Política de Privacidade

domingo, 28 de junho de 2026

FÁBULA: A ANDORINHA - LEONARDO DA VINCI - COM GABARITO

 Fábula: A Andorinha

 

        A andorinha, com gritos de alegria, voltou para seu antigo ninho.

        Primeiro limpou-o e arrumou-o, e em seguida pôs ovos. Depois chocou-os. Finalmente, quanto os filhotes nasceram, começou a voar para um lado e para outro, indo e vindo do ninho, a fim de alimentar sua grande família.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZXSNPa8UyfRahulQ8BD2otogsM-dCPzNq9L_guIiezWKCsKeWrAkmcgKlIF8W8AMHVOjBR66XC9Exx6XyidITSkD2bQD3vGD1Z1fS9iZu2ImZi0B8qqG9i5olScPzEulhQKXAPYiNJRfT-zbTklEO_dHYXrkPo15U10pTv9zKkSDNqx6LDFd6aG6m888/s1600/images.jpg


        Seu companheiro, em contrapartida, voava o tempo todo. Voava enquanto a andorinha arrumava a casa, enquanto os ovos estavam sendo chocados, e continuou voando todos os dias, de manhã à noite, sem um instante de repouso.

        -- Por que é que você está sempre voando? – perguntaram-lhe um dia.

        -- Porque não gosto de trabalhar – foi a resposta.

        Moral: A preguiça e o egoísmo muitas vezes se disfarçam de "liberdade" ou "estilo de vida".

 

Leonardo da Vinci. Fábulas de Leonardo Da Vinci (Século XV).

 

Entendendo a fábula:

01 – Quais foram as três principais tarefas que a andorinha realizou no início do texto?

      A andorinha primeiro limpou e arrumou seu antigo ninho; em seguida, pôs os ovos e os chocou; e, por fim, começou a voar constantemente para buscar alimento para os filhotes que nasceram.

02 – Qual era o comportamento do companheiro da andorinha enquanto ela cuidava da casa e dos filhotes?

      O companheiro passava o tempo todo voando, de manhã à noite, sem um instante de repouso, não importando se a andorinha estava arrumando o ninho, chocando os ovos ou alimentando a família.

03 – De acordo com o texto, o companheiro da andorinha passava o dia voando porque estava descansando? Explique.

      Não. O texto deixa claro que ele voava "sem um instante de repouso", ou seja, ele gastava muita energia e se esforçava fisicamente, mas fazia isso apenas para si mesmo e não para ajudar nas tarefas necessárias.

04 – Qual foi a justificativa dada pelo companheiro quando lhe perguntaram por que ele voava tanto?

      Ele respondeu de forma sincera e sem rodeios: "Porque não gosto de trabalhar".

05 – Onde está a ironia na resposta e no comportamento do companheiro da andorinha?

      A ironia está no fato de que, para evitar o "trabalho" de cuidar do ninho e dos filhotes, ele passava o dia inteiro voando sem parar, o que exige um esforço físico enorme. Ou seja, ele trabalhava duro voando, mas preferia esse cansaço ao compromisso de assumir as responsabilidades familiares ao lado da companheira.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário