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segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): VENTO DO LITORAL - LEGIÃO URBANA - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): VENTO DO LITORAL
 LEGIÃO URBANA  

De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
Vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando
Tudo embora...

Agora está tão longe
Ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudades
Quando olhávamos juntos
Na mesma direção

Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim...

Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo
O tempo todo

E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem...

Já que você não está aqui!
O que posso fazer
É cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos,
Lembra que o plano
Era ficarmos bem...

Eieieieiei !
Olha só o que eu achei
Humrun
Cavalos-marinhos...

Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

RUSSO, Renato. Vento no litoral. Intérprete: Legião Urbana.
      In: Legião Urbana. Legião Urbana V. Brasil: EMI Music, 1991. 1 CD. Faixa 7.


   Relendo a letra, responda:

1)   Na personificação do tempo em “Foi só o tempo que errou”, o eu lírico
a)   acredita não ter responsabilidade pelo que acontece e culpa o tempo.
b)   responsabiliza o mal tempo por levar tudo que possuía embora.
c)   demonstra ter perdido a hora em algum momento.
d)   sente a força dos ventos ao observar o horizonte.

2)   De acordo com a letra da música, o eu lírico
a)   procura o mar para contemplar seu amor.
b)   faz planos para reencontrar seu amor.
c)   fica feliz ao ter contato com a natureza.
d)   sente a falta de alguém que partiu.

          3)      Ao buscar um lugar tranquilo, o eu lírico encontra na praia o seu refúgio. De que, na verdade, ele deseja descansar?
      De seu desencontro amoroso, da desilusão de seus sonhos de amor.

           4)  Como o eu lírico tenta apagar as possíveis lembranças que o fazem sofrer?
Ele vai em busca da natureza, procura ouvir o vento que acalma, e brinca com as ondas do mar.

         5)   Que advérbio ou locuções adverbiais, na primeira estrofe, situam o lugar onde ele estava?
Até a praia e nas pedras.

        6)     Explique por que ele diz, na segunda estrofe, que: “...o vento vai levando tudo embora”.
Além de carregar o que encontra pela frente, o vento leva consigo as  recordações e tristezas do eu lírico.

7 -   Releia a primeira estrofe.
          a) Por que será que o eu lírico quer ir à praia?
Para esquecer o que faz sofrer, para se livrar do sofrimento e para espairecer.

   b) Que advérbio, na primeira estrofe, funciona como um pressuposto, isto é, sugere que o vento já estava mais forte antes? Esclareça sua resposta.
Porque nos faz pressupor que o vento esteve muito forte, mas poderia estar mais forte ou não à tarde.

       c) Na segunda estrofe, que palavra retoma todo o conteúdo da primeira estrofe, resumindo-a?
O pronome demonstrativo isso, que funciona como elemento de coesão referencial no texto.

8) -    Aos poucos o eu lírico vai falando de seu desencanto e revela o que o deixou meio perdido. Releia a terceira estrofe.
   a)   Interprete este verso: “Agora está tão longe [....]”. O que se distanciou?
A presença física da pessoa amada e o que eles viveram enquanto se amavam.

        b) Ainda na terceira estrofe, o que se pode concluir quanto ao motivo da separação?
     Eles passaram a ter sonhos diferentes, não se entendiam mais e acabaram se afastando um do outro.

      c)  Nessa estrofe, que advérbio altera o sentido de outro advérbio? O que ele expressa?
              O advérbio tão, que intensifica o sentido do advérbio de lugar longe.

     d) Que locução prepositiva une versos e advérbios de tempo e lugar, na terceira estrofe? Qual é o seu sentido?
      Além de: expressa a ideia de inclusão.

       e)  Releia este verso: “Dos nossos planos é que tenho mais saudade”. A locução destacada chama-se expletiva ou de realce, porque podemos tirá-la sem alterar o sentido do verso. Com que objetivo ela foi empregada?
Para realçar o termo “Dos nossos planos”, que representa a ideia mais Importante no verso.

  f)  Que outro recurso estilístico se empregou para realçar esse termo?
A anástrofe, ou seja, a inversão na ordem da frase. Na ordem direta teríamos: É que tenho mais saudade dos nossos planos.

      g)  A ideia de tempo é determinada por quais palavras na terceira estrofe?
    Pela repetição do advérbio agora e pela conjunção subordinativa quando.

 h)     No último verso da terceira estrofe, por que ocorre elipse?
     Não se repetiu o verbo estar, expresso no verso anterior.

9 -   De acordo com esse último verso, o eu lírico ainda não havia esquecido a pessoa amada, e esse fato se confirma na quarta estrofe.
  a) Explique por que ele prefere culpar o tempo pelo fracasso de seus planos.
Durante algum tempo, era fácil o entendimento entre ele a amada; mas o tempo fez com que isso acabasse, e o amor se desgastasse.

    b)  No verso “Agimos certo sem querer”, a palavra destacada é adjetivo ou advérbio? Por que?
Advérbio, pois modifica o verbo agir, expressando modo. Não caracteriza um substantivo.

 c) Releia estes versos: “vai ser difícil sem você”; “Era ficarmos bem...”.  Que sentido expressam as palavras destacadas?
A preposição sem expressa falta ou carência de algo ou alguém; e o advérbio bem indica o modo como os dois viveriam.

10 -    Apesar da saudade, o eu lírico reage e procura novos caminhos. Releia a quinta e sexta estrofes.
        a)   Interprete o sentido deste verso: “Quero ser feliz ao menos”.
O eu lírico deseja apenas viver com alegria, mesmo não tendo a  pessoa amada ao seu lado.

   b) Na quinta estrofe, a locução conjuntiva subordinativa já que, que constitui um elemento de coesão entre as estrofes, apresenta que sentido?
Exprime a causa ou o motivo de ele não se entregar.

 c) Observe o emprego das interjeições, na última estrofe. O que elas expressam?
Pode ser uma interjeição para chamar a atenção do outro, para o seu achado ou exprimir a alegria de encontrar os cavalos-marinhos, e a outra, “Humrun”, pode indicar que ele está pensativo ou feliz diante do fato.

     d)  Que relação teria o fato de ele ter achado cavalos-marinhos e a decisão tomada?
Talvez esse achado fosse para ele o prenúncio de uma vida mais feliz, renovada.

    e)   Observe o emprego das reticências no final de todas as estrofes, com exceção da primeira. Que sentido elas apresentam no contexto?
Há a suspensão de um pensamento que parece ainda continuar na mente do eu lírico.


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