Poema: NÃO ME DEIXES!
Debruçada nas águas dum regato
A flor dizia em vão
À corrente, onde bela se mirava:
"Ai, não me deixes, não!”
"Comigo fica ou leva-me contigo
"Dos mares à amplidão;
"Límpido ou turvo, te amarei constante;
"Mas não me deixes, não!"
E a corrente passava; novas águas
Após as outras vão;
E a flor sempre a dizer curva na fonte:
"Ai, não me deixes, não!"
E das águas que fogem incessantes
À eterna sucessão
Dizia sempre a flor, e sempre embalde:
"Ai, não me deixes, não!"
Por fim desfalecida e a cor murchada,
Quase a lamber o chão,
Buscava inda a corrente por dizer-lhe
Que a não deixasse, não.
A corrente impiedosa a flor enleia,
Leva-a do seu torrão;
A afundar-se dizia a pobrezinha:
"Não me deixaste, não!"
DIAS, Gonçalves. Não
me deixes! In: MILLIET, Sérgio (Seleção e notas). Obras-primas da poesia
universal. 3. ed. São Paulo, SP: Livraria Martins Editora, 1957. p. 92-93.
Entendendo o poema:
01 – O lamento da flor
representa fielmente o sentimento romântico
de:
a) Evasão no tempo.
b) Amor
incondicional ao outro;
c) Supervalorização
da natureza;
d) Exaltação do sonho, da
fantasia;
e) Desejo de morte pelo amor não
correspondido.
02 – Observa-se a inversão,
como recurso estilístico, no verso:
a) “A flor
dizia em vão”
b) “Mas não me
deixes, não.”
c) “E a
corrente passava”
d)
“Dizia sempre a flor, e sempre embalde”
e) “Leva-a do seu torrão”.
03 – Leia os versos a
seguir, início do poema “Não me deixes!”, de Gonçalves Dias:
“Debruçada
nas águas dum regato
A flor dizia em vão
À corrente, onde bela se mirava:
"Ai, não me deixes, não!”
"Comigo fica ou leva-me contigo
"Dos mares à amplidão;
"Límpido ou turvo, te amarei constante;
"Mas não me deixes, não!"
Assinale a alternativa da
qual consta a figura de linguagem predominante nos versos:
a)
Metonímia.
b)
Sinestesia.
c)
Metáfora.
d)
Catacrese.
e)
Prosopopeia.
04 – O título do poema
motiva a leitura?
Sim, a ideia de
ser abandonado aguça a curiosidade do leitor.
05 – As repetições utilizadas
favorecem a construção do poema?
Sim, a repetição
chama a atenção do leitor para a importância e significado que essa palavra tem
na construção e interpretação do poema.
06 – Nesse poema a flor está
personificada com sentimentos típicos de seres humanos. Como ela se sentia?
Sentia-se bela;
mira-se no espelho d’água; não quer ficar sozinha; fala; promete amor constante
ao regato e implora a sua companhia; a flor praticamente morre de amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário