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quarta-feira, 4 de abril de 2018

TEXTO: POR QUE TEMOS DE COMER? MONICA VALLE DE CARVALHO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: POR QUE TEMOS DE COMER?


     Assim como as máquinas precisam de combustível para funcionar, o organismo necessita de alimentos para produzir energia e movimento. Mas comparar nosso corpo a uma máquina é pouco. Somos mais que um conjunto de órgãos funcionando. Temos, também, emoções e a alimentação interfere até nelas...
        Bem alimentados, somos mais dispostos, temos mais interesse em trocar experiências com os outros, somos capazes de pensar melhor sobre o que acontece nas nossas vidas, somos até mais bem-humorados. Já em pessoas com alimentação deficiente, é comum o desânimo, até mesmo certa tristeza. Isso sem falar na sensação de fraqueza, na dificuldade em prestar atenção, na pouca disposição para brincar ou praticar exercícios e também na maior dificuldade do organismo para se defender das doenças. Portanto, temos que comer bem. Mas alguém aí sabe qual é a alimentação ideal?
         Para os especialistas em nutrição, a boa alimentação é aquela que equilibra os nutrientes de que o corpo necessita. No nosso caso, inclui carboidratos (pães, massas, batatas), vitaminas e sais minerais (frutas, legumes e verduras), proteínas (carnes, ovos e leite) e lipídeos (azeite, manteiga e óleos). Ao longo do dia, é preciso combinar esses grupos de alimentos para evitar qualquer deficiência. Mas em que quantidade?
         A quantidade de alimentos necessária para cada um de nós depende de fatores como sexo, idade e atividade física. Quem passa muito tempo sentado à frente do computador, televisão ou videogame, por exemplo, tem necessidade menor de energia do que quem pratica esportes, joga bola ou brinca de pique. O momento biológico também é muito importante. Isso quer dizer que, quando se está doente, esperando bebê ou na fase do chamado estirão de crescimento, é preciso uma alimentação adequada. Por isso podemos dizer que os planos alimentares devem respeitar os hábitos e as necessidades de cada um. Como você já descobriu, precisamos comer para manter o corpo em equilíbrio. Lembre-se: comer de menos faz mal da mesma forma que comer demais. Seja comedido com biscoitos, doces, sorvetes, chocolates... Essas guloseimas não substituem as refeições, nem fazem bem se consumidas em excesso.
           Ah! E não se esqueça de beber bastante água. Esse líquido, além de ser considerado alimento, compõe a maior parte do nosso organismo. Saúde!

                                        (Carvalho, Mônica Valle de. Revista CHC).

Entendendo o texto:
01 – A tese defendida pelo texto I pode ser mais bem evidenciada em:
       a) Nosso corpo é como uma máquina, uma vez que temos de nos alimentar apenas para produzir energia sem relacionar o alimento à satisfação pessoal.
       b) Bem alimentados, somos mais dispostos, mais bem-humorados, temos mais interesse em interagir com os outros e refletimos melhor sobre o que acontece em nossas vidas.
       c) Boa alimentação não está relacionada a uma dieta equilibrada.
       d) Beber bastante água é irrelevante para a saúde do homem.
       e) Para os especialistas em nutrição, não se devem combinar nutrientes, tendo em vista que as guloseimas como doces, sorvetes e chocolates podem substituir as principais refeições satisfatoriamente.

02 – Dentre as alternativas abaixo, assinale a que contém duas palavras de classes gramaticais diferentes utilizadas para estabelecer um diálogo com o leitor.
       a) Lembre-se / você
       b) Lembre-se / seja
       c) Quem / você
       d) Precisamos / lembre-se.
       e) Você / isso.

03 – No trecho: "Agora mude a alimentação e olhe os resultados obtidos, veja a melhoria na qualidade de vida", alterando- -se o sujeito dos verbos destacados para tu e depois nós, teríamos, respectivamente, a seguinte modificação das formas verbais:
       a) muda, olhe, vê / mudemos, olhamos, vemos      
       b) mude, olhe, veja / mudemos, olhemos, vejamos
       c) muda, olha, vês / mudamos, olhamos, vemos
       d) mudas, olhas, vês / mudamos, olhamos, vemos.
       e) muda, olha, vê / mudemos, olhemos, vejamos.


04 – Analisando o cardápio, percebemos que há uma incorreção gramatical, pois:
       a) o adjetivo calabresa escreve-se com z: calabresa.
       b) o adjetivo referente a abobrinhas e pimentões deve ser recheadas.
       c) o substantivo quibe escreve-se com k: kibe.
       d) a forma verbal vem recebe acento circunflexo já que indica o plural: vêm.
       e) o substantivo viagem escreve-se com j: viajem.

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