Propaganda: Doe órgãos
André Fabiano Recova,
transplantado de rim no Hospital Dom Vicente Scherer.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 183.
Entendendo a propaganda:
01 – Qual é o objetivo dessa
propaganda?
Essa propaganda incentiva a doação de
órgãos.
02 – Para transmitir sua
mensagem, o produtor do texto fez um jogo usando nomes e cores.
a) Quem é Fabiano?
Fabiano é um paciente transplantado; é o homem que aparece na
imagem.
b) Observe que algumas letras que compõem o nome Fabiano estão em azul. Que nome elas formam? Quem seria essa pessoa?
As letras em azul formam o nome Bia, que possivelmente foi quem doou
o rim para Fabiano.
c) Qual foi a intenção do autor ao usar o azul para compor três das letras do nome “Fabiano” e a palavra “complete”?
Essa palavra também está em azul, indicando uma associação de
ideias: que Bia completou a vida de Fabiano.
03 – É possível afirmar que
essa propaganda apresenta um apelo emocional? Por quê?
Sim, essa
propaganda apresenta um apelo emocional, pois pretende comover para
sensibilizar as pessoas a serem doadoras de órgãos ou tecidos.
04 – Em sua opinião, esse
texto consegue atingir o objetivo a que se propõe? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
05 – Se você tivesse criado
essa propaganda, mudaria alguma coisa para aprimorá-la ou para transformá-la?
Resposta pessoal
do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário