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domingo, 27 de julho de 2025

TEXTO: NASCE O CINEMA - FRAGMENTO - A FOTOGRAFIA E O CINEMA - COM GABARITO

 Texto: Nasce o cinema – Fragmento

        A fotografia e o cinema

        Antes do cinema, veio a fotografia. Sem ela, o cinema não existiria. E por quê?

        Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem: guardando-a na mente ou pedindo a um pintor que fizesse um retrato.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1dgcq0OmL9sGrbj5o5MQ2ZpwVy9Udn1PEIpUGf3xXOQxScIT74CfUVnXLY34SmNppfzqu1X0NG-NOaMJh2QW9nSGJxdKDe1usXOzLIi352nPG-K5mvSp6y3z_uxU5wXJZ4C0uAWq66gA0aF0Q3vI4k7x9WlLfGrquQ8TCxyMA9e4CRN7K5f95oMT_Aoo/s1600/images.jpg

        Bom, isso até o século 18. Nessa época, todos os pintores que queriam ficar famosos iam para a França. E foi justamente nesse país que a fotografia e o cinema fizeram seus primeiros grandes progressos.

        O jovem inventor Nicephóre Niepce foi quem conseguiu pela primeira vez registrar uma paisagem sem pintá-la, em 1826. Foi a primeira "foto"! Não existia o filme fotográfico ainda: a imagem foi registrada numa placa de vidro, com o auxílio de uma câmara escura. Tinha que ser uma paisagem mesmo: essa "foto" demorou 14 horas para ser registrada!

        Imagina se ele fosse retratar uma pessoa: "Olha o passarinho! Só mais um pouquinho! Olha o passarinho mais 14 horinhas!"

        E o filme da máquina? Foi inventado em 1879 por Ferrier, e melhorado pelo americano George Eastman – este, o inventor da câmera Kodak. Aí é que a fotografia entra no cinema: era preciso o filme para poder fazer... filmes!

        Algum tempo depois, os irmãos Lumière vão fazer a primeira sessão de cinema em Paris, capital da França: era a invenção do cinematógrafo, uma câmera de filmar e projetar imagens em movimento. Isso aconteceu no maravilhoso ano de 1895, o ano em que nasceu o cinema.

        A primeira sessão

        1895: Não existia telefone. Não existia CD, nem DVD, nem TV. Computador? Internet? Nem em sonho.

        A maioria das pessoas andava a cavalo ou a pé. Os carros eram raríssimos. Lógico, havia os navios, senão o Brasil não teria sido “descoberto” em 1500! O trem era um dos meios de transporte mais modernos.

        Com esse cenário na cabeça, dá para entender a reação de algumas pessoas quando assistiram à primeira sessão de cinema. Se nem a fotografia era comum naquela época, era realmente fora do comum a imagem de um trem em movimento bem na sua frente, vindo para cima de você. Pois é: muitos pularam da cadeira, com medo de serem atropelados!

        A primeira sessão pública foi promovida em 28 de dezembro de 1895, pelos irmãos Louis e Auguste Lumière. A platéia ficou de queixo caído quando eles mostraram o seu incrível invento: o cinematógrafo. Como em um passe de mágica, cavalos, carros e pessoas, e até o famoso trem aterrorizante moviam-se na tela!

        Aposto que você nem imagina como essa “engenhoca” funcionava! Quer ver?

        O aparelho (inventado por Louis e Auguste Lumière) funcionava assim: tirava fotografias em série, de pessoas, bichos e coisas em movimento – mais de doze por segundo, ou seja, mais rápido do que nosso olho pode ver. Depois, as fotos eram projetadas numa tela, em grande velocidade. Era assim que as imagens ganhavam movimento.

        Na verdade, a velocidade de projeção não era tão grande assim. Afinal de contas, o cinematógrafo era movido a manivela, pela mão do projetista!

        O nome desses inventores parecia talhado para o que criaram: a palavra francesa “lumière” significa luz, o cinematógrafo foi apresentado em Paris, conhecida como a Cidade Luz, e ainda por cima a engenhoca se utilizava exatamente da luz para mostrar ao mundo o cinema! [...]

        Mais rápido que o olho

        "Sabe que eu não entendo direito como é que uma série de imagens paradas pode imitar um movimento, se forem passadas bem rapidamente?"

        Se você pensa assim, nós vamos tentar explicar esse mistério.

        Preste atenção a este dado: em média, nosso olho geralmente só consegue registrar 12 imagens por segundo

        - Vamos supor que exista um mecanismo que tire 24 fotos por segundo.

