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sexta-feira, 17 de outubro de 2025

MÚSICA(ATIVIDADES): ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

 Música (Atividades): Atrás do Trio Elétrico

             Caetano Veloso

Atrás do trio elétrico
Só não vai quem já morreu
Quem já botou pra rachar
Aprendeu, que é do outro lado
Do lado de lá do lado
Que é lá do lado de lá

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZxuusHNymGlTf43AJz6-he4-nqx6t7hgeBxCuUZ_vGmGDPIkiPMwVEZu1LzdiVX_RWOAfKzwdqTDlZkpuPk6g2x8e6voeOI8dNhoJNb8ehZuKFcKgIqgnq6dgJTI5IFAhPdCQifAeRGm3bN02T3VnUy7jIWTNSbbbfyEndCeo4Y_UA2rokxgxXF9vG2U/s1600/TRIO.jpg


O sol é seu
O som é meu
Quero morrer
Quero morrer já

O som é seu
O sol é meu
Quero viver
Quero viver lá

Nem quero saber se o diabo
Nasceu, foi na Bahi ...
Foi na Bahia
O trio elétrico
O sol rompeu
No meio-dia
No meio-dia.

Composição: Caetano Veloso – Literatura comentada. São Paulo, Nova Cultural, 1988.

Fonte: Português – 1º grau – Descobrindo a gramática 8. Gilio Giacomozzi; Gildete Valério; Cláudia Reda Fenga. São Paulo. FTD, 1992. p. 180.

Entendendo a música:

01 – Qual é a principal metáfora ou imagem central que a letra utiliza para expressar a intensidade da festa popular?

      A imagem central é a da perseguição ou acompanhamento ao Trio Elétrico, um símbolo do Carnaval de Salvador. O verso "Só não vai quem já morreu" é uma hipérbole (exagero) que exalta a atração e a força irresistível da festa, sugerindo que a folia é essencial à vida, e que apenas a morte impede a participação.

02 – Qual é o significado da troca de posse nos versos "O sol é seu / O som é meu" e "O som é seu / O sol é meu"?

      Essa troca ("O sol é seu / O som é meu" e vice-versa) sugere uma fusão ou interdependência intensa entre os participantes (a multidão) e a fonte da música (o trio elétrico ou o cantor). O "som" representa a arte, a música, o ritmo que impulsiona a festa (algo que vem do artista/trio). O "sol" representa a força vital, a luz, o calor, a energia da Bahia e da multidão. A troca indica que a experiência do Carnaval é um compartilhamento total de energia e criação entre quem toca e quem dança.

03 – O que os versos "Quero morrer / Quero morrer já" e "Quero viver / Quero viver lá" revelam sobre a experiência temporal e emocional da pessoa que está na folia?

      Estes versos expressam uma dualidade emocional extrema característica do êxtase carnavalesco. O desejo de "morrer" (morrer de prazer, de exaustão, de paixão) sugere a vontade de atingir o clímax da experiência, onde o indivíduo se anula e se funde na massa. O desejo de "viver lá" reforça que o estado de euforia e liberdade proporcionado pelo Carnaval, especificamente "do lado de lá" (na rua, atrás do trio), é o verdadeiro sentido da vida naquele momento.

04 – O que a repetição das frases "Que é do outro lado / Do lado de lá do lado / Que é lá do lado de lá" enfatiza na canção?

      Essa repetição e quebra sintática enfatiza a ideia de um lugar ou estado mental/espiritual distinto. "O lado de lá" é a transgressão ou a liberdade atingida durante a festa. É um estado de espírito ou um local físico (atrás do trio, na rua) que está fora da rotina e das convenções. A insistência na direção ("lá") sublinha que é para lá que a multidão se dirige em busca dessa libertação.

05 – Como a menção à Bahia e o "meio-dia" contribuem para o cenário e o tom da música?

      A Bahia é o palco da canção e a fonte da cultura do trio elétrico, conferindo autenticidade e regionalidade à experiência celebrada. A menção ao diabo na Bahia pode ser uma referência irônica à irreverência e ao fervor quase pagão do Carnaval baiano.

      O "meio-dia" ("O sol rompeu / No meio-dia") enfatiza a plenitude da luz e do calor, o momento de máxima energia do dia. Isso reforça a ideia de que a festa ocorre sob a luz plena do sol, sem barreiras ou sombras, na sua forma mais intensa e vibrante.

 

 

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