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domingo, 18 de fevereiro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: DRAMA INÚTIL - MAGNO DE AGUIAR - COM GABARITO

ARTIGO DE OPINIÃO: DRAMA INÚTIL
                                         Magno de Aguiar

     Para centenas de milhares de jovens está em curso mais um festival nacional da tortura. Trata-se dos vestibulares para ingresso no ensino superior, um conjunto de provas, resultados, matrículas, reclassificações e remanejamentos que, atualmente, levam os jovens e seus familiares a uma situação de intenso estresse.
        É nesta época que a imprensa tradicionalmente se ocupa do vestibular, e, muitas vezes, o aponta como grande causador dos males da educação de nível médio.
        O vestibular já tem 86 anos de história no Brasil e pode, ser considerado um processo esgotado. Mas não pode ser responsabilizado pela má formação dos alunos que chegam à universidade, resultante, entre outros fatores, da massificação do ensino superior, da insuficiência de professores no ensino médio, e da sua má remuneração e do despreparo de muitos deles, bem como da falta generalizada de recursos no ensino público.
        Qualquer pessoa mais atenta sabe que o vestibular, hoje, é mais prova de fôlego, e até mesmo uma seleção elitizante, do que um exame intelectual confiável. Os educadores especializados nessa área já perceberam isso há bastante tempo, e têm introduzido algumas alterações ao longo dos anos, porém com resultados pouco animadores.
        Na verdade, o vestibular é um fato episódico, destinado a medir em dois ou três dias o que o aluno aprendeu ao longo de 11 anos. Na sua forma atual, ele não passa de um mecanismo de seleção e de um diagnóstico do sistema que o precede.
        Está mais do que na hora, portanto, de se adotar mecanismos de seleção mais eficientes e menos estressantes. A nova Lei de Diretrizes e Bases permite que as universidades escolham seu processo seletivo. Está na hora de as universidades colocarem a criatividade para funcionar, buscando alternativas de acesso confiáveis, e que conjuguem capacidade intelectual de indivíduos componentes de minorias com oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
        Não é possível desconsiderar grupos minoritários com problemas específicos de natureza socioeconômico e cultural que aspiram à formação em escalas de 3º Grau. Os novos critérios devem assegurar a igualdade de condições para todos os candidatos. Na definição desses novos métodos, não se pode deixar de lado a escola de ensino médio, com a qual a universidade precisa articular-se e trocar experiências.
        É preciso, pois, considerar a existência de testes que meçam aprendizagem ao lado dos que detectam a capacidade de aprender (sinalizadores e preditivos).
        As universidades estão devendo isso à sociedade, para que, de agora em diante, o acesso ao ensino superior passe a ser encarado como um episódio normalíssimo na vida do estudante, e não como um “tudo ou nada”.

             Magno de Aguiar Maranhão é membro do Conselho Estadual de
                 Educação (RJ), reitor do Centro Universitário Augusto Motta (RJ),
                      É pró-reitor acadêmico da Universidade Veiga de Almeida (RJ).

Entendendo o texto:
01 – Quanto ao título, explique a escolha do adjetivo nele ocorrente.
       Por não apresentar consequências positivas, já que é um drama.

02 – Qual a tese defendida pelo autor?
       A instituição Vestibular e o que decorre dele é estressante.

03 – No primeiro parágrafo, de que recurso lança mão o autor para fazer o desdobramento da tese?
       Citações.

04 – Segundo o autor, qual a crítica, feita pela imprensa, sobre a realização de vestibular?
       O Vestibular é gerador de males educacionais do país.

05 – Há, no segundo parágrafo, uma construção frasal que contraria regra gramatical. Transcreva a passagem na qual tal ocorrência se dá.
       O emprego da próclise do pronome “o”: “... e, muitas vezes, o aponta...”.

06 – Embora sem especificar a posição da imprensa sobre o Vestibular, o autor contrapõe-se no terceiro parágrafo, apontando causas para a má formação dos alunos que chegam à Universidade. Cite-as.
       O Vestibular é um processo esgotado, mas não é responsável pela formação do aluno.

07 – Resuma as ideias do quarto parágrafo.
       O Vestibular é extenuante e elitizante e já se procederam a modificações que não são animadoras.

08 – Dando sequência ao seu posicionamento crítico-pessoal, o autor volta a classificar o Vestibular no quinto parágrafo. Elabore um único período. Resuma as ideias nele contidas.
       A forma atual do Vestibular não vai além de um mecanismo de seleção e de um diagnóstico imperfeito.

09 – O sexto parágrafo caracteriza-se por ser antecipador de uma conclusão. Que conclusão é essa a que chega o autor?
        Está na hora de se adotar mecanismo de seleção mais eficiente.

10 – Quanto à sua estrutura, o que representa o sétimo parágrafo em relação ao anterior?
        Mantém com o anterior uma relação de desenvolvimento, comprovação de ideias, ampliação.

11 – Na sua linha argumentativa, o autor apresenta um elemento resultante do atual perfil do Vestibular, associando-o a uma injustiça que o formato do concurso provoca. Que injustiça é essa?
        A de desconsiderar grupos minoritários socioeconomicamente alinhados.

12 – Por que o oitavo parágrafo é um desdobramento do anterior quanto ao conteúdo que expõe?
        Porque desenvolve a ideia que remete do grupo minoritário.

13 – Que tipo de sugestão o autor apresenta no nono parágrafo?
        Sugere que haja uma articulação entre a universidade e a escola de ensino médio.

14 – Em um outro posicionamento conclusivo, no décimo parágrafo o autor aponta uma necessidade no sentido de dar melhor compleição ao Vestibular. Cite-a.
        A posição é que se deva aplicar testes que meçam aprendizagem e a capacidade individual.

15 – Em termos estruturais, o que representa o último parágrafo.
        Representa uma conclusão.

16 – O autor afirma que o vestibular é “um festival nacional de tortura”. Transcreva do texto passagens que, fazendo parte da linha argumentativa, venham a comprovar a tese mencionada.
        “... um conjunto de provas, resultados (...) a uma situação de intenso estresse”.

17 – Você está vivenciando o momento a que se referiu o texto. Você concorda com a posição do autor? Justifique a sua resposta, acrescentando, se for o caso, alguns outros argumentos não utilizados pelo autor.
        Resposta pessoal.

18 – Faça o que se pede em relação aos elementos mencionados do texto “Drama Inútil”.
            a) Substitua por palavras ou expressões de mesmo valor significativo:
     --- do primeiro parágrafo:
1 – “Festival Nacional da Tortura”.
Sessão nacional de estresse.

2 – “Trata-se” / “Para ingresso”.
Diz respeito ao / Para acesso.

--- do terceiro parágrafo:
1 – “Mesmo” / “Esgotado” / “Mas” / “Resultante” / “Bem como”.
Inclusive/Acabado/Porém/Consequente/Assim como.

19 – Dê uma nova redação ao sexto parágrafo.
       Resposta pessoal.



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