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domingo, 27 de julho de 2025

REPORTAGEM: CONHEÇA CINCO MÉTODOS PARA ANOTAR COM PRECISÃO DURANTE AS AULAS - SIMONE HARNIK - COM GABARITO

 Reportagem: Conheça cinco métodos para anotar com precisão durante as aulas

Por Simone Harnik

        Você já pegou o caderno para estudar e ficou sem entender o que tinha escrito? Muitas vezes, o sentido das anotações desaparece pouco depois das aulas, principalmente se o dono do caderno não for dos mais organizados. Por isso, trazemos cinco sugestões de métodos para registrar o que o professor diz na classe.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQbPfFTkxUhV0mId9Xn50q-82oLoK-WckH30BY5GcYF2SYWCARxLz0At6hT_xM2hT7Ve5nlwGUeyTcNomd7p5LQCdzYNtnicR4LaNs_kCbzat-bOf8kX5HTyvPbjRxyeLv6_YWkF1afG8IGpanhXIRVgIfjTC9Mqvks85XIoH3fb4UDMaPrtARfIGaGQ0/s320/CORNELL.jpg

        Entre as técnicas, estão procedimentos simples, como numerar as frases, e outros mais complexos, como o método Cornell, que exige a divisão do papel em três partes e dedicação do estudante. As cinco formas de organização são oferecidas aos alunos da Universidade de Stanford, pelo Centro de Ensino e Aprendizado da instituição. (Veja na tabela abaixo cada um dos métodos detalhadamente).

        “Aprender a se organizar é fundamental para o aprendizado, porque, se o estudante não se organiza, não vai conseguir pesquisar, ter autonomia”, afirma Noely Weffort de Almeida, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

        O processo de ensinar a organização na escola pode começar desde cedo, de acordo com Noely. As crianças devem ser estimuladas pelos pais a registrarem no caderno o que aprendem na sala de aula. Sempre respeitando as diferenças individuais: “É fundamental fazer anotação, mas a forma depende de cada um. A mesma aula pode ser anotada de formas diferentes”, diz….

        Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, docente da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), registrar o que se ouve em aulas e palestras facilita o aprendizado. “O importante é fazer as anotações. Depois, cada um aperfeiçoa o seu método: pode ser no laptop, no papel, no livro”, afirma.

        Para Alavarse, adotar técnicas de anotações é um passo para quem já está habituado a pôr no papel o que o professor diz. Se você não está acostumado a escrever durante a aula, o primeiro desafio é preencher as folhas do caderno.

        E vale ficar atento para não deixar que os métodos “engessem” sua criatividade. Eles podem ser combinados, utilizados conforme a disciplina, a aula, o professor e o gosto pessoal.

Fonte: educacao.uol.com.br.

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 7º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 113.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual é o principal problema que a reportagem busca resolver ao apresentar métodos de anotação?

      A reportagem busca resolver o problema de estudantes que consultam suas anotações e não conseguem entender o que escreveram, perdendo o sentido das informações registradas logo após as aulas, especialmente se não forem organizados.

02 – De onde vêm os cinco métodos de organização para anotações mencionados na reportagem?

      Os cinco métodos de organização são oferecidos aos alunos da Universidade de Stanford, pelo Centro de Ensino e Aprendizado da instituição.

03 – Qual a importância da organização para o aprendizado, segundo Noely Weffort de Almeida, professora da PUC-SP?

      Segundo Noely Weffort de Almeida, aprender a se organizar é fundamental para o aprendizado, pois, sem organização, o estudante não consegue pesquisar e ter autonomia.

04 – De acordo com Ocimar Munhoz Alavarse, docente da USP, qual o benefício de registrar o que se ouve em aulas e palestras?

      Para Ocimar Munhoz Alavarse, registrar o que se ouve em aulas e palestras facilita o aprendizado, e o importante é fazer as anotações, aperfeiçoando o método com o tempo, seja em laptop, papel ou livro.

05 – A reportagem sugere que os métodos de anotação devem ser seguidos rigidamente? Por quê?

      Não, a reportagem sugere que os métodos não devem "engessar" a criatividade. Eles podem ser combinados e utilizados conforme a disciplina, a aula, o professor e o gosto pessoal de cada estudante.

 

 

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