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segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

AMBIGUIDADE - FIGURA DE LINGUAGEM - EXEMPLOS E O QUE É? - COM GABARITO

 Ambiguidade – Figura de Linguagem – Exemplos e O que é?

 Ambiguidade é considerada um vício de linguagem. É também chamada de Anfibologia. Ocorre quando há a duplicidade de sentido em palavras ou expressões do texto.

Apesar de ser uma alternativa linguística admissível dentro do contexto poético e também na linguagem literária, seu uso não é recomendado em casos de escrita mais objetiva, em textos informativos e em redação de cunho técnico. 

 
 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEkEyvbpnvX2bFEYBkFcr3g4m9FUaqw7keejf5XSDC2HsnI8OL4Oi2gHZgeBfQxXZeQedYqT0Bx5Ug4BIRFzUzEItNaWEu1Nh6Yl27OM_A1ijYkxovS294YWCtXOp1AjiHsUAqadw8CQ2-w9-RZ_etbaOS50aNs4sA8OyHAyetlrWpvk_TLeNXhuXYZb0/s320/AMBIGUIDADES.jpg




Veja abaixo diferentes exemplos de Ambiguidade.

A menina disse à colega que sua mãe havia chegado.

(A oração deixa um entendimento duvidoso, pois não se sabe ao certo quem chegou. A mãe da menina ou a mãe da colega).

O atleta falou ao treinador caído no chão.

(Não há como saber quem está caído. Se é o atleta ou o treinador.)

Perseguiram o porco do meu tio.

(Quem foi perseguido? o porco que é um animal ou o tio que está sendo chamado de porco?)

A cachorra da minha mulher está na rua.

(Ele se refere ao animal ou está chamando a mulher de cachorra?)

O menino olhou o pai deitado na cama.

(Afinal quem estava deitado na cama? o menino ou o pai?)

Ouvi falar da festa no restaurante.

(Neste caso, ele ouviu falar da festa quando estava no restaurante ou ouviu falar da festa que acontecia no restaurante? )

A vaca se diverte com a pata na lama.

(A palavra pata se refere à pata animal ou à pata que é o pé da vaca?)

Os meninos jogam futebol no campo.

 (A palavra campo pode se referir à campo – área própria para jogar futebol. Mas, também pode estar se referindo ao campo – zona rural.)

Cortaram a rede.

(Rede possui diversos significados não explícitos na frase. Pode ser rede de conexão à internet; pode se referir à rede usada para dormir; pode ser rede elétrica.

A menina estava perto do banco.

(Banco pode ser o banco da praça, assim como pode referir-se ao banco instituição financeira.)

Conclusão: A Ambiguidade, como vemos, pode levar à interpretação dupla ou duvidosa de uma mensagem. Apesar disto, é permitido seu uso como recurso ou alternativa linguística, para chamar a atenção para um determinado contexto.

01-Qual o tema central do texto-discurso?

     a- Figuras de Linguagem;

     b- A ambiguidade;

     c- O vício de linguagem.

02-O texto-discurso é predominantemente:

     a- injuntivo, pois dá instruções de como lidar com a ambiguidade;

     b- expositivo, pois explica a teoria e dá exemplos de como funciona a ambiguidade;

   c- narrativo, pois conta uma história sobre a ambiguidade;

   d- argumentativo, pois tenta convencer o leitor a compreender a ambiguidade;

03-Marque (V) para efeitos de sentidos próprios do texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

     a-( V   ) percebe- o discurso de que a ambiguidade também recebe o nome de Anfibologia;

     b-( V  ) percebe-se o discurso de que a ambiguidade acontece quando há duplo sentido nas palavras ou expressões de um texto-discurso;

     c-( F ) percebe-se o discurso de que a ambiguidade reflete o sentido único de um enunciado;

     d-( F ) percebe-se o discurso de que a ambiguidade não é permitida em contextos poéticos;

     e-( F   ) percebe-se o discurso de que a ambiguidade é permitida textos informativos;

     f-( V ) percebe-se o discurso de que a ambiguidade não é permitida em redação de cunho técnico;

    g-( V ) percebe-se o discurso de que a ambiguidade é aceita na linguagem literária;

04-O enunciado “Perseguiram o porco do meu tio” foi empregado como recurso de:

     a- exemplificação;

     b- produção humorística;

     c- crítica;

     d- argumento de autoridade.

05-No enunciado “A cachorra da minha mulher está na rua. (Ele se refere ao animal ou está chamando a mulher de cachorra?)”, o uso dos parênteses serviu para:

      a- opor-se ao que foi dito antes;

      b- explicar o que foi dito antes;

      c- chamar atenção para o que foi dito antes.

06- No enunciado “A Ambiguidade, como vemos, pode levar à interpretação dupla ou duvidosa de uma mensagem. Apesar disto, é permitido seu uso como recurso ou alternativa linguística...”, a palavra grifada foi usada para não repetir:

      a- a palavra ambiguidade;

      b- a palavra mensagem;

      c- a expressão interpretação dupla ou duvidosa.

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