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sexta-feira, 1 de agosto de 2025

NOTÍCIA: PUBLICIDADE E CONSUMO - FRAGMENTO - INMETRO E IDEC - COM GABARITO

 Notícia: Publicidade e consumo – Fragmento

        Diariamente, anúncios de modelos de televisores, equipamentos de som, eletrodomésticos, computadores, carros, seguros-saúde, roupas, cigarros, alimentos, etc. captam os olhares e os ouvidos de homens, mulheres, jovens e crianças. Informam pouco sobre o que anunciam e geram, por meio de apelos emocionais, repentinas necessidades e demandas de consumo que nem imaginávamos que pudéssemos ter.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrCkIUJDP6M5maLrWDrIfqHWzNCx0EMZ1kgAEGBBvjrt_8Ce3sH8P5rPF-8kLdcoTdTWaUvRn3mACT5r7tBf1Uy5iN51L9Jqfn3XNkLbModJ-1SE__IdoceuSGGizeRdMWY8tetr58bNPdMH9EYOkbA0i2MJrMCyiBmAtpNjvfwO-Vt2emio4ifebNUao/s320/PUBLICIDDE.jpg


        Outros tipos de anúncio divulgam ideias políticas, religiosas e sociais para informar e orientar o cidadão a respeito de questões de interesse público: saúde, como as campanhas de vacinação e de uso de preservativos, trânsito, higiene, preservação do meio ambiente e até programas políticos.

        O primeiro tipo de anúncio pode ser chamado de publicidade, enquanto o segundo, de propaganda. Os dois termos, entretanto, são usados indistintamente em nosso dia a dia, independentemente do teor da mensagem.

        Em vez de fornecer informações para um consumo consciente e racional, a publicidade pode apelar para as sensações e as ilusões de que o consumo daquele bem ou serviço modificará positivamente a vida do consumidor. Nesse caso, explora os desejos, gostos, ideias e necessidades, cada vez mais complexas, dos consumidores. [...]

Inmetro e Idec. Publicidade e consumo. 2002. p. 8 (Coleção Educação para o Consumo Responsável). Destaques inseridos para esta edição.

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 7º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 171.

Entendendo a notícia:

01 – Que tipo de informação os anúncios diários de produtos costumam fornecer e o que eles geram?

      Os anúncios diários de produtos informam pouco sobre o que anunciam e, por meio de apelos emocionais, geram necessidades e demandas de consumo repentinas que os consumidores nem imaginavam ter.

02 – Qual a distinção feita no texto entre "publicidade" e "propaganda"?

      O texto define publicidade como o tipo de anúncio que visa a venda de produtos (como televisores, carros, etc.), enquanto propaganda se refere a anúncios que divulgam ideias políticas, religiosas e sociais ou informam sobre questões de interesse público (como campanhas de saúde e trânsito).

03 – Apesar da distinção, como os termos "publicidade" e "propaganda" são usados no cotidiano?

      No dia a dia, os termos "publicidade" e "propaganda" são usados indistintamente, ou seja, como sinônimos, independentemente do teor da mensagem.

04 – Em vez de promover o consumo consciente, para que a publicidade pode apelar?

      Em vez de fornecer informações para um consumo consciente e racional, a publicidade pode apelar para as sensações e as ilusões de que o consumo de um bem ou serviço específico modificará positivamente a vida do consumidor.

05 – Quais elementos a publicidade explora para atingir seus objetivos?

      A publicidade explora os desejos, gostos, ideias e necessidades, cada vez mais complexas, dos consumidores.

 

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