Política de Privacidade

domingo, 12 de maio de 2024

SONETO: XIV - CLÁUDIO MANOEL DA COSTA - COM GABARITO

 SONETO: XIV

                Cláudio Manoel da Costa

Quem deixa o trato pastoril amado 

Pela ingrata, civil correspondência, 

Ou desconhece o rosto da violência, 

Ou do retiro a paz não tem provado. 

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPJ3mIUGODClDm9qzUFeMJv9zsqfex7H4_rnQMhMGyWcPz5K1vJCQC9mx5swpD5MYEv9tQCsk-NNewLx8OlhDwa8KvO7RGBzWsYRqg5DzodE_m__1poaENpRoUbxfGMwSsotU9vb0rtVg4SFC7TUS7Lv-ZTwA6sX5m8Hw5kDqZSNfDs8-9dZ940Yo_XpM/s320/PASTORIL.jpg

Que bem é ver nos campos transladado 

No gênio do pastor, o da inocência! 

E que mal é no trato, e na aparência 

Ver sempre o cortesão dissimulado! 

 

Ali respira amor sinceridade; 

Aqui sempre a traição seu rosto encobre; 

Um só trata a mentira, outro a verdade. 

 

Ali não há fortuna, que soçobre; 

Aqui quanto se observa, é variedade: 

Oh ventura do rico! Oh bem do pobre! 

COSTA, Cláudio Manuel da. Soneto XIV. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000040.pdf. Acesso em: 29 out. 2015.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 128 – 129.

Entendendo o soneto:

01 – De acordo com o soneto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Civil correspondência: referência à vida da cidade.

·        Transladado: transposto.

·        Cortesão: habitante da cidade.

·        Soçobre: acabe.

·        Ventura: sorte, destino.

02 – No soneto lido, forma e conteúdo harmonizam-se perfeitamente. Observe como, no primeiro quarteto, os versos se relacionam sonoramente.

Quem deixa o trato pastoril amado

Pela ingrata, civil correspondência,

Ou desconhece o rosto da violência,

Ou do retiro a paz não tem provado.”

a)   Qual é o esquema de rimas desse primeiro quarteto?

                        As rimas do primeiro quarteto são interpoladas: ABBA.

              b)   Observe o sentido dos versos que rimam entre si. Que relação temática podemos estabelecer entre eles?

Os versos que rimam entre si tratam da mesma temática. O primeiro e o quarto (A) fazem referência ao ambiente do campo; o segundo e o terceiro (B) remetem à cidade.

03 – Explique de que maneira, no segundo quarteto, o poeta dá continuidade à oposição entre o campo e a cidade.

      Nos dois primeiros versos, o bem é relacionado ao campo; nos dois últimos, o mal é relacionado à cidade.

04 – Após comparar o campo e a cidade nos dois quartetos, o poeta trabalha com a alternância das características desses espaços nos dois tercetos.

a)   Qual o esquema de rimas presente nos terceiros?

As rimas dos tercetos são alternadas: CDC e DCD.

b)   Levando em conta sua compreensão integral do poema, a que se referem os advérbios ali e aqui, o artigo um e o pronome outro, presentes no primeiro terceto?

Ali: campo; aqui: cidade; um: cidade; outro: campo.

c)   Os elementos a que se referem os advérbios ali e aqui se mantêm no segundo terceto? Explique.

Não. No segundo terceto, ali passa a referir-se à cidade, e aqui, ao campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário