Política de Privacidade

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

NOTÍCIA: PRESENÇA PORTUGUESA: DE COLONIZADORES A IMIGRANTES -IBGE - COM GABARITO

 Notícia: Presença portuguesa: de colonizadores a imigrantes

        Os registros da imigração portuguesa apareceram no século XVIII e se tornaram mais regulares a partir do século XIX. Devido aos inúmeros estudos sobre o tema, hoje já se pode contar com estimativas mais confiáveis sobre o número de imigrantes que vieram para o Brasil desde o século XVI.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfTkTdKrovr9tdIliWuaUWGKESneSZwJabhXMqu1IGwY9jUV6jBq1wFVa9vy4OG7y97XnfqjVJDTjofc8Abmj9mKZsViQejgJ2H2VOWvDydhTl5dASAopAuCLLExwvsEHc1YfTYHlUCNLAJB6iu2IuRG9ihG1ejoco7xPdwXcVRn6g7AtrJwy2aNZaPU0/s1600/Portugueses2.jpg


        Nos primeiros dois séculos de colonização, vieram para o Brasil cerca de 100 mil portugueses, uma média anual de 500 imigrantes. No século seguinte, esse número aumentou: foram registrados 600 mil e uma média anual de 10 mil imigrantes portugueses. O ápice do fluxo migratório ocorreu na primeira metade do século XX, entre 1901 e 1930: a média anual ultrapassou a barreira dos 25 mil.

        A origem socioeconômica do português imigrante é muito diversificada: de uma próspera elite nos primeiros séculos de colonização, passou-se a um fluxo crescente de imigrantes pobres a partir da segunda metade do século XIX. Estes últimos foram alvo de um anedotário pouco condizente com a rica herança cultural que nos deixou o português.

Fonte: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSICA. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: 2000. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/pportugueses.html. Acesso em: 18 ago. 2018.

Fonte: Da escola para o mundo. Roberta Hernandes; Ricardo Gonçalves Barreto. Ensino Fundamental – Anos finais. Projetos integradores 8º e 9º anos. Ed. Ática. São Paulo, 1ª edição, 2018. p. 135.

Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, quando começaram a aparecer os primeiros registros de imigração portuguesa e a partir de qual século se tornaram mais regulares?

      Os primeiros registros da imigração portuguesa apareceram no século XVIII e se tornaram mais regulares a partir do século XIX.

02 – Qual foi o número total de portugueses que vieram para o Brasil nos primeiros dois séculos de colonização (séculos XVI e XVII) e qual era a média anual de imigrantes nesse período?

      Nos primeiros dois séculos de colonização, vieram cerca de 100 mil portugueses, com uma média anual de 500 imigrantes.

03 – Em qual século houve um aumento significativo no fluxo migratório, registrando 600 mil imigrantes e uma média anual de 10 mil?

      Esse aumento ocorreu no século seguinte aos dois primeiros de colonização, ou seja, no século XVIII (segundo a cronologia implícita no texto, já que o século XIX é marcado por uma imigração mais regular, e o ápice ocorre no século XX). Nota: O texto indica "no século seguinte", que seria o XVIII, antes da regularização no XIX.

04 – Quando ocorreu o ápice do fluxo migratório português para o Brasil e qual foi a média anual de imigrantes registrada nesse período?

      O ápice do fluxo migratório ocorreu na primeira metade do século XX, entre 1901 e 1930, com uma média anual que ultrapassou a barreira dos 25 mil imigrantes.

05 – Como a origem socioeconômica dos imigrantes portugueses se transformou ao longo do tempo, desde os primeiros séculos de colonização até a segunda metade do século XIX?

      A origem socioeconômica se transformou de uma próspera elite nos primeiros séculos de colonização para um fluxo crescente de imigrantes pobres a partir da segunda metade do século XIX.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário