Política de Privacidade

sábado, 6 de julho de 2024

NOTÍCIA: FAKE NEWS - FRAGMENTO - MUNDO EDUCAÇÃO - COM GABARITO

 Notícia: Fake News – Fragmento

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4fhqqtKh2YHDp14T3dNt7-ymagZnjDgKEW1tuyZ3X71qlwyGBC347u1DV3u-tkP3zjBHzKFwhTzqs_cTlcndXkVWFtP6tYfd4szz8FvmcE5zP_YS9P11WxQ_9HW1JUWy7NHcVCF2f-DjRySzgmLh0P0ch0ErVIek5u93WYFEVVvTuJ6_WZ7Q7vWAjgvQ/s320/fake.jpg


        A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.

        Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

        [...]

        Como funcionam as fake news?

        Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

        No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.

        [...]

        Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.

        Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.

        [...]

FAKE News. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm. Acesso em: 9 set. 2019.

Entendendo a notícia:

01 – O que são fake news?

      Fake news são notícias falsas que podem interferir negativamente em diversos setores da sociedade, como política, saúde e segurança.

02 – Desde quando o termo fake news é utilizado?

      Segundo o dicionário Merriam-Webster, o termo é utilizado desde o final do século XIX.

03 – Qual a finalidade de criar fake news?

      As fake news podem ser criadas para atrair acessos aos sites e faturar com a publicidade digital, além de criar boatos, reforçar pensamentos por meio de mentiras e disseminação de ódio.

04 – Quem pode ser prejudicado pelas fake news?

      Pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas podem ser prejudicados pelas fake news.

05 – Como as empresas que espalham fake news operam na internet?

      Essas empresas operam na deep web, uma parte da rede não indexada pelos mecanismos de busca e oculta ao grande público.

06 – Como as fake news são disseminadas nas redes sociais?

      É criada uma página na internet e um robô programado por esses grupos é responsável por disseminar o link nas redes sociais, mencionando o assunto frequentemente.

07 – Qual é a frequência com que os robôs disseminam informações falsas?

      Os robôs podem disparar informações falsas a cada dois segundos, o que seria humanamente impossível de ser feito manualmente.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário