Política de Privacidade

quinta-feira, 6 de março de 2025

TEXTO: EXISTEM RECEITAS PARA FAZER UMA BOA DISSERTAÇÃO? PASCAL IDE - COM GABARITO

 Texto: Existem receitas para fazer uma boa dissertação?

           Pascal Ide

        Não existem receitas, mas apenas métodos. A diferença é capital: a receita é do padronizado, o método é do sob medida. Todos gostariam de “macetes” (supostamente infalíveis); ora, não há macetes.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHJQWGeWv1OL_1VzcT3t0vC2K4op4CDw8R0mp82_69UALMHCzXcYK5Jfrv2Z2QaXSqt-El-Zo4wpZZvFzrQ8PE2gyJl4b_SB0pg8vwMB_OVrxHR9KR6XV0LC8KtFufTmOJRr6DJMNonyjTlmaOIkQZuDZYA1D7GH6AhESHkWXmyvcGaQYLOQHEkPg2Wks/s320/redacao-dissertacao-vestibular.jpg


        O conselho mais importante é o seguinte: para avançar, o único meio é fazer o máximo possível de planos. Pratique. Se você está terminando o secundário, faça planos uma hora por semana. Estude também os do professor, mas jamais para aprendê-los de cor, seria cair outra vez na mania da receita. E cumpre reconhecer que o estresse do vestibular, a perspectiva do exame, faz aumentar a tentação. Mas ela não fortalece a inteligência, pois a receita jamais integra-se ao espírito: ela lhe é imposta de fora, não penetra, apenas veste o espírito.

        Não é lendo um manual de natação que se aprende a nadar, é mergulhando na piscina. O mesmo vale para a dissertação.

Pascal Ide. A arte de pensar. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 

Fonte: Português – Novas Palavras – Ensino Médio – Emília Amaral; Mauro Ferreira; Ricardo Leite; Severino Antônio – Vol. Único – FTD – São Paulo – 2ª edição. 2003. p. 563.

Entendendo o texto:

01 – Qual a principal diferença entre "receitas" e "métodos" na elaboração de uma dissertação?

      Receitas são padronizadas e inflexíveis, enquanto métodos são personalizados e adaptáveis às necessidades individuais.

02 – Qual o conselho mais importante dado pelo autor para quem deseja aprimorar suas habilidades em dissertação?

      O autor enfatiza a importância de praticar a elaboração de planos, dedicando tempo regular a essa atividade.

03 – Por que o autor adverte contra a prática de decorar planos de dissertações, mesmo os de professores?

      Decorar planos leva à padronização e impede o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de adaptação, características essenciais para uma boa dissertação.

04 – Como o estresse do vestibular ou de outros exames pode influenciar a busca por "receitas" prontas?

      O estresse aumenta a tentação de buscar soluções rápidas e fáceis, como "macetes", mas essas soluções não contribuem para o desenvolvimento intelectual.

05 – Qual a analogia utilizada pelo autor para ilustrar a importância da prática na aprendizagem da dissertação?

      O autor compara a dissertação ao aprendizado da natação: assim como não se aprende a nadar apenas lendo um manual, não se aprende a dissertar apenas lendo sobre isso, é preciso praticar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário