Fábula: A Andorinha
A
andorinha, com gritos de alegria, voltou para seu antigo ninho.
Primeiro
limpou-o e arrumou-o, e em seguida pôs ovos. Depois chocou-os. Finalmente,
quanto os filhotes nasceram, começou a voar para um lado e para outro, indo e
vindo do ninho, a fim de alimentar sua grande família.
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZXSNPa8UyfRahulQ8BD2otogsM-dCPzNq9L_guIiezWKCsKeWrAkmcgKlIF8W8AMHVOjBR66XC9Exx6XyidITSkD2bQD3vGD1Z1fS9iZu2ImZi0B8qqG9i5olScPzEulhQKXAPYiNJRfT-zbTklEO_dHYXrkPo15U10pTv9zKkSDNqx6LDFd6aG6m888/s1600/images.jpg Seu
companheiro, em contrapartida, voava o tempo todo. Voava enquanto a andorinha
arrumava a casa, enquanto os ovos estavam sendo chocados, e continuou voando
todos os dias, de manhã à noite, sem um instante de repouso.
-- Por que é que você está sempre voando? – perguntaram-lhe um dia.
-- Porque não gosto de trabalhar – foi a resposta.
Moral:
A preguiça e o egoísmo muitas vezes se disfarçam de "liberdade" ou
"estilo de vida".
Leonardo da Vinci. Fábulas de Leonardo
Da Vinci (Século XV).
Entendendo a fábula:
01 – Quais foram as
três principais tarefas que a andorinha realizou no início do texto?
A andorinha primeiro limpou e arrumou seu antigo ninho; em seguida, pôs os ovos e os chocou; e, por fim, começou a voar constantemente para buscar alimento para os filhotes que nasceram.
02 – Qual era o
comportamento do companheiro da andorinha enquanto ela cuidava da casa e dos
filhotes?
O companheiro passava o tempo todo voando, de manhã à noite, sem um instante de repouso, não importando se a andorinha estava arrumando o ninho, chocando os ovos ou alimentando a família.
03 – De acordo com o
texto, o companheiro da andorinha passava o dia voando porque estava
descansando? Explique.
Não. O texto deixa claro que ele voava "sem um instante de repouso", ou seja, ele gastava muita energia e se esforçava fisicamente, mas fazia isso apenas para si mesmo e não para ajudar nas tarefas necessárias.
04 – Qual foi a
justificativa dada pelo companheiro quando lhe perguntaram por que ele voava
tanto?
Ele respondeu de forma sincera e sem rodeios: "Porque não gosto de trabalhar".
05 – Onde está a
ironia na resposta e no comportamento do companheiro da andorinha?
A ironia está no
fato de que, para evitar o "trabalho" de cuidar do ninho e dos
filhotes, ele passava o dia inteiro voando sem parar, o que exige um esforço
físico enorme. Ou seja, ele trabalhava duro voando, mas preferia esse cansaço
ao compromisso de assumir as responsabilidades familiares ao lado da
companheira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário