Política de Privacidade

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

NOTÍCIA: DEZ ANOS APÓS DECLARAÇÃO INTERNACIONAL, INDÍGENAS SOFREM EXCLUSÃO, DESRESPEITO E ASSASSINATOS - FRAGMENTO - COM GABARITO

 Notícia: Dez anos após declaração internacional, indígenas sofrem exclusão, desrespeito e assassinatos – Fragmento

        22/07/2017 [ONUBR]

        [...]

        Segundo a relatora especial da ONU para os direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, a expansão das indústrias extrativistas, do agronegócio e dos ‘megaprojetos’ de desenvolvimento e infraestrutura que invadem as reservas ainda permanecem como as principais ameaças para a maioria dos povos indígenas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxT2G88t_ZrpKYutO4N_QFN4PD4h_VQTu-oYHUqTRbpQRKPI_nhQ7CSHmqbx7tZxlfURTcddgGjfsxgOoU1R2uYVmum3B1DBCiWW1Fs5q5nhv6KIUM8cDlTWe4G3a_ArvAnCGoXZz1k2cNEUZoTzi0Y2u1mbWJ1TR5iMfAuEUOWRTcwaODmimtNaAG3Sg/s1600/images.jpg


        [...]

        Para ela, as consequências dos projetos que não obtêm consentimento livre informado dessas populações – e que ocorrem em diversos países, como o Brasil – continuam a resultar na expropriação de terras, despejos forçados, falta de acesso aos meios de subsistência, bem como na perda da cultura e de locais espirituais.

        “Estou particularmente preocupada com o crescente número de ataques contra líderes indígenas e membros da comunidade que procuram defender seus direitos sobre as terras. Os povos indígenas que tentam proteger seus direitos humanos fundamentais estão sendo ameaçados, presos, perseguidos e, nas piores situações, se tornam vítimas de execuções extrajudiciais”, afirmou Tauli-Corpuz.

        Ela ressaltou que, apenas no ano passado, a ONU enviou comunicados manifestando preocupação sobre esse tipo de ataques em diversos países, a maioria na América do Sul – incluindo o Brasil. Em 2016, a relatora alertou que a situação dos povos indígenas era a mais grave desde a criação da Constituição brasileira de 1988.

        [...].

Dez anos após declaração internacional, indígenas sofrem exclusão, desrespeito e assassinatos. ONU Brasil, 22 jul. 2017. Disponível em: https://nacoesunidas.org/dez-anos-apos-declaracao-internacional-indigenas-sofrem-exclusao-desrespeito-e-assassinatos. Acesso em: 9 fev. 2019.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 7º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 381.

Entendendo a notícia:

01 – Quem é a autoridade da ONU citada no texto e qual é o seu cargo?

      A autoridade citada é Victoria Tauli-Corpuz, a relatora especial da ONU para os direitos dos povos indígenas.

02 – Segundo a relatora, quais são as três principais atividades ou projetos que representam as maiores ameaças para os povos indígenas e que invadem suas reservas?

      As principais ameaças são a expansão das indústrias extrativistas, do agronegócio e dos 'megaprojetos' de desenvolvimento e infraestrutura.

03 – Quais são as consequências diretas (três exemplos) dos projetos que ocorrem sem o consentimento livre e informado das populações indígenas?

      As consequências incluem expropriação de terras, despejos forçados, falta de acesso aos meios de subsistência e a perda da cultura e de locais espirituais (citar quaisquer três).

04 – Qual é a preocupação "particular" manifestada por Victoria Tauli-Corpuz em relação aos defensores dos direitos indígenas?

      Ela está preocupada com o crescente número de ataques contra líderes e membros da comunidade que procuram defender seus direitos sobre as terras.

05 – Em 2016, a relatora alertou sobre a situação dos povos indígenas no Brasil. Como ela classificou a gravidade dessa situação, em termos de marco temporal?

      Ela alertou que a situação era a mais grave desde a criação da Constituição brasileira de 1988.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário