Conto: O Cisne – Fragmento
[...]
[Ernie] Apanhou a espingarda e a caixa
de munição e saiu para ver o que poderia matar. Era um garotão grande, que
completava quinze anos naquele dia. Como os do pai, motorista de caminhão, seus
olhos eram pequenos e estreitos, dispostos muito juntos perto do alto do nariz.
A boca era frouxa; os lábios com frequência úmidos. Criado num lar em que a
violência física era diária, ele mesmo era uma pessoa extremamente violenta. Na
maioria das tardes de sábado, ele e um bando de amigos viajavam de trem ou de
ônibus para assistir a partidas de futebol; e, se não conseguiam entrar em
alguma briga sangrenta antes de voltar para casa, consideravam o dia perdido.
Ernie sentia um prazer enorme em agarrar meninos na saída da escola e
torcer-lhes o braço para trás. [...]
O melhor amigo de Ernie chamava-se
Raymond. Morava a quatro casas dele e também era grande para a idade. Mas,
enquanto Ernie era pesadão e desajeitado, Raymond era alto, esguio e musculoso.
Diante da casa de Raymond, Ernie enfiou
dois dedos na boca e deu um assobio longo e agudo. Raymond saiu.
-- Olha o que ganhei de aniversário –
disse Ernie, mostrando a espingarda.
-- Puxa! – disse Raymond. – A gente
pode se divertir com isso aí. [...]
Os dois saíram. Era uma manhã de sábado
em maio, e estavam lindos os campos em torno do povoado em que os rapazes
moravam. [...]
Enquanto seguiam pela alameda, atiraram
em todos os passarinhos que viram. E, quando chegaram à ferrovia, os dois já
tinham quatorze passarinhos na fieira.
-- Ei! – murmurou Ernie, apontando com
o braço estendido. – Olha só! [...]
-- Sabe quem é aquele? – respondeu
Raymond, baixinho. – É aquele babaquinha do Watson.
-- É mesmo! – sussurrou Ernie. – É o
Watson, aquele lixo!
Peter Watson sempre era ... [...]
Roald Dahi. “O Cisne”.
In: A incrível história de Henry Sugar e outros contos. São Paulo: Martins
Fontes, 2002, p. 90-93.
Fonte: Linguagem em
Movimento – língua Portuguesa Ensino Médio – vol. 1 – 1ª edição – FTD. São
Paulo – 2010. Izeti F. Torralvo/Carlos A. C. Minchillo. p. 330.
Entendendo o conto:
01
– Qual a principal característica dos personagens Ernie e Raymond?
Ambos são
adolescentes violentos e cruéis, com prazer em causar sofrimento aos outros.
Ernie é mais impulsivo e desajeitado, enquanto Raymond é mais calculista e
físico.
02
– Qual o papel da violência na vida desses jovens?
A violência é
parte integrante de suas vidas, tanto em casa quanto em suas interações
sociais. É uma forma de afirmação, de diversão e de lidar com suas frustrações.
03
– Qual o significado do presente de aniversário de Ernie?
A espingarda
representa um símbolo de poder e destruição. É uma ferramenta que permite aos
garotos dar vazão à sua violência de forma mais direta e intensa.
04
– Qual a relação entre os personagens e a natureza?
A natureza é vista pelos
garotos como um alvo para suas ações violentas. A matança dos pássaros
demonstra sua falta de respeito pela vida e pela natureza.
05
– Qual a função da descrição física dos personagens?
A descrição
física dos personagens serve para reforçar suas personalidades. Os olhos
pequenos e estreitos de Ernie, por exemplo, sugerem uma natureza cruel e
calculista.
06
– Como a linguagem utilizada contribui para a construção da história?
A linguagem
simples e direta, aliada à descrição objetiva das ações, cria um clima de
tensão e suspense. A repetição de adjetivos como "violento" e
"cruel" reforça a temática da história.
07
– Qual a possível interpretação do título "O Cisne", considerando
este fragmento?
O título "O
Cisne" pode ser interpretado como uma ironia, já que os personagens são o
oposto da beleza e da graça associadas a essa ave. O cisne, símbolo de pureza e
elegância, contrasta com a brutalidade dos garotos. É possível que o
"cisne" represente a vítima ideal para esses jovens violentos.
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