        - Você vai fotografar uma pessoa piscando, com esse mecanismo.

        - Após a revelação, você tem fotografias em série do movimento: olho aberto, depois começando a fechar, um pouco mais fechado, etc.

        - Agora você coloca a série de fotografias num projetor, que vai mostrar o movimento a uma velocidade de 24 fotos por segundo.

        - Como isso é mais rápido do que o seu olho pode ver, você tem a ilusão de estar realmente vendo um olho piscando na tela.

        - Isso é o cinema!

        - Isso também é o desenho animado. Só que em vez das fotos temos... (adivinhe, adivinhe...) desenhos! [...]

        Filmes mudos

        Por essa você não esperava... você sabia que os filmes não tinham som, no início do cinema?

        É que já tinha sido muito difícil inventar um jeito de tirar fotografias em série das pessoas e coisas em movimento, e depois projetá-las. De 1895 até 1927, ninguém falava na tela.

        Por isso, quando havia a fala de um ator, a imagem desaparecia, e vinha uma legenda onde estava escrito o que ele tinha falado.

        Que chato! Por isso, muitos donos de cinema contratavam músicos para acompanhar o filme. Eles tocavam piano ou flauta, por exemplo. Pixinguinha, grande músico brasileiro do começo do século 20, trabalhou muito assim. Em sessões maiores, até orquestras faziam a trilha sonora ao vivo.

        Nos filmes de ação no tempo do cinema mudo, os músicos tinham que acompanhar o ritmo e tocar bem rapidinho! [...]

Nasce o cinema. Disponível em: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/nasce.htm. Acesso em: 12 jan. 2015. (Adaptado).

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 6º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 110-111.

Entendendo o texto:

01 – Qual é a relação fundamental entre a fotografia e o cinema, segundo o texto?

      O texto afirma que o cinema não existiria sem a fotografia. Antes da fotografia, as únicas maneiras de "congelar" uma imagem eram guardá-la na mente ou ter um retrato pintado. A invenção da fotografia e, posteriormente, do filme fotográfico, foi essencial para que as imagens pudessem ser capturadas em série, permitindo a criação do cinema.

02 – Quem foi o inventor da primeira "foto" e em que ano ela foi registrada? Qual era a principal limitação dessa invenção inicial?

      A primeira "foto" foi registrada por Nicephóre Niepce em 1826. A principal limitação era o tempo de exposição: a imagem, registrada em uma placa de vidro com uma câmara escura, demorava 14 horas para ser capturada, o que inviabilizava o retrato de pessoas.

03 – Qual foi a contribuição de George Eastman para a fotografia e como ela se conecta com o surgimento do cinema?

      George Eastman, inventor da câmera Kodak, foi responsável por melhorar o filme fotográfico, que havia sido inventado por Ferrier em 1879. O texto destaca que o filme era essencial para que as imagens pudessem ser capturadas em sequência, tornando possível a criação de "filmes" cinematográficos.

04 – Onde e quando ocorreu a primeira sessão de cinema, e quem foram os inventores do cinematógrafo?

      A primeira sessão de cinema ocorreu em Paris, em 1895, promovida pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, que inventaram o cinematógrafo.

05 – Como o texto descreve a reação do público à primeira sessão de cinema e por que ela foi tão impactante?

      O público ficou "de queixo caído" e muitos "pularam da cadeira, com medo de serem atropelados" ao ver a imagem de um trem em movimento vindo em sua direção na tela. A reação foi impactante porque, em uma época sem tecnologias como TV, computadores ou mesmo fotografias comuns, ver imagens em movimento era algo completamente fora do comum e impressionante.

06 – Como o cinematógrafo, inventado pelos irmãos Lumière, conseguia criar a ilusão de movimento?

      O cinematógrafo funcionava tirando mais de doze fotografias por segundo de pessoas, animais e objetos em movimento. Essas fotos eram então projetadas em uma tela em alta velocidade. Como essa velocidade (mais rápida do que o olho humano consegue registrar, que é cerca de 12 imagens por segundo) superava a capacidade de percepção do olho, as imagens fixas se fundiam, criando a ilusão de movimento.

07 – Qual era a principal característica dos filmes no início do cinema (de 1895 a 1927) e como essa limitação era compensada para o público?

      A principal característica era que os filmes eram mudos, ou seja, não tinham som. Essa limitação era compensada pela utilização de legendas para as falas dos atores e, principalmente, pela contratação de músicos (pianistas, flautistas e até orquestras em sessões maiores) para criar a trilha sonora ao vivo, acompanhando o ritmo e a emoção das cenas.

 

 

 

 

 

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