Política de Privacidade

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

NOTÍCIA: OS 10 EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA - FRAGMENTO - FELIPE JUNQUEIRA - COM GABARITO

 Notícia: Os 10 experimentos científicos mais importantes da história – Fragmento

Por Felipe Junqueira

        [...]

        3. William Harvey e a pulsação sanguínea

        Até o século XVII, a ciência acreditava que os seres vivos possuíam dois fluxos sanguíneos distintos, sendo que uma possuiria “espíritos vitais”, trazidos pelo ar para os pulmões. E ainda o fígado produzia sangue novo, a partir do alimento que a gente ingere. A ideia foi proposta pelo filósofo grego Cláudio Galeno, no século II.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJYkXW4AvmpEjf2PWPYnHkm4txChzU3FCtaS-KCt0HPacTSHvAT-vwVf1WwgGx4luwdYHf432Ns-qpdRrwTIlvOrI6JBLnAUoheyIMei8NvzuueOZqwJTTCTJRSxjABDJPCtrp1xFhFMFSd0gzVTV-NOrCsDxCZDrWCfd5axicPHyLGdQ0dyrJWguoN1w/s320/Harvey.jpg


        William Harvey provou que essa teoria, apesar de ser considerada correta por cerca de 1.500 anos, estava errada. Em 1628, o médico inglês publicou seus estudos sobre a circulação sanguínea refutando basicamente tudo o que Galeno propôs. O que ele fez não foi simples, mas tem grande importância científica até hoje. Harvey abriu animais vivos e bloqueou com uma pinça o fluxo sanguíneo na veia cava, impedindo que o sangue retornasse ao coração, que perdia coloração, empalidecendo e diminuindo de tamanho. Quando ele liberava o fluxo novamente, o coração voltava ao normal.

        Ao fazer o mesmo procedimento na artéria aorta, Harvey mostrou que o coração se enchia de sangue, inflando como um balão. Assim, o médico demonstrou que era esse músculo o responsável por bombear o sangue e fazê-lo circular em nosso corpo, e não espíritos invisíveis. E mais: todo o sistema circulatório era um só, saindo do coração para passar por todo o corpo, retornando ao músculo que é o motor da vida.

        [...]

JUNQUEIRA, Felipe. Os 10 experimentos científicos mais importantes da história. Canaltech, 25 nov. 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/ciencia/os-10-experimentos-cientificos-mais-importantes-da-história-156069. Acesso em: 31 out. 2020.

Fonte: Coleção Rotas. Língua Portuguesa. Ensino fundamental. Anos finais. 8º ano/Sandra Moura Severino (org.) – Brasília: Caderno de atividades – Editora Edebê Brasil, 2020. p. 62.

Entendendo a notícia:

01 – Qual era a teoria científica aceita sobre o sistema sanguíneo antes dos estudos de William Harvey, e quem a propôs originalmente?

      A teoria, proposta pelo filósofo grego Cláudio Galeno no século II, acreditava em dois fluxos sanguíneos distintos. Além disso, defendia que um desses fluxos possuía "espíritos vitais" trazidos pelo ar para os pulmões, e que o fígado produzia sangue novo a partir dos alimentos ingeridos.

02 – Por quanto tempo a teoria de Galeno foi considerada correta antes de ser refutada por William Harvey?

      A teoria de Cláudio Galeno foi considerada correta por cerca de 1.500 anos (até o século XVII).

03 – Em que ano William Harvey publicou seus estudos revolucionários sobre a circulação sanguínea?

      William Harvey publicou seus estudos em 1628.

04 – Descreva brevemente o principal procedimento experimental que William Harvey realizou para refutar a teoria antiga e provar o papel do coração.

      Harvey abriu animais vivos e realizou dois procedimentos:

      Bloqueou o fluxo na veia cava (que retorna ao coração), observando que o coração empalidecia e diminuía de tamanho, provando que o sangue retornava por ali.

      Bloqueou o fluxo na artéria aorta (que sai do coração), observando que o coração se enchia de sangue e inflava, provando que o coração bombeava o sangue para fora.

05 – Qual foi a principal conclusão de William Harvey que substituiu a ideia dos "espíritos invisíveis" e dos fluxos separados?

      A principal conclusão foi que o coração é o músculo responsável por bombear o sangue e fazê-lo circular em nosso corpo, e que todo o sistema circulatório é um só, com o sangue saindo do coração, passando por todo o corpo e retornando ao coração.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário