Política de Privacidade

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

REPORTAGEM: ELEIÇÕES 2018: CANDIDATURAS DE NEGROS CRESCEM, MAS PARTIDOS CONTINUAM COM MAIORIA DE BRANCOS - FRAGMENTO - MARIANA SCHREIBER - COM GABARITO

 Reportagem: Eleições 2018: Candidaturas de negros crescem, mas partidos continuam com maioria de brancos – Fragmento

Mariana Schreiber - @marischreiber

Da BBC News Brasil em Brasília

        O número de candidatos negros (soma de pardos e pretos, segundo critério do IBGE) cresceu em 2018 na comparação com 2014, mas esse grupo continua subrepresentado nas eleições deste ano. A autodeclaração dos candidatos revela que os brancos serão novamente a maioria dos rostos na urna eletrônica.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjv6Uk1SmpnUvpLiC0gqVCArOxW9BwdhSN-lwWkNWH0SlFjK14V74pC0iPBBgdNLMKtiBD2Z4Was54nkxvx7lK3K6zXAFRTmVQWfwExBgIdvRGjDpcAmTCsHjrVjlb_PJYcbiE4w2kpsKU1v6dLU4M8Mb6oEIh84wvTzy4DbCuqehDzoOLCEqGriiesWVA/s320/ELEI%C3%87%C3%83O.jpeg


        Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram um total de 28,1 mil pessoas inscritas para concorrer em outubro aos cargos de deputado estadual, deputado distrital, deputado federal, senador, governador e presidente.

        Desse total, 53% são brancos, embora esse grupo racial represente cerca de 44% dos brasileiros, segundo o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Já os negros, que são mais da metade da população (55%), somam 46% dos candidatos. Assim como no caso das candidaturas, os dados do IBGE se baseiam na autodeclaração racial.

        [...]

Texto publicado em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45289523. Acesso em: 4 jun. 2019.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 9º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 81.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual é o principal contraste observado no cenário das candidaturas de 2018 em relação à representatividade racial?

      O principal contraste é que, apesar do crescimento no número de candidatos negros (soma de pardos e pretos) em comparação com 2014, o grupo continua subrepresentado nas eleições. Os candidatos brancos serão novamente a maioria dos rostos na urna eletrônica.

02 – De acordo com o fragmento, qual critério é utilizado para definir a categoria "negros" na reportagem e por quem ele é adotado?

      O critério utilizado para definir a categoria "negros" é a soma de pardos e pretos, conforme a classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A reportagem também menciona que tanto os dados do IBGE quanto os da Justiça Eleitoral se baseiam na autodeclaração racial dos indivíduos.

03 – Qual é a porcentagem de candidatos brancos e negros no total de candidaturas de 2018, e como esses números se comparam com a proporção na população brasileira?

      Candidatos Brancos: 53% do total de candidatos, sendo que o grupo representa cerca de 44% da população brasileira.

      Candidatos Negros: 46% do total de candidatos, sendo que o grupo representa cerca de 55% da população brasileira.

      Portanto, os brancos estão super-representados e os negros estão sub-representados nas candidaturas em relação à população.

04 – Quantas pessoas se inscreveram no total para concorrer aos cargos eletivos nas eleições de outubro de 2018, de acordo com o TSE?

      Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram um total de 28,1 mil pessoas inscritas para concorrer aos cargos de deputado estadual, deputado distrital, deputado federal, senador, governador e presidente.

05 – O que os dados de autodeclaração racial das candidaturas de 2018 revelam sobre quem será a maioria dos concorrentes nas urnas?

      Os dados de autodeclaração revelam que os brancos serão novamente a maioria dos rostos na urna eletrônica, constituindo 53% do total de candidatos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário