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quinta-feira, 30 de outubro de 2025

POEMA: AMOR BASTANTE - PAULO LEMINSKI - COM GABARITO

 Poema: Amor bastante

             Paulo Leminski

quando eu vi você
tive uma ideia brilhante
foi como se eu olhasse
de dentro de um diamante
e meu olho ganhasse
mil faces num só instante

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPYNXcrNrUlcwGgLVE5Yx4h2vyGhajeVDKu3uEZvP267iG9wax21CvRfDm3evkPXxTOr8XJVbt9HbrYHX7E0CpPY8N2jHrpRidTAXpKNKatv2NxupY-SVpmNol_1QJ5rayjsg08576YiI7q4uSClN-IxLvMWHkYKYKx3no8gtIB2Cfyku2wuxChAdaYac/s320/AMOR.jpg


basta um instante
e você tem amor bastante

um bom poema
leva anos
cinco jogando bola,
mais cinco estudando sânscrito,
seis carregando pedra,
nove namorando a vizinha,
sete levando porrada,
quatro andando sozinho,
três mudando de cidade,
dez trocando de assunto,
uma eternidade, eu e você,
caminhando junto.

LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 295.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 7º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 34.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o principal contraste temático estabelecido pelo poema "Amor bastante" entre a primeira e a segunda parte?

      O principal contraste reside na oposição entre a instantaneidade da paixão ou da visão inicial de amor (expressa em versos como "basta um instante / e você tem amor bastante") e o tempo prolongado e o esforço complexo que se exige para construir algo duradouro, como "um bom poema" ou, metaforicamente, uma vida a dois ("uma eternidade, eu e você, caminhando junto").

02 – Na primeira estrofe, o que a imagem de olhar "de dentro de um diamante" sugere sobre a percepção do eu lírico ao ver a pessoa amada?

      A metáfora sugere que o eu lírico teve uma visão de súbita clareza, brilho e perspectiva multifacetada. Olhar de dentro de um diamante implica que a visão da pessoa amada é valiosa, perfeita em sua complexidade ("mil faces num só instante") e revela uma verdade intensa e instantânea sobre o amor.

03 – A segunda parte do poema apresenta uma longa lista de atividades com contagem de tempo (ex: "cinco jogando bola," "seis carregando pedra," "dez trocando de assunto"). Que recurso estilístico é predominantemente usado nesse trecho e qual seu propósito?

      O poeta utiliza a figura de linguagem conhecida como enumeração (ou catálogo). O propósito é demonstrar, por meio de uma variedade de experiências cotidianas, sérias e banais, o longo e complexo processo da vida e a soma de vivências (o tempo total) que são necessárias para construir a "eternidade" que culmina no amor maduro e no "caminhar junto."

04 – No contexto da segunda parte, o que a expressão "um bom poema" simboliza em relação à jornada do eu lírico e da pessoa amada?

      "Um bom poema" é uma metáfora para algo que exige dedicação, tempo e uma vasta gama de vivências. Ele simboliza a própria construção de uma vida ou de uma relação amorosa duradoura. Assim como um poema de qualidade não é feito num instante, o amor verdadeiro é o resultado de uma longa soma de experiências, conflitos e aprendizados, culminando na eternidade do relacionamento.

05 – A justaposição de atividades como "estudando sânscrito" e "levando porrada" na lista de experiências contribui para um certo tom. Qual é esse tom e o que ele reflete sobre a visão da vida?

      O tom é reflexivo e, ao mesmo tempo, bem-humorado (ou levemente irônico). A justaposição de atividades intelectuais e espirituais ("estudando sânscrito") com experiências difíceis ("levando porrada") ou mundanas ("trocando de assunto") reflete a visão de que a vida — e, por extensão, o amor — é uma colcha de retalhos feita de momentos altos e baixos, de esforços sérios e de desvios, sendo tudo isso essencial para a totalidade da experiência humana.

 

 

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