Política de Privacidade

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

NOTÍCIA: MUITO CALOR NO PR E SC - FRAGMENTO - CLIMATEMPO - COM GABARITO

 Notícia: Muito calor no PR e SC – Fragmento

        O calor intenso ainda não vai dar trégua a Região Sul do Brasil neste início de semana. Uma forte massa de ar seco continua sobre o Paraná e Santa Catarina e afasta as condições de chuva nos dois estados. O sol forte e as altas temperaturas vêm predominando há vários dias, com registro de poucas pancadas de chuva.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEims-G4pBp0hxW_4lphjSOFJvd85g8k9NGxhotAAha24MYX2LkCQ44fqxGt5RvlQrd251VL8yRNoAa-lwqtXUmkH8ceVg_vpFSON7iAQvb5Y1tYpUpHojqSsPwKaU9WvOtQUwQ24Kmy-igDQMyIaC_oy1oFEOjf8UNGibZnLB6DVTaz8jGAp5kDWbi9b0k/s320/CLIMA.jpg


        Até a terça-feira (21) o tempo continua aberto, com poucas nuvens no céu, grande incidência de radiação solar e por isso muito calor. Porém, não há expectativa de novos recordes de calor como aconteceu no fim de semana.

        Curitiba (PR) registrou no domingo (19), a maior temperatura do ano até agora com máxima de 33,7°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

        Municípios do Paraná e de Santa Catarina ficaram na lista das dez cidades mais quentes do Brasil neste domingo.

        Somente o estado do Rio Grande do Sul vem recebendo mais pancadas de chuva. O tempo muito abafado tem favorecido a ocorrência de pancadas de chuva e temporais localizados no estado gaúcho. Ainda nesta segunda-feira (20) e terça, há novamente chance de chuva forte no Rio Grande do Sul.

        Quando o tempo vai mudar? 

        A partir de quarta-feira (22), a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que está barrando a entrada de frentes frias e as mudanças no tempo no Sul, começa a enfraquecer. As áreas de instabilidade vão voltar a se formar aos poucos sobre o Paraná, Santa Catarina e se intensificar no Rio Grande do Sul. 

        Com o afastamento da ASAS, vamos ter a formação de novo cavado, uma baixa pressão atmosférica e até o avanço de uma nova frente fria. Todas essas mudanças vão permitir o aumento nas condições de chuva por toda a Região Sul. 

        "O que vai acontecer é o aumento nas condições de chuva até o final da semana. Não dá para descartar o risco de temporais porque a atmosfera está muito quente sobre a Região", comenta a meteorologista Josélia Pegorim.

        [...]

Muito calor no PR e SC. Climatempo. Disponível em: www.climatempo.com.br/noticia/2017/02/20/muito-calor-no-pr-e-sc-8639. Acesso em: 17 ago. 2018.

Fonte: Da escola para o mundo. Roberta Hernandes; Ricardo Gonçalves Barreto. Ensino Fundamental – Anos finais. Projetos integradores 8º e 9º anos. Ed. Ática. São Paulo, 1ª edição, 2018. p. 75-76.

Entendendo a notícia:

01 – Qual fenômeno meteorológico é o responsável por manter as altas temperaturas e afastar a chuva no Paraná e em Santa Catarina neste início de semana?

      Uma forte massa de ar seco continua sobre o Paraná e Santa Catarina, mantendo o sol forte e as altas temperaturas e afastando as condições de chuva.

02 – Qual foi a maior temperatura registrada em Curitiba (PR) neste ano, de acordo com o INMET, e em que dia isso ocorreu?

      A maior temperatura do ano até o momento foi de 33,7º, registrada no domingo (19), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

03 – Entre os três estados da Região Sul (PR, SC e RS), qual deles tem recebido mais pancadas de chuva e qual fenômeno favorece isso?

      O estado do Rio Grande do Sul vem recebendo mais pancadas de chuva. O tempo muito abafado (calor e umidade) tem favorecido a ocorrência dessas pancadas e temporais localizados.

04 – Qual sistema de pressão atmosférica tem impedido a entrada de frentes frias e a mudança no tempo na Região Sul?

      O sistema responsável por barrar as frentes frias é a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS).

05 – A partir de que dia o tempo deve começar a mudar e quais fenômenos meteorológicos devem permitir o aumento das chuvas em toda a Região Sul?

      A partir de quarta-feira (22), a ASAS começa a enfraquecer. As mudanças virão com a formação de um novo cavado (baixa pressão atmosférica) e o avanço de uma nova frente fria, que permitirão o aumento das condições de chuva.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário