Texto: Nasce o cinema – Fragmento
A
fotografia e o cinema
Antes do cinema, veio a fotografia. Sem
ela, o cinema não existiria. E por quê?
Antes da fotografia, só existiam duas
opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
guardando-a na mente ou pedindo a um pintor que fizesse um retrato.
Bom, isso até o século 18. Nessa época,
todos os pintores que queriam ficar famosos iam para a França. E foi justamente
nesse país que a fotografia e o cinema fizeram seus primeiros grandes
progressos.
O jovem inventor Nicephóre Niepce foi
quem conseguiu pela primeira vez registrar uma paisagem sem pintá-la, em 1826.
Foi a primeira "foto"! Não existia o filme fotográfico ainda: a
imagem foi registrada numa placa de vidro, com o auxílio de uma câmara escura.
Tinha que ser uma paisagem mesmo: essa "foto" demorou 14 horas para
ser registrada!
Imagina se ele fosse retratar uma
pessoa: "Olha o passarinho! Só mais um pouquinho! Olha o passarinho mais
14 horinhas!"
E o filme da máquina? Foi inventado em
1879 por Ferrier, e melhorado pelo americano George Eastman – este, o inventor
da câmera Kodak. Aí é que a fotografia entra no cinema: era preciso o filme
para poder fazer... filmes!
Algum tempo depois, os irmãos Lumière
vão fazer a primeira sessão de cinema em Paris, capital da
França: era a invenção do cinematógrafo, uma câmera de filmar e projetar
imagens em movimento. Isso aconteceu no maravilhoso ano de 1895, o ano em que
nasceu o cinema.
A primeira sessão
1895: Não existia telefone. Não existia
CD, nem DVD, nem TV. Computador? Internet? Nem em sonho.
A maioria das pessoas andava a cavalo
ou a pé. Os carros eram raríssimos. Lógico, havia os navios,
senão o Brasil não teria sido “descoberto” em 1500! O trem era um dos
meios de transporte mais modernos.
Com esse cenário na cabeça, dá para
entender a reação de algumas pessoas quando assistiram à primeira sessão de
cinema. Se nem a fotografia era comum naquela época, era realmente fora do
comum a imagem de um trem em movimento bem na sua frente, vindo para cima de
você. Pois é: muitos pularam da cadeira, com medo de serem atropelados!
A primeira sessão pública foi promovida
em 28 de dezembro de 1895, pelos irmãos Louis e Auguste Lumière. A platéia
ficou de queixo caído quando eles mostraram o seu incrível invento:
o cinematógrafo. Como em um passe de mágica, cavalos, carros e pessoas, e
até o famoso trem aterrorizante moviam-se na tela!
Aposto que você nem imagina como essa
“engenhoca” funcionava! Quer ver?
O aparelho (inventado por Louis e
Auguste Lumière) funcionava assim: tirava fotografias em série, de pessoas,
bichos e coisas em movimento – mais de doze por segundo, ou seja, mais rápido
do que nosso olho pode ver. Depois, as fotos eram projetadas numa tela, em
grande velocidade. Era assim que as imagens ganhavam movimento.
Na verdade, a velocidade de projeção
não era tão grande assim. Afinal de contas, o cinematógrafo era movido a
manivela, pela mão do projetista!
O nome desses inventores parecia
talhado para o que criaram: a palavra francesa “lumière” significa luz, o
cinematógrafo foi apresentado em Paris, conhecida como a Cidade Luz, e ainda
por cima a engenhoca se utilizava exatamente da luz para mostrar ao mundo o
cinema! [...]
Mais
rápido que o olho
"Sabe que eu não entendo direito
como é que uma série de imagens paradas pode imitar um movimento, se forem
passadas bem rapidamente?"
Se você pensa assim, nós vamos tentar
explicar esse mistério.
Preste atenção a este dado: em
média, nosso olho geralmente só consegue registrar 12 imagens por
segundo
- Vamos supor que exista um mecanismo
que tire 24 fotos por segundo.
- Você vai fotografar uma pessoa
piscando, com esse mecanismo.
- Após a revelação, você tem
fotografias em série do movimento: olho aberto, depois começando a fechar, um
pouco mais fechado, etc.
- Agora você coloca a série de fotografias
num projetor, que vai mostrar o movimento a uma velocidade de 24 fotos por
segundo.
- Como isso é mais rápido do que o seu
olho pode ver, você tem a ilusão de estar realmente vendo um olho piscando na
tela.
