Música(Atividades): Corujinha
Vinicius de Moraes
Corujinha, corujinha
Que peninha de você
Fica toda encolhidinha
Sempre olhando não sei quê
O seu canto de repente
Faz a gente estremecer
Corujinha, pobrezinha
Todo mundo que te vê
Diz assim, ah, coitadinha
Que feinha que é você
Quando a noite vem chegando
Chega o teu amanhecer
E se o sol vem despontando
Vais voando te esconder
Hoje em dia andas vaidosa
Orgulhosa como quê
Toda noite tua carinha
Aparece na TV
Corujinha, coitadinha
Que feinha que é você.
Composição: Toquinho
/ Vinícius de Moraes.
Entendendo a canção:
01 – No decorrer da canção,
o eu lírico nos revela a quem ele se dirige – Corujinha – empregando o
diminutivo como recurso.
a)
Retire da canção outras palavras que também
estão no diminutivo.
Peninha, encolhidinha, pobrezinha, coitadinha, feinha, carinha.
b)
Com que intenção esse recurso foi utilizado?
Para intensificar a ideia dos estados em que a coruja se encontrar.
02 – Releia a terceira
estrofe:
“Quando
a noite vem chegando
Chega
o teu amanhecer
E se
o sol vem despontando
Vais
voando te esconder”.
A que hábitos próprios da coruja a
estrofe está fazendo referência?
Aos hábitos noturnos já que as corujas
andam à noite.
03 – Com que expressões o eu
lírico caracteriza a corujinha?
Encolhidinha, pobrezinha, coitadinha,
orgulhosa, vaidosa, feinha.
04 – Num determinado momento
o eu lírico apresenta situações contrárias para se referir a corujinha. Copie
esses versos que mostram essa contrariedade.
“Hoje em dia
andas vaidosa / Orgulhosa como quê.”
05 – Por que o eu lírico diz
que a corujinha está vaidosa?
Porque ela
aparece na TV à noite.
06 – Por que o eu lírico diz
ter “peninha” da corujinha?
Porque ela é
muito feia.
07 – Retire do texto
exemplos de:
a)
Rimas da 3ª e da 4ª estrofes e classifique-as
pelo valor e pela localização.
Pobrezinha e coitadinha – POBRE (adjetivo).
Vê e você – RICA (verbo e pronome).
ABAB – intercaladas.
Chegando e despontando – POBRE (verbos).
Amanhecer e esconder – POBRE (verbos).
ABAB – intercaladas.
b)
Personificação.
(A CORUJINHA) andas vaidosa / Orgulhosa como quê.
c)
Copie a última estrofe e circule as sílabas
tônicas dos verbos.
“Corujinha, coitadinha
Que feinha que é você!”
08 – Copie um exemplo de
linguagem figurada e explique seu sentido denotativo.
“Toda noite tua
carinha / Aparece na TV”. A carinha da coruja é o símbolo da seção coruja da
Rede Globo, cujo horário é de filmes na madrugada.
09 – O que o eu lírico quer
dizer com a repetição o 1° verso?
Ao se dirigir à
Corujinha ele intensifica o nome dela nos versos para dar ênfase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário