Política de Privacidade

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

NOTÍCIA: A AGRICULTURA É VILÃ OU VÍTIMA NA CRISE HÍDRICA? - FRAGMENTO - IDOETA, P.A. - COM GABARITO

 Notícia: A agricultura é vilã ou vítima na crise hídrica? – Fragmento

        Cerca de 72% da água captada no país vai para a produção agrícola, o que está em linha com a média de 70% no mundo, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas). Mas esse consumo envolve diversas variáveis e, segundo especialistas consultados pela BBC Brasil, ainda há desperdício significativo no setor e muito o que fazer para economizar água.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifPqtm5CaNogy5E00hVfsXe9y0Mdfyz-01QtZPEF8R73MerdhQd-Scs8Ft6TAYLxztpAjXjXj3GPZzz7ggoBy6O6nAm1NGFFLQsoQjUOuUdCH8M-nbp9QC_MlJlToBtkNiyqshElMH9u4x7Vx8FlCjtzr_Du31E2wr9d-wCTex5an5iTQig_2Zfx25uI8/s1600/HIDRICA.jpg


        Os analistas concordam em uma coisa: o Brasil tem água o bastante para todos, mas precisa aprender a geri-la de forma mais eficiente e combater os desperdícios.

        "Em locais onde falta água, podemos, no futuro, precisar optar por culturas agrícolas que consumam menos água. Isso faz parte de um planejamento maior. Mas o Brasil não pode passar por uma crise como a que temos agora, porque nós temos água", opina o pesquisador Lineu Rodrigues, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ligada ao ministério da Agricultura).

        [..]

        Safras como as de feijão, em Goiás, e o milho, em Minas e São Paulo, perderam produtividade por conta da crise hídrica.

        [...] os produtores são diretamente impactados pela falta d’água porque a legislação brasileira determina que, em caso de seca, o uso prioritário é o humano, e não o agrícola.

        [...].

Fonte: IDOETA, P. A. A agricultura é vilã ou vítima na crise hídrica? BBC Brasil, 4 mar. 2015. Disponível em: https://www.bbb.com/portuguese/noticias/2015/03/150302_agua_agricultura_pai. Acesso em: 12 abr. 2019.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 6º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 228.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é o percentual de água captada no Brasil que é direcionado para a produção agrícola e como esse dado se compara à média mundial?

      Cerca de 72% da água captada no Brasil é utilizada na produção agrícola. Esse índice está em linha com a média mundial, que é de aproximadamente 70%, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas).

02 – O que os especialistas consultados pela BBC Brasil apontam como um problema significativo na agricultura em relação ao uso da água?

      Os especialistas concordam que ainda existe um desperdício significativo de água no setor agrícola e que há muito a ser feito para aumentar a eficiência e economizar água na produção.

03 – Qual é a visão dos analistas sobre a quantidade de água disponível no Brasil?

      Os analistas concordam que o Brasil tem água o bastante para todos. O principal desafio, no entanto, é aprender a gerir essa água de forma mais eficiente e combater os desperdícios.

04 – De acordo com o pesquisador Lineu Rodrigues da Embrapa, qual medida pode ser considerada em locais com escassez de água no futuro?

      Em locais onde a falta de água é um problema, pode ser necessário optar por culturas agrícolas que consumam menos água. Ele ressalta que essa é uma questão de planejamento maior, mas que o Brasil não deveria passar por crises hídricas graves, pois possui água.

05 – Como a legislação brasileira prioriza o uso da água em momentos de crise hídrica ou seca, impactando diretamente os produtores rurais?

      A legislação brasileira determina que, em caso de seca ou crise hídrica, o uso prioritário da água é o humano, e não o agrícola. Isso faz com que os produtores rurais sejam diretamente impactados pela falta d’água na sua produção.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário