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sexta-feira, 17 de outubro de 2025

POEMA: DIANTE DE UMA CRIANÇA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: Diante de uma criança

          Carlos Drummond de Andrade

Como fazer feliz meu filho?
Não há receitas para tal.
Todo o saber, todo o meu brilho
de vaidoso intelectual

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsU9664caxkVv94aYKysYoYdcSW1NOhDylsu6Tc2DYfCmNhpot2zfimi7oOFGc1QjfN2VU0tpfPBmHpXal9C7nSDeVeiyAyGkQqzzTln01On1RPhYNvroMonTj4jwfG1VBp1lYnaO13Y0OUJ6BrOIR-y47fNx3TwluWhzD99IOBxtAQobUXWvAlKdO7H4/s320/CRIAN%C3%87A.jpg



vacila ante a interrogação
gravada em mim, impressa no ar.
Bola, bombons, patinação
talvez bastem para encantar?

Imprevistas, fartas mesadas,
louvores, prêmios, complacências,
milhões de coisas desejadas,
concedidas sem reticências?

Liberdade alheia a limites,
perdão de erros, sem julgamento,
e dizer-lhe que estamos quites,
conforme a lei do esquecimento?

Submeter-me à sua vontade
sem ponderar, sem discutir?
Dar-lhe tudo aquilo que há
de entontecer um grão-vizir?

E, se depois de tanto mimo
que o atraia, ele se sente
pobre, sem paz e sem arrimo,
alma vazia, amargamente?

Não é feliz. Mas que fazer
para consolo desta criança?
Como em seu íntimo acender
uma fagulha de confiança?

Eis que acode meu coração
e oferece, como uma flor,
a doçura desta lição:
dar a meu filho meu amor.

Pois o amor resgata a pobreza,
vence o tédio, ilumina o dia
e instaura em nossa natureza
a imperecível alegria.

Carlos Drummond de Andrade. Farewell. Rio de Janeiro, Record, 1996.

Fonte: Gramática da Língua Portuguesa Uso e Abuso. Suzana d’Avila – Volume Único. Editora do Brasil S/A. Ensino de 1º grau. 1997. p. 76.

Entendendo o poema:

01 – Qual é a "interrogação" central que confronta o eu lírico e como ele caracteriza a sua própria capacidade intelectual de responder a ela no início do poema?

      A interrogação central é: "Como fazer feliz meu filho?" O eu lírico, que se define como um "vaidoso intelectual" cheio de "saber" e "brilho," reconhece que todo esse conhecimento "vacila" diante da simplicidade e da profundidade da questão. Isso estabelece a falha da razão pura frente ao problema existencial e afetivo.

02 – Que técnica estrutural Drummond utiliza nas estrofes 2 a 5 para abordar as possíveis "receitas" de felicidade, e qual é o efeito dessa técnica?

      Drummond utiliza a técnica da enumeração e da interrogação retórica. Ele lista exaustivamente soluções materialistas e permissivas ("Bola, bombons," "mesadas," "liberdade alheia a limites") e as apresenta em forma de perguntas, como se estivesse testando e, implicitamente, refutando cada uma delas. O efeito é construir um argumento progressivo que demonstra o esgotamento das soluções superficiais.

03 – Cite três exemplos de soluções materiais ou permissivas que o eu lírico questiona no poema e qual é o risco final dessas atitudes.

      Bens materiais: "Bola, bombons, patinação" ou "milhões de coisas desejadas."

      Excesso de mesada: "Imprevistas, fartas mesadas."

      Permissividade: "Liberdade alheia a limites," "perdão de erros, sem julgamento."

      O risco final é que a criança se sinta "pobre, sem paz e sem arrimo, alma vazia, amargamente," ou seja, o vazio existencial provocado pela superabundância material e pela falta de limites.

04 – Na quinta estrofe, o eu lírico pergunta se deve dar ao filho "tudo aquilo que há / de entontecer um grão-vizir." Qual é o significado dessa metáfora?

      A metáfora do "grão-vizir" (alto dignitário de um império oriental, associado a poder e riqueza absolutos) é usada para expressar a ideia de opulência e poder excessivos. O eu lírico questiona se deve entregar ao filho um nível de privilégios e submissão que seria suficiente para "entontecer" (tornar tolo, desorientar) até mesmo uma figura habituada ao máximo de riqueza.

05 – Nas estrofes 8 e 9, de onde vem a resposta para o dilema do eu lírico, já que a razão falhou? Qual metáfora ele usa para descrever essa revelação?

      A resposta não vem da mente, mas sim do "coração," que "acode" (socorre) o eu lírico. O coração oferece a lição "como uma flor," uma metáfora que sugere que a verdade é simples, pura, espontânea e delicada, contrastando com a complexidade e a aridez das "receitas" intelectuais que foram previamente descartadas.

06 – Qual é a "doçura desta lição" oferecida pelo coração e qual a sua relação com a "fagulha de confiança" da criança?

      A lição central é a importância irrefutável do amor incondicional, resumida na frase: "dar a meu filho meu amor." O amor é apresentado como o único elemento capaz de acender a "fagulha de confiança" na criança, preenchendo o vazio existencial que nem os bens materiais nem a permissividade conseguiram suprir.

07 – De acordo com a estrofe final, quais são os quatro grandes poderes do amor na natureza humana?

      O amor é apresentado como a força suprema que: Resgata a pobreza (espiritual); Vence o tédio; Ilumina o dia; Instaura em nossa natureza a imperecível alegria.

 

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