Política de Privacidade

sábado, 27 de junho de 2026

FÁBULA: A LÍNGUA E OS DENTES - LEONARDO DA VINCI - COM GABARITO

 Fábula: A Língua e os Dentes

 

        Era uma vez um menino que tinha o mau hábito de falar mais que o necessário.

        -- Que língua! – suspiraram os dentes certo dia – nunca fica parada, nunca sossega!

        -- Por que é que vocês estão resmungando? – perguntou a língua em tom arrogante – Vocês, os dentes, são meros escravos, e seu trabalho resume-se em mastigar o que eu decidir. Não temos nada em comum, e não permitirei que vocês se metam em meus negócios.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOT1jczsWD4XklEYvztTf5LhDoS8rF7UHmiORcIfUfeYdQYx5X_sVhQBoOXWjS6sWkUb4ePkqhWVH8OtvgJFJYqMWJJV21FUbHfMWqD1NKiXOy3nQvMcico6EooJ5g_1g88n40TSB1A_Q4EAkqjDOiLNKRqo6Pw8ReRToEaYifZVKE8dru8EU_-GHU_LE/s320/67439443-desenho-animado-ilustracao-apresentando-a-aberto-boca-exibindo-uma-lingua-e-dentes-criando-uma-humoristico-expressao-com-uma-engracado-face-conjunto-contra-uma-limpar-limpo-branco-fundo-vetor.jpg
 

        E então o menino continuou falando, algumas vezes de maneira imprópria, e sua língua sentia-se muito feliz, aprendendo novas palavras a cada dia.

        Porém um dia o menino comportou-se mal e permitiu à sua língua contar uma grande mentira. Os dentes obedeceram ao coração, fecharam-se e morderam a língua.

        A partir desse dia a língua tornou-se tímida e prudente, e passou a pensar duas vezes antes de falar.

        Moral: A arrogância e a falta de controle sobre o que dizemos inevitavelmente nos levam ao erro e ao sofrimento.

 

Leonardo da Vinci. Fábulas de Leonardo Da Vinci (Século XV).

 Entendendo a fábula: 

01 – Qual era o mau hábito do menino no início da história?

        O menino tinha o péssimo hábito de falar muito mais do que o necessário, sem qualquer filtro ou controle sobre as suas palavras.

02 – Por que os dentes reclamaram da língua e como ela reagiu ao protesto deles?

      Os dentes reclamaram porque a língua nunca ficava parada ou sossegada. A língua reagiu com extrema arrogância, chamando os dentes de "meros escravos" cuja única função era mastigar o que ela decidia, exigindo que não se metessem em seus negócios.

03 – Apesar de falar de maneira imprópria, como a língua se sentia no dia a dia?

      A língua sentia-se muito feliz e orgulhosa, aproveitando cada dia para aprender novas palavras e continuar falando sem barreiras.

04 – O que desencadeou a reação violenta dos dentes contra a língua?

      O gatilho foi quando o menino se comportou mal e permitiu que a sua língua contasse uma grande mentira. Diante disso, seguindo as ordens do coração, os dentes se fecharam repentinamente e morderam a língua.

05 – Como mudou o comportamento da língua após ser mordida pelos dentes?

      Após a dolorosa punição, a língua perdeu sua arrogância. Ela se tornou muito mais tímida e prudente, passando a refletir e a pensar duas vezes antes de proferir qualquer palavra.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário