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quarta-feira, 22 de maio de 2019

POEMA: MUSA IMPASSÍVEL - FRANCISCA JÚLIA - COM GABARITO

Poema: MUSA IMPASSÍVEL
                
         Francisca Júlia

Musa! um gesto sequer de dor ou de sincero
Luto jamais te afeie o cândido semblante!
Diante de um Jó, conserva o mesmo orgulho; e diante
De um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero.

Em teus olhos não quero a lágrima; não quero
Em tua boca o suave e idílico descante.
Celebra ora um fantasma anguiforme de Dante,
Ora o vulto marcial de um guerreiro de Homero.



Dá-me o hemistíquio d'ouro, a imagem atrativa;
A rima, cujo som, de uma harmonia crebra,
Cante aos ouvidos d'alma; a estrofe limpa e viva;

Versos que lembrem, com seus bárbaros ruídos,
Ora o áspero rumor de um calhau que se quebra,
Ora o surdo rumor de mármores partidos.

               In Péricles Eugênio da Silva Ramos. Panorama da poesia brasileira:
Parnasianismo, vol. 3. Rio de Janeiro. Ed. Civilização Brasileira, 1959.
Entendendo o poema:

01 – De acordo com o poema, qual o significado das palavras abaixo:
·        Sobrecenho: semblante severo.
·        Idílico: amoroso.
·        Descante: canto.
·        Anguiforme: que tem a forma de serpente.
·        Marcial: relativo à guerra.
·        Hemistíquio: a metade de um verso alexandrino, e, por extensão, de qualquer verso.
·        Creba: repetida.
·        Calhau: fragmento de rocha dura, pedra solta, seixo.

02 – Ao longo do soneto, o sujeito poético tem como interlocutora a sua musa, isto é, a sua fonte de inspiração artística.
a)   Quais as características da musa, presentes no primeiro quarteto?
As características são a impassibilidade: “Um gesto sequer de dor ou de sincero”; a beleza virginal: “o cândido semblante”; e o orgulho, a gravidade: o “sobrecenho austero”

b)   Ainda de acordo com essa estrofe e com os dois versos iniciais do segundo quarteto, que comportamentos a musa deve rejeitar, para manter suas características?
Os comportamentos que a musa deve rejeitar são a tristeza e também o “suave e idílico descante”, isto é, o canto amorosa.

c)   Tais comportamentos lembram que estilo literário? Por quê?
Tais comportamentos lembram o Romantismo, pois são de natureza emocional.

03 – A “Musa Impassível” parnasiana é fundamentalmente anti-romântica. Como o título e os seis versos iniciais do poema justificam a 1ª parte dessa afirmação?
      O título do poema e também seus versos iniciais justificam a 1ª parte dessa afirmação na medida em que caracterizam a musa parnasiana como impassível, impessoal, indiferente e austera; atributos claramente racionalistas e, portanto, anti-românticos.

04 – Nos tercetos aparecem alguns dos principais traços estilísticos valorizados pelos parnasianos, que buscavam sobretudo a perfeição formal, de acordo com os critérios clássicos. Exemplifique tais traços com passagens dessa parte, depois de observar o exemplo abaixo.
Descritivismo impessoal e objetivo (versos elaborados com tal racionalidade e precisão que parecem existir sem interferência humana):

        “Versos que lembrem, com seus bárbaros ruídos,
        Ora o áspero rumor de um calhau que se quebra,
        Ora o surdo rumor de mármores partidos”.

a)   Preciosismo linguístico e vocabular (busca da palavra rara e perfeita, dos elementos poéticos – a métrica, a rima, as imagens, as estruturas sintáticas, etc.
“Dá-me o hemistíquio d'ouro, a imagem atrativa;
A rima, cujo som, de uma harmonia crebra,
Cante aos ouvidos d'alma; a estrofe limpa e viva.”

b)   Culto ao equilíbrio clássico e referências à mitologia greco-latina.
“Celebra ora um fantasma anguiforme de Dante,
Ora o vulto marcial de um guerreiro de Homero.”

05 – Considerando as características do Parnasianismo percebidas até agora, dê a sua opinião: a poesia parnasiana é resultado da inspiração ou do trabalho, da “transpiração”?
      Para os poetas parnasianos a poesia resulta muito mais de “transpiração” do que de inspiração.

06 – Agora compare os estilos das Escolas Realistas: de um lado o Realismo e o Naturalismo e, de outro, o Parnasianismo. Encontre uma semelhança e uma diferença entre eles.
      O que aproxima essas escolas é a postura racionalista, anti-romântica e os cuidados técnicos na elaboração da obra de arte. Quanto à diferença, enquanto o Realismo e o Naturalismo são engajados politicamente, no Parnasianismo predomina o esteticismo, o ideal da “arte pela arte”.  








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