Política de Privacidade

sábado, 6 de julho de 2024

BIOGRAFIA: O MENINO-DÍNAMO - MARLEINE COHEN - COM GABARITO

 Biografia: O menino-dínamo

                Marleine Cohen

        Mas que menino mais estabanado era o Beco!

        Terror dos feirantes, não podia acompanhar a mãe, dona Neyde, nas compras, por conta de um acidente imperdoável na barraca de laranjas: certa vez, o rapazinho tropeçou numa das caixas de madeira empilhadas e, para desespero do vendedor, todas as frutas foram ladeira abaixo.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBAwZ5UWrj7ueVnAoPRLt8VyJ9G_uYCrMM5Pe2RESoNFKrbaIUES4zyx_WTd5Tq1wSaieQ9lFPyP3ytli_Lfud-iBebESLcZFjvHrUWxRbQn9TPOSp9ZtDOFEo284pBRf5e3ZTo4QXXTxTRy0m2AJAoLJ4fyD9hdwFTSUuEP_MftyT4EDzNYHJ6MbcffA/s320/senninha_capa-1_widemd.jpg


        Comprar botas para corrigir o pé chato também era um drama. Para escolher o modelo, ele calçava os sapatos, saía em disparada em corridas imaginárias pela loja e, depois, dava uma freada brusca: se derrapasse, o calçado não servia e ele tinha de experimentar outro par!

        Assim era Ayrton Senna – hilário, atrapalhado, um dínamo.

        Um dia, sob forte chuva, vestiu, todo orgulhoso, um terno branco impecável para ir a um aniversário, mas embarcou com tanto impulso pelo lado do motorista no Simca da família, estacionado numa rua de terra, que acabou dando uma cambalhota no banco dianteiro e saindo pela outra porta, de cara na lama. Naquele dia, a festa teve que esperar!

        Apesar de agitado, o moleque travesso, que vivia com as canelas roxas e a testa cheia de galos e dividia com o irmão Leonardo um quarto na Serra da Cantareira, em São Paulo, onde nasceu, em 21 de março de 1960, tinha norte. Tinha audácia.

        Tanta que, lá pelos 10 anos de idade, durante uma temporada na praia, pegou escondido a Veraneio do pai, esticou-se todo ao volante, os olhos levemente acima do painel, e arrancou, levantando poeira na estrada, mudando as marchas apenas com a ponta dos pés nos pedais, atento ao ronco do motor.

        Quem olhava podia jurar que a perua estava desgovernada:

        -- Como era pequeno e mirradinho, a gente não o via no banco do motorista. Parecia que o carro estava andando sozinho! – recorda Viviane, a irmã mais velha, explicando que, naquele dia, o desespero do Sr. Milton foi tamanho que ele deixou o rapaz de castigo para que nunca mais repetisse a cena.

        Mas, por mais que temesse as estripulias do filho, a verdade é que Milton dividia com ele a paixão pelos automóveis – quando o menino tinha só 4 anos, Milton já havia projetado e montado um kart motorizado, que deu de presente a Ayrton.

        A partir de então, o pequeno se enamorou da velocidade ao volante do seu carrinho, que apelidou de “007”. Ele experimentou as primeiras emoções de correr no pátio da fábrica do pai, um empresário do setor metalúrgico. E descobriu outra aptidão: desvendar os segredos do motor de 1 HP do seu automóvel. Assim, quando não estava pilotando o kart, estava sujo de graxa – entretido com as roldanas, bielas e correias das engrenagens da sua máquina.

        O fascínio pelos karts era tanto que, aos 8 anos, o motorista da família já levava o garoto para treinar numa pista do Parque do Anhembi, em São Paulo, depois da escola. Com o tempo, porém, o mesmo Ayrton foi responsável pelo afastamento do chofer: “Por que vou continuar motorista se o menino é quem dirige?”, alegou o funcionário, demitindo-se do emprego.

        Antes de completar 13 anos, idade mínima exigida para participar de competições de kart, Senna já corria na base da brincadeira. Ali mesmo, ele viu sua estrela começar a brilhar no grid da largada, definido por sorteio para não ferir a vaidade de nenhum concorrente. A pole position – primeira de sua vida – coube ao piloto estreante.

        Mais jovem e muito mais leve que os rivais, ele não teve trabalha para ultrapassá-los e manter a dianteira até três voltas antes do final da corrida. Mas um piloto não menos afoito que ele atingiu a traseira de seu kart. Ayrton Senna capotou: era a primeira vez e estava batizado.

Fonte: COHEN, Marleine. Ayrton Senna. São Paulo: Globo, 2006. p. 25-26. (Biblioteca Época).

Entendendo a biografia:

01 – Quem era Beco e por que era considerado estabanado?

      Beco era o apelido de Ayrton Senna na infância. Ele era considerado estabanado porque causava acidentes frequentes, como derrubar caixas de laranjas na feira.

02 – Por que Ayrton Senna não podia acompanhar sua mãe nas compras?

      Senna não podia acompanhar sua mãe, dona Neyde, nas compras devido a um acidente onde ele derrubou todas as laranjas de uma barraca, causando grande confusão.

03 – Como Ayrton Senna escolhia suas botas para corrigir o pé chato?

      Para escolher suas botas, Senna as calçava e corria pela loja. Se derrapasse ao frear bruscamente, ele considerava que o calçado não servia.

04 – O que aconteceu quando Ayrton vestiu um terno branco para um aniversário?

      Vestindo um terno branco impecável, Senna entrou no carro da família com tanto impulso que acabou caindo na lama, sujando todo o traje e atrasando sua chegada à festa.

05 – Qual foi a reação do Sr. Milton quando Ayrton dirigiu a Veraneio do pai pela primeira vez?

      O Sr. Milton ficou desesperado ao ver o filho pequeno dirigindo a Veraneio e deixou Ayrton de castigo para que ele não repetisse a façanha.

06 – Qual foi o primeiro veículo motorizado de Ayrton Senna e quem o projetou?

      O primeiro veículo motorizado de Senna foi um kart que seu pai, Milton, projetou e montou para ele quando Ayrton tinha apenas 4 anos.

07 – Como Ayrton Senna se envolveu com os karts desde cedo?

      Senna começou a pilotar seu kart, apelidado de "007", no pátio da fábrica do pai e treinava numa pista do Parque do Anhembi, levado pelo motorista da família.

08 – Por que o motorista da família decidiu se demitir?

      O motorista da família se demitiu porque Ayrton dirigia tão bem que o funcionário não via mais necessidade de continuar no emprego.

09 – Quando Ayrton Senna começou a participar de competições de kart?

      Antes de completar 13 anos, idade mínima exigida para competir, Senna já corria em brincadeiras e, na sua primeira corrida oficial, começou na pole position.

10 – Qual foi a experiência de Ayrton Senna em sua primeira corrida oficial de kart?

      Na sua primeira corrida oficial, Senna manteve a liderança até ser atingido por outro piloto, resultando em um capotamento que o "batizou" no mundo das corridas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário