Fábula: A Formiga e o Grão de Trigo
Um
grão de trigo, deixado sozinho no campo após a colheita, esperava pela chuva a
fim de esconder-se novamente sob a terra.
Uma
formiga viu o grão, colocou-o nas costas e partiu penosamente em direção ao
distante formigueiro.
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcywChy1DCqcjmT5TAqM19t025PFTTuc4Tjg8uH8cI7t7FiY7IbaSZB6gz6ZtqZ9pyNnuoTih0oIaehgIAKffXsaUEoGKmkNDFhXtNGQBzDX2CptY-cNvs4rebpipkTsQrh3ZaG-7rIPW88nEGxD9GJLzL_aJDjjJgnEk7RpmZ1kbwudfatoTV5oRKLTQ/s320/maxresdefault.jpg À
medida que andava, o grão de trigo parecia pesar cada vez mais sobres suas
costas cansadas.
-- Por que você não me deixa aqui? – perguntou-lhe o grão de trigo.
A
formiga respondeu:
-- Se eu deixar você para trás, podemos não ter provisões para o
inverno. Em nosso formigueiro há muitas formigas e cada um de nós deve levar
para o celeiro todo o alimento que encontrar.
-- Mas eu não fui feito só para ser comido – objetou o grão de trigo –
sou uma semente, cheia de vida, e meu destino é dar origem a uma planta. Ouça,
cara formiga, vamos fazer um pacto.
A
formiga, contente por poder descansar um pouco, colocou o grão de trigo no chão
e perguntou:
-- Que pacto?
-- Se você me deixar aqui no campo – respondeu o grão de trigo – em vez
de me levar para o formigueiro, eu darei a você, daqui a um ano, cem grãos de
trigo exatamente iguais a mim.
A
formiga olhou para o grão de trigo com ar incrédulo.
-- Sim, cara formiga. Creia no que estou lhe dizendo. Se você desistir
de mim agora eu lhe darei cem de mim, cem grãos de trigo para o seu celeiro.
A
formiga pensou:
-- Cem grãos em troca de um só... Mas isso é um milagre!
-- E como é que você vai fazer isso? – perguntou ela.
-- Isso é um mistério – respondeu o grão de trigo – é o mistério da
vida. Cave um buraquinho, enterre-me dentro dele e volte dentro de um ano.
No
ano seguinte a formiga voltou. O grão de trigo transformara-se numa nova planta
carregada de sementes, cumprindo, portanto, sua promessa.
Moral:
Ter paciência e saber abrir mão de um ganho imediato pode gerar recompensas
muito maiores no futuro.
Leonardo da Vinci. Fábulas de Leonardo
Da Vinci (Século XV).
Entendendo a fábula:
01 – O que o grão de
trigo estava esperando no campo e o que a formiga fez ao encontrá-lo?
O grão de trigo
estava esperando sozinho pela chuva para conseguir se esconder e enterrar
novamente no solo. Quando a formiga o viu, colocou-o nas costas e começou a
carregá-lo com dificuldade em direção ao seu formigueiro para servir de
alimento.
02 – Qual foi o
argumento da formiga para não deixar o grão de trigo para trás quando ele
pediu?
A formiga argumentou
que se o deixasse ali, faltariam provisões para o inverno. Ela explicou que a
colônia tinha muitas formigas e que era o dever de cada uma levar todo alimento
encontrado para o celeiro.
03 – Como o grão de
trigo tentou convencer a formiga a mudar de ideia e qual foi o pacto proposto?
O grão afirmou
que seu destino não era ser apenas comido, mas sim dar origem a uma nova
planta. Ele propôs o seguinte pacto: se a formiga o deixasse no campo, ele
prometia dar a ela exatamente cem grãos de trigo dali a um ano.
04 – O que a formiga
precisou fazer para que o pacto funcionasse e como o grão descreveu o processo?
A formiga
precisou cavar um buraquinho e enterrar o grão de trigo na terra. Quando ela
perguntou como aquilo aconteceria, o grão explicou que era um mistério — o
mistério da vida e da reprodução da natureza.
05 – O que a formiga
encontrou ao retornar ao campo no ano seguinte e a promessa foi cumprida?
Ao retornar um
ano depois, a formiga encontrou uma planta nova e completamente carregada de
sementes. O grão de trigo cumpriu perfeitamente a sua promessa, multiplicando o
alimento da formiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário