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segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

REPORTAGEM: A CHEGADA DOS CARROS VOADORES - FRAGMENTO - RODRIGO DE OLIVEIRA ANDRADE - COM GABARITO

 Reportagem: A chegada dos carros voadores – Fragmento

        Projetos impulsionam desenvolvimento de protótipos de eVTOLs no Brasil e no mundo

        Carros voadores, como os que cruzam os céus do desenho animado Os Jetsons, lançado nos anos 1960, ou da distopia futurista Blade Runner, de 1984, foram durante muito tempo apenas peça de ficção científica. Hoje, há várias iniciativas tentado tornar essas aeronaves realidade. Projetos de veículos voadores elétricos capazes de levar passageiros de um lado para outro, como se fossem táxis aéreos, são executados por diversas empresas ao redor do mundo. Conhecidos pela sigla eVTOL, acrônimo em inglês para veículo elétrico que decola e pousa na vertical, esses aparelhos estão sendo projetados para reduzir os congestionamentos e melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades. Para que isso ocorra, vários desafios precisam ser superados, a começar pela viabilidade técnica dos próprios veículos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhup60Kkc8b0XtNchXCH0QEAXb6c5boRCPRF1inouDZamYp_WKkx7JvWm7Xjd7C0fe1Og04KU9bQ9Pu72ZiNy_o0O2tmCJo6vThWH6Eo6v58Ia-t06Pajdbjg8aHUgGMYXuoHlr-sM9Cw-Zq1wT_0PG6vbhIbm5VbQ99HroFWgIbsli-GkT-Ch3_5VOi0s/s320/EVTOLS.jpg


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        Os eVTOLs conjugam características de helicópteros e aviões. Como os primeiros, pairam, decolam e pousam verticalmente – por isso, não precisam de pistas longas para operar. Também podem se deslocar para frente, para trás e para os lados. Uma diferença entre eles está na concepção de asas fixas, estrutura que não existe nos helicópteros, e na quantidade de rotores. Enquanto a maioria dos helicópteros modernos tem dois rotores – o maior, geralmente situado acima da cabine, responsável pelo movimento de subida e descida do aparelho e algumas manobras, e um menor, na cauda, também usado para fazer manobras –, os eVTOLs estão sendo projetados para ter vários rotores e atuando em conjunto.

        A principal semelhança entre eVTOLs e aviões é a existência de asas fixas. “Elas conferem mais estabilidade durante o voo e maior autonomia [tempo máximo de voo ou distância máxima percorrida pelo veículo]”, explica o engenheiro eletricista Guilherme Augusto Silva Pereira, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo ele, o fluxo de ar que passa sob as asas ajuda a manter a aeronave por mais tempo no ar, gastando menos energia.

        Outro diferencial dos eVTOLs é que, além de serem elétricos, podem ter fontes híbridas de energia, como baterias, células fotovoltaicas e células a combustível. Aviões e helicópteros utilizam principalmente querosene de aviação, combustível derivado do petróleo, para mover seus motores, embora existam projetos em andamento de aviões elétricos.

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        O engenheiro de controle de automação Guilherme Vianna Raffo, do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, explica que, do ponto de vista acadêmico, o desenvolvimento de eVTOLs se encontra bastante avançado. “Vários sistemas de navegação e controle para detecção e desvio de obstáculos, identificação de falhas de sistemas e manobras agressivas estão sendo ou já foram criados para ser acoplados a essas aeronaves”, diz Raffo, que trabalha com eVTOLs desde o doutorado realizado na Universidade de Sevilla, na Espanha, entre 2007 e 2011. O pesquisador participa atualmente de um projeto executado pelas universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal de Santa Catarina (UFSC) e de Sevilha cuja finalidade é desenvolver um eVTOL para apoiar o serviço de resgate e atendimento médico de urgência da Espanha.

        Os principais grupos de estudo nessa área, de acordo com Raffo, estão no Laboratório Geral de Robótica, Automação, Sensoriamento e Percepção da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no Instituto de Sistemas Dinâmicos e Controle do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, e no Grupo de Robótica, Visão e Controle da Universidade de Sevilha. No Brasil, a UFMG, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), a Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, e a UFSC se destacam na realização de pesquisas visando ao aperfeiçoamento das tecnologias.

