Política de Privacidade

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

TEXTO: CONCEITOS BÁSICOS - ÉTICA NO CONSUMO - INMETRO E IDEC - COM GABARITO

 Texto: Conceitos básicos – ética no consumo

        Para compreender como funciona o sistema de proteção ao consumidor, é preciso, antes de mais nada, conhecer o significado de alguns termos, exatamente como foram definidos no texto de Código de Defesa do Consumidor (CDC). São conceitos essenciais para determinar se um conflito é ou não um problema de consumo e, portanto, se pode ser solucionado com base nas leis de defesa do consumidor.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMvLVW2pde80ItrklilQWK3V_h9D5DQ0o-ysBiOsiEelSExeX0qEn_8SiEpUIYk5Dk_DW3Dh5MKjjsuuLYB40Bx7KJxC77-3e47W9MNBFY8RA8DwXr_Hoa9Y1zskbheFPkz-LqNK5xVKZhQC4tAYObrfEYCQedAqrgDr9OiVRc-esYjiJ4z9MOMh6LqpI/s320/etica-do-consumo.jpg


        Consumidor

        É a pessoa ou empresa que compra, contrata ou utiliza um produto ou serviço como destinatário final. Em se tratando de uma empresa, ela só pode ser considerada um consumidor quando compra um produto para uso próprio. Assim, uma oficina mecânica é considerada consumidora quando compra uma mesa para o seu escritório, mas não é consumidora quando adquire uma peça consertar o automóvel de um cliente.

        É importante observar que os direitos do consumidor não valem apenas par aquele que adquiriu pessoalmente o produto ou serviço. Uma pessoa que venha a sofrer um acidente provocado pelo uso de um produto defeituoso também é considerada um consumidor e terá seus direitos garantidos por lei.

        Fornecedor

        É a pessoa ou a empresa que oferece produtos ou serviços para os consumidores. Isso significa que todos os que produzem, montam, criam, transformam, importam, exportam, distribuem e vendem produtos ou prestam serviços profissionais são fornecedores e, portanto, responsáveis pela qualidade do que oferecem.

        Mas, atenção: nem todos os que vendem alguma coisa podem ser considerados fornecedores. Se alguém adquire um carro usado de um particular, por exemplo, a compra não estará garantida pelo CDC, porque o vendedor não é um comerciante de automóveis habitual e estabelecido e, portanto, não pode ser considerado um fornecedor.

        Produto

        É toda mercadoria colocada à venda no comercio. Pode ser um bem durável – aquele que não desaparece com o uso, como uma casa, um carro, eletrodomésticos, brinquedos, etc. –, ou não durável – aquele que acaba logo após o uso, como os alimentos e os produtos de higiene e limpeza.

        Serviço

        É qualquer trabalho prestado mediante remuneração, como um corte de cabelo, o conserto de um eletrodoméstico ou um tratamento dentário. Assim como os produtos, os serviços também podem ser duráveis – como a construção e a pintura de uma casa ou a colocação de uma prótese dentária – ou não duráveis – como a lavagem de roupas na lavanderia, os serviços de jardinagens e faxina que precisam ser refeitos constantemente. O amplo conceito de serviço também inclui os serviços bancários, os seguros em geral e os serviços públicos – aqueles prestados pelo governo ou por empresas privadas contratadas pela administração pública mediante o pagamento de tarifas, como o fornecimento de energia elétrica, água, gás e telefone. É importante observar que os trabalhos prestados sob vínculo empregatício, ou seja, quando estão presentes as figuras do patrão e do empregado, não são considerados serviços, para efeito de aplicação do CDC.

        Relação de consumo

        É toda negociação realizada para a aquisição de um produto ou a prestação de um serviço entre um consumidor e um fornecedor. A relação de consumo não depende da efetivação da compra mediante o pagamento. De acordo com o CDC, ela ocorre mesmo quando um fornecedor anuncia a oferta de um produto por meio de folheto ou propaganda ou fornece o orçamento para um serviço a ser prestado. 

        Mercado de consumo

        É onde ocorre a oferta e a procura de produtos e serviços, ou seja, onde as relações de consumo acontecem. Não precisa necessariamente ser um local físico, como um shopping center ou um supermercado, já que a comercialização também pode ocorrer em domicílio, por telefone, correio e internet.

Inmetro e Idec. Direitos do consumidor: ética no consumo, 2002. p. 14-15. (Coleção Educação para o Consumo Responsável).

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 7º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 180-181.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, qual é a condição principal para que uma empresa seja considerada um consumidor?

A – Quando ela adquire produtos para revenda a outros clientes.

B – Quando ela compra um produto para uso próprio, independentemente de sua atividade principal.

C – Apenas quando a empresa é de pequeno porte e não possui fins lucrativos.

D – Quando a compra está relacionada diretamente à prestação de serviço ao cliente.

02 – Qual das seguintes situações exemplifica a definição de 'fornecedor' conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC)?

A – Um indivíduo que cria peças artesanais para seu uso pessoal.

B – Um empregado que presta serviços sob vínculo empregatício.

C – Uma pessoa que vende seu carro usado para um vizinho em uma negociação pontual.

D – Uma empresa que importa matérias-primas para a produção de bens.

03 – Um 'produto' que 'não desaparece com o uso' é classificado como:

A – Bem durável.

B – Bem tangível.

C – Bem de consumo imediato.

D – Bem perecível.

04 – Qual dos exemplos a seguir NÃO é considerado um 'serviço' para efeito de aplicação do CDC, conforme o texto?

A – Um funcionário que realiza tarefas para seu chefe em uma empresa.

B – O fornecimento de energia elétrica por uma concessionária.

C – A prestação de um tratamento dentário.

D – A lavagem de roupas em uma lavanderia.

05 – A 'relação de consumo' é caracterizada pela negociação de um produto ou serviço. O que é fundamental para que ela ocorra, de acordo com o CDC?

A – A efetivação da compra e o pagamento do produto ou serviço.

B – A intermediação de um órgão de defesa do consumidor no processo de compra.

C – Apenas a aquisição de um bem durável entre consumidor e fornecedor.

D – Uma negociação entre um consumidor e um fornecedor, mesmo que seja apenas uma oferta ou orçamento.

06 – Qual dos seguintes exemplos de 'produto' é classificado como 'não durável' no texto?

A – Um brinquedo.

B – Um aparelho de televisão.

C – Uma casa.

D – Um produto de limpeza.

07 – Onde o 'mercado de consumo' pode ocorrer, segundo o texto?

A – Apenas em situações onde há um conflito de consumo a ser solucionado.

B – Em qualquer ambiente onde haja oferta e procura de produtos e serviços, incluindo domicílio e internet.

C – Somente em transações que envolvam pagamento presencial.

D – Exclusivamente em locais físicos como shopping centers ou supermercados.

 

 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário