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domingo, 27 de julho de 2025

TEXTO: TEATRO DE MAMULENGOS - COM GABARITO

 Texto: Teatro de mamulengos

        O teatro de manipulação é um tipo de teatro em que bonecos, fantoches ou marionetes são animados. Na Região Nordeste, é chamado teatro de “mamulengos”. É uma manifestação artística da cultura popular, que trata de temas da região em que é encenado: costumes, tradições, lendas, crenças populares e meio ambiente. Como a literatura de cordel, as histórias do teatro de mamulengos são inspiradas no cotidiano, e possuem caráter cômico e satírico.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmtVlTq1WZuAtLDnS9CZ5yNuLJjHOP8VsNQrId8KliOrREIW3R5kRZ-3iPEgBINhBKh5GHpSSksx71QERCei1wm9c3Ptk-B4FtlNpNoWCeXvdE4x2FfJCD9mY2QlVBuL1x0xw0aP_AfLXnob8bj_UBCQc-aO4BuXuvE5ez0b2f56pMalPUCynIjCQri7c/s320/7e386c82-7fd1-46ba-8994-cb830836c5d6.png


        Acredita-se que a palavra “mamulengo” tenha origem na expressão “mão molenga” ou “brincadeira do molenga”, que se refere à forma como são manipulados os bonecos: o corpo dos personagens é vestido na mão de quem vai movimentar os bonecos. Os mamulengos costumam ser feitos de madeira, pintados à mão e revestidos com roupas de tecido. O artista que faz e manipula os bonecos é popularmente chamado “bonequeiro”, “mamulengueiro” ou “mestre”. Ele, geralmente, é o dono dos bonecos e idealizador de quase tudo o que envolve a apresentação. O mestre mamulengueiro é poeta, ator, cantor e artesão. Os bonecos nordestinos são entalhados em um tipo de madeira muito leve chamada mulungu, encontrada na região.

        O teatro de mamulengos nordestino tem muitas semelhanças com a commedia dell’arte, gênero teatral. Por esse motivo, acredita-se que tenha se originado dela. O teatro de mamulengos tem praticamente a mesma estrutura da commedia dell’arte: é totalmente improvisado; tem personagens fixos, que perpassam as histórias; baseia-se em roteiros não escritos; estabelece uma estreita relação com o público; e é sempre acompanhado por música ao vivo. As representações, também chamadas “brincadeiras”, são itinerantes, ou seja, perambulam de cidade em cidade, onde são montadas as barracas, também chamadas “toldas”, “empanadas” ou “tendas”. O mestre, o contramestre e os ajudantes manipulam os bonecos e fazem as vozes de dentro dessa barraca, deixando aparecer somente o fantoche. Do lado de fora da barraca, ficam os instrumentos, também chamados popularmente de “instrumenteiros”, “batuqueiros” ou “tocadores”, que tocam principalmente sanfona, triângulo, ganzá e zabumba; o Mateus, personagem que foi apropriado do Bumba meu boi, representa um interlocutor entre os bonecos e o público, que tem participação ativa durante todo o espetáculo.

        No teatro de mamulengos tradicional, existem passagens recorrentes, que são marcantes desse tipo de manifestação. O pernambucano Valdeck de Garanhuns (1952), mamulengueiro, poeta, compositor, ator e xilogravurista, explica algumas delas:

        Passagens-pretexto – onde aparece um boneco, cumprimenta o público, diz uns gracejos, canta alguma coisa e sai. Sua aparição é independente de qualquer explicação.

        Passagens-narrativas – feitas com versos, como os dos poetas repentistas. Um ou dois bonecos narram fatos, acontecimentos ou estórias imaginárias.

        Passagens de briga – geralmente são arbitrárias, onde os bonecos dão prova de verdadeira resistência artesanal, devido ao grande número das pancadarias e violentas contorções que são típicas dessas passagens. As brigas e a violência dessas passagens não chegam, porém, a chocar ou agredir o público, por se valerem do humor, do ridículo e do caricatural nas representações.

        Passagens de dança – servem como recurso para fazer ligação entre as outras passagens que compõem o brinquedo. São também totalmente arbitrárias e delas participam ativamente os tocadores e os bonecos dançarinos.

        Passagens de peças ou tramas – são comédias, dramas, farsas, autos religiosos, sátiras sociais etc., que seguindo a estrutura formal do espetáculo de teatro, podemos considera-las pequenas peças. Essas pequenas passagens, embora não sejam escritas, acontecem dentro do mamulengo, igualmente ao teatro de revista, onde se sucedem como esquetes com assuntos cômicos, sociais, morais, religiosos etc., incorporando elementos que pertencem ao gênero dos musicais e ao gênero do Circo.

Disponível em: http://www.valdeckdegaranhuns.art.br/mamulengos.html. Acesso em: fev. de 2013.

Fonte: Arte em Interação – Hugo B. Bozzano; Perla Frenda; Tatiane Cristina Gusmão – volume único – Ensino médio – IBEP – 1ª edição – São Paulo, 2013. p. 348-349.

Entendendo o texto:

01 – Como é chamado o teatro de manipulação de bonecos na Região Nordeste do Brasil, de acordo com o texto?

A – Teatro de Fantoches

B – Teatro de Marionetes

C – Teatro de Mamulengos

D – Teatro de Sombras

02 – Qual é a possível origem da palavra 'mamulengo', de acordo com o texto?

A – Devido à flexibilidade das roupas de tecido dos personagens.

B – Da expressão 'mão molenga' ou 'brincadeira do molenga', referindo-se à manipulação dos bonecos.

C – É uma palavra de origem indígena relacionada à madeira mulungu.

D – Porque os bonecos são feitos de massa 'molenga'.

03 – De acordo com o texto, quem é o 'mestre' no contexto do teatro de mamulengos?

A – O músico que acompanha as apresentações com sanfona e triângulo.

B – O artista que faz e manipula os bonecos, sendo poeta, ator, cantor e artesão.

C – Um escritor de cordel, responsável pelas lendas locais.

D – O personagem Mateus, que interage com o público.

04 – Quais são as semelhanças entre o teatro de mamulengos e a commedia dell’arte, segundo o texto?

A – É totalmente improvisado, tem personagens fixos, roteiros não escritos e é acompanhado por música ao vivo.

B – Apresenta roteiros escritos detalhados para cada 'brincadeira'.

C – Não estabelece relação com o público, mantendo a performance distante.

D – É uma adaptação de peças teatrais clássicas europeias.

05 – Quais são os cinco tipos de 'passagens recorrentes' no teatro de mamulengos tradicional, conforme explicado por Valdeck de Garanhuns no texto?

A – Passagens de cenários, onde o palco é transformado para cada cena.

B – Passagens de improviso, passagens de canto e passagens de encerramento.

C – Passagens-pretexto, passagens-narrativas, passagens de briga, passagens de dança e passagens de peças ou tramas.

D – Passagens de transição, passagens de interação e passagens cômicas.

 

 

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