Notícia: Publicidade e consumo – Fragmento
Diariamente, anúncios de modelos de
televisores, equipamentos de som, eletrodomésticos, computadores, carros,
seguros-saúde, roupas, cigarros, alimentos, etc. captam os olhares e os ouvidos
de homens, mulheres, jovens e crianças. Informam pouco sobre o que anunciam e
geram, por meio de apelos emocionais, repentinas necessidades e demandas de
consumo que nem imaginávamos que pudéssemos ter.

Outros tipos de anúncio divulgam ideias
políticas, religiosas e sociais para informar e orientar o cidadão a respeito
de questões de interesse público: saúde, como as campanhas de vacinação e de
uso de preservativos, trânsito, higiene, preservação do meio ambiente e até
programas políticos.
O primeiro tipo de anúncio pode ser
chamado de publicidade, enquanto o segundo, de propaganda. Os dois termos,
entretanto, são usados indistintamente em nosso dia a dia, independentemente do
teor da mensagem.
Em vez de fornecer informações para um
consumo consciente e racional, a publicidade pode apelar para as sensações e as
ilusões de que o consumo daquele bem ou serviço modificará positivamente a vida
do consumidor. Nesse caso, explora os desejos, gostos, ideias e necessidades,
cada vez mais complexas, dos consumidores. [...]
Inmetro e Idec.
Publicidade e consumo. 2002. p. 8 (Coleção Educação para o Consumo
Responsável). Destaques inseridos para esta edição.
Fonte: Universos –
Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 7º ano – Camila Sequetto
Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª
edição, 2015. p. 171.
Entendendo a notícia:
01 – Que tipo de informação os
anúncios diários de produtos costumam fornecer e o que eles geram?
Os anúncios
diários de produtos informam pouco sobre o que anunciam e, por meio de apelos
emocionais, geram necessidades e demandas de consumo repentinas que os
consumidores nem imaginavam ter.
02 – Qual a distinção feita no
texto entre "publicidade" e "propaganda"?
O texto define
publicidade como o tipo de anúncio que visa a venda de produtos (como
televisores, carros, etc.), enquanto propaganda se refere a anúncios que
divulgam ideias políticas, religiosas e sociais ou informam sobre questões de
interesse público (como campanhas de saúde e trânsito).
03 – Apesar da distinção, como
os termos "publicidade" e "propaganda" são usados no
cotidiano?
No dia a dia, os
termos "publicidade" e "propaganda" são usados
indistintamente, ou seja, como sinônimos, independentemente do teor da
mensagem.
04 – Em vez de promover o
consumo consciente, para que a publicidade pode apelar?
Em vez de
fornecer informações para um consumo consciente e racional, a publicidade pode
apelar para as sensações e as ilusões de que o consumo de um bem ou serviço
específico modificará positivamente a vida do consumidor.
05 – Quais elementos a
publicidade explora para atingir seus objetivos?
A publicidade
explora os desejos, gostos, ideias e necessidades, cada vez mais complexas, dos
consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário