Música (Atividades): Samba de Orly
Chico Buarque
Vai, meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão de correr assim
Desse frio, mas beija
O meu Rio de Janeiro
Antes que um aventureiro
Lance mão

Pede perdão
Pela duração dessa temporada
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que eu vou levando
Vê como é que anda
Aquela vida à toa
E se puder me manda
Uma notícia boa
Vai, meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão de correr assim
Desse frio, mas beija
O meu Rio de Janeiro
Antes que um aventureiro
Lance mão
Pede perdão
Pela duração dessa temporada
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que eu vou levando
Vê como é que anda
Aquela vida à toa
E se puder me manda
Uma notícia boa
Vai, meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que eu vou levando
Pede perdão
Pela duração dessa temporada
Vê como é que anda
Aquela vida à toa
E se puder me manda
Uma notícia boa.
Composição: Chico Buarque / Toquinho / Vinícius de Moraes. A arte de
Chico Buarque.
Fonte: Gramática da
Língua Portuguesa Uso e Abuso. Suzana d’Avila – Volume Único. Editora do Brasil
S/A. Ensino de 1º grau. 1997. p. 110.
Entendendo a música:
01
– Qual é a provável localização do eu lírico (o falante) no início da canção e
qual a implicação do nome "Orly" no título?
O eu lírico está
em um local frio e fora do Brasil, provavelmente em exílio. Orly é o principal
aeroporto de Paris, na França. O título sugere que a canção é cantada em um
momento de despedida, onde o "irmão" está prestes a embarcar, e alude
diretamente à experiência de exílio de muitos artistas brasileiros durante a
Ditadura Militar (período em que a canção foi criada).
02
– Qual é o papel do eu lírico e qual é a função do "irmão" na narrativa
da canção?
O eu lírico é aquele que
permanece na situação de dificuldade, sendo o portador da tristeza e da
saudade. Ele é o elo de ligação com a terra natal. O "irmão" é o
mensageiro e o emissário, a pessoa que consegue ir embora (do exílio) ou
retornar ao Brasil, a quem o eu lírico confia pedidos e instruções.
03
– O que a frase "Beija o meu Rio de Janeiro / Antes que um aventureiro /
Lance mão" sugere no contexto da canção de Chico Buarque?
A frase contém
uma advertência de natureza política. No contexto da época, o
"aventureiro" é uma metáfora para uma força externa ou autoritária
(implica-se o regime militar) que pode tomar, corromper ou danificar o país. O
eu lírico pede ao irmão que vá logo, antes que seja tarde demais para a pátria.
04
– O eu lírico dá duas instruções principais ao "irmão" relacionadas
ao seu próprio estado emocional e à sua imagem pública. Quais são elas?
As duas
instruções são:
"Mas não diga nada /
Que me viu chorando": O eu lírico pede para que o irmão esconda sua
vulnerabilidade e tristeza.
"E pros da pesada / Diz
que eu vou levando": O eu lírico pede para que o irmão transmita uma
imagem de resiliência e força aparente às autoridades ou aos oponentes
("os da pesada"), mostrando que ele está suportando a situação.
05
– Analise o contraste entre o pedido para "Vê como é que anda / Aquela
vida à toa" e a realidade histórica implícita na canção.
A expressão
"vida à toa" remete à alegria, à despreocupação e à leveza que são
características culturais do Rio de Janeiro e do samba. O contraste é irônico:
o eu lírico pede que o irmão verifique se o Brasil ainda mantém sua essência
alegre, sugerindo que a realidade da ditadura militar e a censura provavelmente
sufocaram ou limitaram essa vida livre e "à toa" no país.
06
– Por que o eu lírico pede especificamente por uma "notícia boa" ao
invés de apenas pedir informações sobre amigos ou família?
O pedido por uma
"notícia boa" é um pedido de esperança que transcende o pessoal. O eu
lírico não quer apenas detalhes do cotidiano; ele anseia por uma confirmação de
que a situação política ou social do Brasil está melhorando, de que a liberdade
retornou ou de que o perigo cessou. Essa seria a verdadeira "notícia
boa" para alguém sofrendo com o exílio ou a repressão.
07
– Qual é o recurso de repetição mais notável e como ele se relaciona com a
forma musical do samba?
O recurso mais
notável é a Anáfora ("Vai, meu irmão," "A tua presença") e
a repetição integral das estrofes centrais. Ele é eficaz porque imita o ritmo
cíclico e insistente do samba e da canção popular, reforçando a mensagem
principal (o lamento, a despedida e as instruções) de forma a dar à canção um
tom de súplica constante e a sensação de que a saudade e o sofrimento do eu
lírico se repetem.
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