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        No Brasil, além de trabalhar em um conceito de eVTOL, a Embraer estuda a implementação de um ecossistema de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que viabilize o atendimento da potencial demanda por esse novo tipo de mobilidade urbana. Isso envolve, entre outras coisas, o aprimoramento do sistema de controle de tráfego aéreo urbano. “É imprescindível garantir rotas de navegação seguras para essas aeronaves”, declara o cientista da computação Felipe Leonardo Lôbo Medeiros, do Instituto de Estudos Avançados do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IEAv-DCTA), em São José dos Campos.

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ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. A chegada dos carros voadores. Pesquisa Fapesp, Ed. 286, dez. 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/a-chegada-dos-carros-voadores. Acesso em: 26 out. 2020. (Adaptado).

Fonte: Coleção Rotas. Língua Portuguesa. Ensino fundamental. Anos finais. 8º ano/Sandra Moura Severino (org.) – Brasília: Caderno de atividades – Editora Edebê Brasil, 2020. p. 21-22.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual é o significado da sigla eVTOL e qual é o propósito principal desses veículos, de acordo com o texto?

      A sigla eVTOL é um acrônimo em inglês para veículo elétrico que decola e pousa na vertical ("electric Vertical Take-Off and Landing"). O propósito principal desses veículos é funcionar como táxis aéreos para reduzir os congestionamentos e melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades.

02 – O texto menciona obras de ficção científica que apresentavam a ideia de carros voadores. Quais são elas?

      As obras de ficção científica mencionadas são o desenho animado Os Jetsons (lançado nos anos 1960) e a distopia futurista Blade Runner (de 1984).

03 – Quais são as duas principais características que os eVTOLs conjugam, e como eles se assemelham a cada uma dessas aeronaves?

      Os eVTOLs conjugam características de helicópteros e aviões.

      Semelhança com helicópteros: Eles pairam, decolam e pousam verticalmente (não precisam de pistas longas) e podem se deslocar para frente, para trás e para os lados.

      Semelhança com aviões: Eles possuem asas fixas, que conferem mais estabilidade durante o voo e maior autonomia.

04 – Qual é uma diferença fundamental na concepção de rotores entre a maioria dos helicópteros modernos e os eVTOLs, conforme o texto?

      Enquanto a maioria dos helicópteros modernos tem dois rotores (um maior, acima da cabine, e um menor, na cauda), os eVTOLs estão sendo projetados para ter vários rotores atuando em conjunto.

05 – Além de serem elétricos, quais outras fontes de energia híbrida os eVTOLs podem utilizar, e qual é o principal combustível utilizado por aviões e helicópteros convencionais?

       Os eVTOLs podem ter fontes híbridas de energia como baterias, células fotovoltaicas e células a combustível. Aviões e helicópteros convencionais utilizam principalmente querosene de aviação, um combustível derivado do petróleo.

06 – Segundo o engenheiro Guilherme Vianna Raffo, em que nível de desenvolvimento os eVTOLs se encontram do ponto de vista acadêmico e qual é um exemplo de projeto em que ele participa?

      Do ponto de vista acadêmico, o desenvolvimento de eVTOLs se encontra bastante avançado, com vários sistemas de navegação e controle já criados ou em desenvolvimento (como detecção/desvio de obstáculos e identificação de falhas). Um exemplo de projeto em que ele participa é o desenvolvimento de um eVTOL para apoiar o serviço de resgate e atendimento médico de urgência da Espanha, executado por universidades brasileiras (UFMG, UFSC) e a Universidade de Sevilha.

07 – No Brasil, qual empresa está estudando, além do conceito de eVTOL, a implementação de um ecossistema de P&D para esse novo tipo de mobilidade, e o que essa iniciativa envolve?

      A empresa é a Embraer. A iniciativa envolve, entre outras coisas, o aprimoramento do sistema de controle de tráfego aéreo urbano, pois é imprescindível garantir rotas de navegação seguras para essas aeronaves.

 

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