Mito: Os meninos que viraram estrelas
Sávia
Dumont
Quem
vai ao Mato Grosso se encanta com o céu estrelado. Conta-se por lá que as
estrelas nasceram da amizade entre uns indiozinhos e um beija-flor, que sempre
os acompanhava em suas estripulias.

Certo
dia, as índias da tribo foram colher milho para fazer comidas gostosas para
seus maridos, que estavam caçando. Depois de debulhar as espigas, cantando
despreocupadas, puseram os grãos para secar ao sol. Enquanto o milho secava
foram se banhar no rio.
Os
curumins observavam tudo aquilo loucos para que o milho secasse logo e eles
pudessem comer afinal os quitutes prometidos. Mas não tiveram paciência de
esperar. Pediram à avó, já bem velhinha, que fizesse logo um bolo para eles.
Tanto insistiram que a vovó fez o bolo, devorado por eles num abrir e fechar de
olhos.
O
papagaio tagarela, que a tudo assistia, ameaçava:
--
Vou contar tudo para as índias. Vou contar que vocês usaram o milho e encheram
a barriga com o que era guardado para os guerreiros... Vou contar tudo –
repetia.
Com
medo de levar uns bons cascudos, os curumins foram correndo se esconder na
mata.
Assim
que as índias retornaram à aldeia, o papagaio deu com a língua no bico. Contou
o acontecido tintim por tintim. As mães dos meninos ficaram furiosas e
prometeram uma surra bem dada quando eles aparecessem.
Sabendo
o que os esperava, os indiozinhos passaram a tarde emendando um no outro os
cipós da floresta. Agarraram-se então na corda comprida que fizeram e pediram
ao amigo beija-flor que pegasse a ponta do cipó no bico e voasse o mais alto
que pudesse. E lá se foi a avezinha, levando para o céu o cipó apinhado de
meninos.
As
índias, desesperadas, chamavam o beija-flor de volta. Mas quanto mais elas
chamavam, mais alto ele voava.
À
medida que iam subindo, os meninos choravam, e cada lágrima que caía virava uma
estrela solta no ar. Fascinados, os curumins continuaram a brincadeira e não
voltaram mais para a aldeia. Ficaram morando no céu.
Fez-se
um colar imenso de estrelas. Quando a saudade bate forte, mãe e filhos trocam
olhares. Dizem que em cada estrela que brilha desvenda-se um segredo do
universo.
ENTENDENDO O TEXTO
01.
Qual fenômeno natural o mito se propõe a explicar, conforme a tradição contada
na região do Mato Grosso?
a.
A origem do rio.
b. O surgimento das estrelas no céu.
c.
O motivo por que os papagaios são tagarelas.
d.
A razão pela qual as índias se banham no rio.
02. Na narrativa, a palavra "curumins" é utilizada para se referir a qual grupo de personagens?
a.
Os maridos das índias que estavam caçando.
b. Os meninos, filhos das índias.
c.
Os guerreiros que iriam comer o milho.
d.
As índias que colheram o milho.
03. Qual foi o ato de desobediência que desencadeou o conflito e a fuga dos curumins?
a.
Eles roubaram as ferramentas de caça dos guerreiros.
b.
Eles pegaram os cipós da floresta sem permissão.
c. Eles não esperaram o milho secar e fizeram a avó preparar um bolo
com o alimento reservado aos guerreiros.
d. Eles se esconderam na mata logo que as índias foram se banhar no rio.
04.
O papagaio tagarela, ao ameaçar os meninos, afirmou: "Vou contar tudo para
as índias. Vou contar que vocês usaram o milho e encheram a barriga com o que
era guardado para os guerreiros...". Qual figura de linguagem ou
característica narrativa o papagaio representa neste mito?
a.
Um objeto inanimado (sem vida).
b.
Um recurso para indicar o tempo da história.
c. Um ser vivo com característica humana (fala e delação).
d. O personagem principal da história.
05.
A expressão "deu com a língua no bico", usada para descrever a
atitude do papagaio quando as índias voltaram, significa que ele:
a.
Ficou calado e não contou nada.
b.
Começou a falar muito rapidamente, sem parar.
c. Contou o acontecido, delatando os meninos.
d. Quebrou o bico ao tentar falar.
06.
Qual material os indiozinhos usaram para construir o meio que os levaria para o
céu?
a.
Fios de cabelo.
b.
Os restos do milho.
c. Um cipó que emendaram um no outro.
d. Cordas feitas de couro de animal.
07.
O beija-flor, descrito como amigo dos curumins, teve um papel crucial na fuga.
Qual foi a sua ação principal?
a.
Ele voou muito rápido e distraiu as mães.
b.
Ele quebrou o cipó para que os meninos não fossem para o céu.
c. Ele pegou a ponta do cipó no bico e voou o mais alto que pôde.
d. Ele trouxe comida para os meninos se acalmarem na mata.
08.
De acordo com o mito, o que aconteceu com as lágrimas dos meninos enquanto
subiam em direção ao céu?
a.
Elas caíram no chão e viraram rios.
b. Elas viraram estrelas soltas no ar.
c.
Elas viraram pedras preciosas.
d. Elas molharam o cipó, deixando-o escorregadio.
09.
O que o narrador afirma ter se formado no céu após os meninos ficarem morando
lá, sendo o resultado visual da transformação?
a. Um colar imenso de estrelas.
b.
Um arco-íris gigante.
c.
Uma nova tribo.
d. Um ninho gigante de beija-flor.
10.
Qual sentimento, conforme o parágrafo final, é o responsável por fazer mãe e
filhos "trocarem olhares" através das estrelas?
a.
A alegria por terem escapado da surra.
b.
A raiva pela desobediência.
c. A saudade que bate forte.
d.
O medo de que o beija-flor volte.
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