Notícia: Metrô de SP terá novo túnel da Estação Consolação à Paulista – Fragmento
Obra
servirá para aliviar a superlotação na passagem entre as duas estações; 22,5
mil pessoas circulam pelo local nos horários de pico
O Metrô de São Paulo vai construir um
novo túnel para ligar as Estações Paulista, da Linha 4-Amarela, e Consolação,
da Linha 2-Verde. O objetivo é tentar aliviar a superlotação no local. [...]

A passagem – na verdade, são três
túneis interligados – tem 171,6 metros de extensão. Hoje, afirma o Metrô, por
lá circulam 22,5 mil pessoas nos horários de pico da manhã e da tarde.
Inaugurado juntamente com a Estação
Paulista em setembro de 2011, o túnel se mostrou subdimensionado desde o
primeiro dia de operação no horário de pico. Grades tiveram de ser instaladas
para separar o fluxo de passageiros e o piso tátil original, voltado para
pessoas com deficiência visual, teve de ser alterado.
A ideia agora é que o túnel existente
seja de mão única, apenas para passageiros que vão para a Estação Consolação,
na Avenida Paulista. A nova passagem subterrânea será usada para aqueles que
seguem para a Estação Paulista, que fica na Rua da Consolação.
Para o ano que vem, é prevista a
abertura da extensão da Linha 5-Lilás, na zona sul, com a promessa de ajudar a
melhorar a distribuição de passageiros na rede e desafogar o túnel. Mesmo
assim, o Metrô estima que, em 2030, esse volume de passageiros pule para 34 mil
pessoas nos horários de pico.
“Quando fica muito cheio, a gente
demora muito para passar. É muita gente. Pego ele todos os dias por volta das 7
horas, e é sempre superlotado”, conta a professora Ana Claudia de Assis, de 28
anos.
[...]
Bruno Ribeiro. Metrô de SP terá novo túnel da estação Consolação à
Paulista. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 9 nov. 2017. Metrópole. p. A14.
Fonte: Set Brasil.
Ensino Fundamental, anos finais, 6º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São
Paulo: Moderna, 2019. p. 104.
Entendendo a notícia:
01 – Qual é o principal
objetivo da construção do novo túnel no Metrô de São Paulo?
O principal
objetivo é tentar aliviar a superlotação na passagem que liga as Estações
Paulista (Linha 4-Amarela) e Consolação (Linha 2-Verde).
02 – Qual é o volume de
passageiros que circula atualmente pelo túnel interligando as estações nos
horários de pico?
Hoje, circulam
pelo local 22,5 mil pessoas nos horários de pico da manhã e da tarde.
03 – Por que o túnel existente
se tornou um problema de superlotação, e que medidas emergenciais tiveram de
ser tomadas após sua inauguração?
O túnel se
mostrou subdimensionado (pequeno) desde o primeiro dia de operação no horário
de pico. Medidas emergenciais incluíram a instalação de grades para separar o
fluxo de passageiros e a alteração do piso tátil original.
04 – Qual é a extensão atual
da passagem (que são três túneis interligados) entre as Estações Consolação e
Paulista?
A passagem tem
171,6 metros de extensão.
05 – Como será o novo esquema
de fluxo de passageiros após a construção do novo túnel?
O túnel existente
será de mão única, apenas para passageiros que vão para a Estação Consolação
(na Avenida Paulista). A nova passagem subterrânea será usada para aqueles que
seguem para a Estação Paulista (na Rua da Consolação).
06 – Qual obra está prevista
para o próximo ano que tem a promessa de ajudar a desafogar o túnel, e qual é a
projeção de volume de passageiros para 2030, mesmo com essa obra?
Está prevista
para o ano que vem a abertura da extensão da Linha 5-Lilás, na zona sul. Mesmo
assim, o Metrô estima que o volume de passageiros do túnel pule para 34 mil
pessoas nos horários de pico em 2030.
07 – Em que ano a Estação
Paulista e o túnel de interligação foram inaugurados?
A Estação Paulista e o túnel foram
inaugurados em setembro de 2011.
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