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quarta-feira, 22 de maio de 2019

TEXTO: VIOLÊNCIA SOCIAL - ALUNO DO 3º ANO ENSINO MÉDIO - COM GABARITO

Texto: VIOLÊNCIA SOCIAL

        A violência no Brasil acontece pela diferença econômica e social que existe nas sociedades nacionais.
        O Brasil está mudando, crescendo e progredindo, só que ainda existe a má distribuição de renda para as populações. Assim o “cidadão” privilegiado vivendo na pobreza, na miséria fica revoltado e tem como solução de vida violentar os outros para sobreviver.
        Para outros a sobrevivência formada na miséria é se adaptar as drogas para fugir da realidade e não saber o que se faz.
        Dentro dessas desigualdades encontra-se o comércio clandestino de armas que se transforma em um ato comum do dia-a-dia do cidadão. A arma é usada como um utensílio “doméstico”.
        Entretanto o Estado deve dar prioridades a classe baixa, investindo em educação, moradia, saúde, uma distribuição de renda bem feita, para chegarem numa condição de vida melhor e para que esta parte social não tenha necessidades de procurarem e violentarem outras pessoas para terem uma vida decente.
                                                      Aluno do 3° ano do ensino médio.
Entendendo o texto:

01 – No primeiro parágrafo do texto contém apenas uma ideia-núcleo, que foi desenvolvida. Além disso, a expressão “nas sociedades nacionais” não foi bem empregada.
a)   Que termo substituiria adequadamente a expressão mencionada?
Classes sociais.

b)   Que ideias secundárias poderiam garantir, nesse parágrafo, o desenvolvimento da ideia-núcleo e a progressão textual?
Entre outras possibilidades, o autor poderia ter descrito o perfil das classes sociais a que se refere.

02 – Na passagem do 1° parágrafo para o 2° parágrafo, não há nenhuma palavra que retome um termo ou uma ideia anteriormente expressos, do que resulta a impressão de que esses parágrafo estão soltos, isto é, sem coesão. Procure perceber a relação entre esses dois parágrafos e responda:
a)   Que ideia do 1° parágrafo o autor tenta desenvolver no 2° parágrafo?
A ideia de que a violência resulta das diferenças entre as classes sociais.

b)   Que outra redação poderia ser dada ao primeiro período do 2° parágrafo, de modo a explicitar a relação de continuidade existente entre os dois?
Essas diferenças sociais continuam existindo, apesar de o país estar mudando, crescendo e progredindo.

c)   Que outras ideias secundárias poderiam dar progressão ao texto, desenvolvendo a ideia-núcleo lançada nesse parágrafo?
As causas da “revolta” do cidadão pobre e as razões de a violência tornar-se uma saída para ele poderiam ser especificadas pelo autor.

03 – No 3° parágrafo, as ideias são pouco desenvolvidas.
a)   Está claro, no texto, a quem se refere o pronome outros da expressão “Para outros”? Caso não, que redação você daria a esse trecho, de modo a garantir a relação de continuidade desse parágrafo com o anterior?
Não. Esse pronome só estaria bem-empregado se, no parágrafo anterior, houvesse uma expressão como “para alguns”. Nesse caso, teríamos algo como “Por outro lado / Para outros, a única forma de sobreviver na miséria é fugindo da realidade por meio das drogas”.

b)   Que outras ideias poderiam ser desenvolvidas nesse parágrafo?
Entre outras, o autor poderia aprofundar a ideia de que miséria e drogas estão relacionadas, tanto no aspecto do consumo quanto no de tráfico.

04 – No quarto parágrafo, o autor emprega uma marca de continuidade, constituída pela expressão “Dentro dessas desigualdades”. Na sua opinião, essa expressão está bem-empregada no conteúdo? Justifique.
      Não, pois tendo a única referência à desigualdade ocorrido no 1° parágrafo (“diferença econômica e social”), ela já se encontra distante: além disso, não se tratou do lado privilegiado da sociedade, de modo que não houve contraposição entre um lado e outro.

05 – O último parágrafo é iniciado com a conjunção adversativa entretanto, cujo papel é estabelecer oposição entre as ideias. Considerando-se a relação que normalmente há entre a conclusão e as partes anteriores de um texto, a palavra entretanto estabelece a conexão adequada à finalização do texto? Se sim, justifique. Se não, aponte a conjunção que substituiria satisfatoriamente a palavra entretanto.
      Não. O sentido pretendido pelo autor é de conclusão. Logo, caberia uma palavra ou expressão como portanto, assim, desse modo, etc.

06 – O texto não fugiu ao tema proposto. Apesar disso, não pode ser considerado um bom texto, em virtude de alguns problemas relacionados à textualidade. Identifique esses problemas.
a)   Ausência de sinalizadores claros de continuidade, que garantem a retomada de palavras e ideias.
b)   Ausência de ideias secundárias, que fundamentam a ideia-núcleo dos parágrafos, de modo a garantir a progresso textual e o grau adequado de informatividade ao texto.
c)   Ausência de introdução, na qual é lançada uma tese ou ideia principal; de desenvolvimento, em que são lançados os argumentos; da conclusão.
d)   Emprego inadequado de termos, o que comprovante a coerência e a coesão das ideias.




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