- Isso é o cinema!
- Isso também é o desenho animado. Só
que em vez das fotos temos... (adivinhe, adivinhe...) desenhos! [...]
Filmes
mudos
Por essa você não esperava... você
sabia que os filmes não tinham som, no início do cinema?
É que já tinha sido muito difícil
inventar um jeito de tirar fotografias em série das pessoas e coisas em
movimento, e depois projetá-las. De 1895 até 1927, ninguém falava na tela.
Por isso, quando havia a fala de um
ator, a imagem desaparecia, e vinha uma legenda onde estava escrito o que ele
tinha falado.
Que chato! Por isso, muitos donos de
cinema contratavam músicos para acompanhar o filme. Eles tocavam piano ou
flauta, por exemplo. Pixinguinha, grande músico brasileiro do começo do
século 20, trabalhou muito assim. Em sessões maiores, até orquestras faziam a
trilha sonora ao vivo.
Nos filmes
de ação no tempo do cinema mudo, os músicos tinham que acompanhar o ritmo e
tocar bem rapidinho! [...]
Nasce o cinema.
Disponível em: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/nasce.htm.
Acesso em: 12 jan. 2015. (Adaptado).
Fonte: Universos –
Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 6º ano – Camila Sequetto
Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª
edição, 2015. p. 110-111.
Entendendo o texto:
01 – Qual é a relação
fundamental entre a fotografia e o cinema, segundo o texto?
O texto afirma
que o cinema não existiria sem a fotografia. Antes da fotografia, as únicas
maneiras de "congelar" uma imagem eram guardá-la na mente ou ter um
retrato pintado. A invenção da fotografia e, posteriormente, do filme
fotográfico, foi essencial para que as imagens pudessem ser capturadas em série,
permitindo a criação do cinema.
02 – Quem foi o inventor da
primeira "foto" e em que ano ela foi registrada? Qual era a principal
limitação dessa invenção inicial?
A primeira
"foto" foi registrada por Nicephóre Niepce em 1826. A principal
limitação era o tempo de exposição: a imagem, registrada em uma placa de vidro
com uma câmara escura, demorava 14 horas para ser capturada, o que
inviabilizava o retrato de pessoas.
03 – Qual foi a contribuição
de George Eastman para a fotografia e como ela se conecta com o surgimento do
cinema?
George Eastman,
inventor da câmera Kodak, foi responsável por melhorar o filme fotográfico, que
havia sido inventado por Ferrier em 1879. O texto destaca que o filme era
essencial para que as imagens pudessem ser capturadas em sequência, tornando
possível a criação de "filmes" cinematográficos.
04 – Onde e quando ocorreu a
primeira sessão de cinema, e quem foram os inventores do cinematógrafo?
A primeira sessão
de cinema ocorreu em Paris, em 1895, promovida pelos irmãos Louis e Auguste
Lumière, que inventaram o cinematógrafo.
05 – Como o texto descreve a
reação do público à primeira sessão de cinema e por que ela foi tão impactante?
O público ficou
"de queixo caído" e muitos "pularam da cadeira, com medo de
serem atropelados" ao ver a imagem de um trem em movimento vindo em sua
direção na tela. A reação foi impactante porque, em uma época sem tecnologias
como TV, computadores ou mesmo fotografias comuns, ver imagens em movimento era
algo completamente fora do comum e impressionante.
06 – Como o cinematógrafo,
inventado pelos irmãos Lumière, conseguia criar a ilusão de movimento?
O cinematógrafo
funcionava tirando mais de doze fotografias por segundo de pessoas, animais e
objetos em movimento. Essas fotos eram então projetadas em uma tela em alta
velocidade. Como essa velocidade (mais rápida do que o olho humano consegue
registrar, que é cerca de 12 imagens por segundo) superava a capacidade de
percepção do olho, as imagens fixas se fundiam, criando a ilusão de movimento.
07 – Qual era a principal
característica dos filmes no início do cinema (de 1895 a 1927) e como essa
limitação era compensada para o público?
A principal característica
era que os filmes eram mudos, ou seja, não tinham som. Essa limitação era
compensada pela utilização de legendas para as falas dos atores e,
principalmente, pela contratação de músicos (pianistas, flautistas e até
orquestras em sessões maiores) para criar a trilha sonora ao vivo, acompanhando
o ritmo e a emoção das cenas.
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