Colocação Pronominal II – Exercícios
Leia a tirinha a seguir e responda às questões
de 5 a 9:
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHlz6VzPaRbCEZQokBaSOwKt5zc5Oj2WjJFFLkR6qm_zDVlLt99NeYCE3cjKfpwqBc_E9dqDkV9q8FL398BheCb84_E1lDZP3ZHKJqtCe-85wzFrl0ZgIwjasDWc00fyNzqEkQQ9tpGwqRLqbHnQVCuPzOpwOQoda8IV6c8HqCLWbwqfB7Cr6VJEoFycM/s320/beijo.jpg Porque ele usou o pronome de forma incorreta.
02 – Se ao invés de dizer “Abraça-me” e “Beije-me”,
ele dissesse “Me abrace” e “Me beije”, as frases estariam corretas?
( ) Sim, porque o pronome pode estar
no início da frase e todos falam assim.
(X) Não,
porque não se inicia frase com pronome oblíquo.
03 – A frase “Nunca deixe-me”, com relação à
colocação pronominal está:
( ) correta, pois a palavra negativa
(nunca) pede ênclise (pronome depois do verbo).
(X)
incorreta, pois a palavra negativa (nunca) pede próclise (pronome antes do
verbo) e o certo seria “Nunca me deixe”.
04 – Ao se declarar para a moça, o rapaz estava
usando a linguagem informal (do dia a dia, que não segue as regras gramaticais)
ou formal (que segue as regras da gramática)?
Formal.
05 – Você acha que dependendo da pessoa que se
pretende conquistar, falar errado pode ser um empecilho? Justifique sua
resposta.
Resposta pessoal do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário