Política de Privacidade

terça-feira, 4 de agosto de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): O HOMEM VELHO - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): O Homem Velho

              Caetano Veloso

O homem velho deixa a vida e morte para trás

Cabeça a prumo, segue rumo e nunca, nunca mais

O grande espelho que é o mundo ousaria refletir os seus sinais

O homem velho é o rei dos animais

 

A solidão agora é sólida, uma pedra ao sol

As linhas do destino nas mãos a mão apagou

Ele já tem a alma saturada de poesia, soul e rock'n'roll

As coisas migram e ele serve de farol

 

A carne, a arte arde, a tarde cai

No abismo das esquinas

A brisa leve traz o olor fulgaz

Do sexo das meninas

 

Luz fria, seus cabelos têm tristeza de néon

Belezas, dores e alegrias passam sem um som

Eu vejo o homem velho rindo numa curva do caminho de Hebron

E ao seu olhar tudo que é cor muda de tom

 

Os filhos, filmes, ditos, livros como um vendaval

Espalham-no além da ilusão do seu ser pessoal

Mas ele dói e brilha único, indivíduo, maravilha sem igual

Já tem coragem de saber que é imortal.

                                    Composição: Caetano Veloso.

Entendendo a canção:

01 – A letra da canção oferece uma reflexão acerca da velhice. Em relação ao tema do envelhecimento, o principal objetivo do poeta é:

a)   Expor seus desafios para a juventude.

b)   Narrar sua história através dos tempos.

c)   Destacar seus efeitos sobre a sociedade.

d)   Descrever sua chegada na vida das pessoas.

02 – A solidão agora é sólida, uma pedra ao sol (v.5) / Os filhos, filmes, ditos, livros como um vendaval (v.17). Os recursos expressivos presentes em cada um dos versos acima são, respectivamente:

a)   Aliteração – assíndeto.

b)   Polissíndeto – antítese.

c)   Hipérbole – eufemismo.

d)   Personificação – metonímia.

03 – O homem velho é o rei dos animais (v.4) / As coisas migram e ele serve de farol (v.8). As metáforas sublinhadas nos dois versos acima veiculam, respectivamente, as ideias de:

a)   Arrogância – magnitude.

b)   Sabedoria – experiência.

c)   Sagacidade – inspiração.

d)   Imponência – orientação.

04 – É possível fazer uma reflexão com a leitura da canção? Você concorda com as afirmações feitas pelo eu lírico?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Identifique a opção que completa corretamente o enunciado a seguir. Pode-se afirmar que o texto cumpre seu objetivo, pois:

a)   Simplesmente passa informações.

b)   Provoca emoções e reflexões.

c)   Serve de diversão.

d)   Modifica o comportamento.

06 – O eu lírico aborda o ema do envelhecimento de forma poética, apresentando argumentos que levam a inferir que seu objetivo é:

a)   Esclarecer que a velhice é inevitável.

b)   Contar fatos sobre a arte de envelhecer.

c)   Defender a ideia de que a velhice é desagradável.

d)   Mostrar às pessoas que é possível aceitar, sem angústia, o envelhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário