto da gente que ao aceitar seus erros,
se esforça genuinamente por não voltar a cometê-los.

Gosto da gente capaz de criticar-me construtivamente e sem rodeios:
a essas pessoas as chamo de meus amigos.

Gosto da gente fiel e persistente
e que não descansa quando se trata de alcançar objetivos e ideais.

Gosto da gente que trabalha para alcançar bons resultados.
Com gente como esta, me comprometo a tudo,
já que por ter esta gente ao meu lado me dou por satisfeito.

Mario Benedetti, poeta uruguaio. Poema traduzido para o português por AjAraujo.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com a primeira estrofe, quais características definem a atitude das pessoas de quem o eu lírico gosta em relação às suas tarefas cotidianas?

      O eu lírico gosta de pessoas que possuem iniciativa e autonomia. São descritas como pessoas que vibram, que não precisam ser empurradas ou cobradas para fazer as coisas, pois já sabem exatamente o que deve ser feito e realizam suas obrigações em menos tempo do que o esperado.

02 – Como o poema equilibra a busca pela excelência e pela cobrança com a aceitação das limitações humanas?

      O poema alcança esse equilíbrio ao afirmar que gosta de pessoas que são exigentes consigo mesmas e com seus companheiros ("com seu pessoal"), mas que, ao mesmo tempo, mantêm a sensibilidade de lembrar que somos humanos e, por consequência, estamos sujeitos a cometer erros e equívocos.

03 – Qual é a postura ideal recomendada pelo autor quando se trata de discordar de autoridades ou superiores?

      O autor valoriza a sinceridade e a franqueza pautadas no equilíbrio. Para ele, a pessoa ideal é aquela capaz de opor-se às decisões de seus superiores utilizando argumentos serenos e racionais, demonstrando critério e maturidade em vez de rebeldia vazia.

04 – Como o eu lírico define as pessoas que têm o direito ou a liberdade de criticá-lo diretamente e sem rodeios?

      Ele define essas pessoas especificamente como seus amigos. Para o eu lírico, a verdadeira amizade se manifesta na capacidade de oferecer uma crítica construtiva, honesta e direta, sem a necessidade de disfarces ou falsidades.

05 – Qual é o valor atribuído ao trabalho em equipe no poema em comparação com as ações individuais?

      O poema exalta o trabalho em equipe, feito entre amigos, afirmando que ele é capaz de produzir muito mais resultados do que os "caóticos esforços individuais". Há uma clara valorização da cooperação organizada frente ao individualismo desordenado.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário