Reportagem: Conheça cinco métodos para anotar com precisão durante as aulas
Por Simone Harnik
Você já pegou o caderno para estudar e
ficou sem entender o que tinha escrito? Muitas vezes, o sentido das anotações
desaparece pouco depois das aulas, principalmente se o dono do caderno não for
dos mais organizados. Por isso, trazemos cinco sugestões de métodos para
registrar o que o professor diz na classe.
Entre as técnicas, estão procedimentos
simples, como numerar as frases, e outros mais complexos, como o método
Cornell, que exige a divisão do papel em três partes e dedicação do estudante.
As cinco formas de organização são oferecidas aos alunos da Universidade de
Stanford, pelo Centro de Ensino e Aprendizado da instituição. (Veja na tabela abaixo
cada um dos métodos detalhadamente).
“Aprender a se organizar é fundamental
para o aprendizado, porque, se o estudante não se organiza, não vai conseguir
pesquisar, ter autonomia”, afirma Noely Weffort de Almeida, professora da
Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
O processo de ensinar a organização na
escola pode começar desde cedo, de acordo com Noely. As crianças devem ser
estimuladas pelos pais a registrarem no caderno o que aprendem na sala de aula.
Sempre respeitando as diferenças individuais: “É fundamental fazer anotação,
mas a forma depende de cada um. A mesma aula pode ser anotada de formas
diferentes”, diz….
Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, docente
da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), registrar o que se
ouve em aulas e palestras facilita o aprendizado. “O importante é fazer as
anotações. Depois, cada um aperfeiçoa o seu método: pode ser no laptop, no
papel, no livro”, afirma.
Para Alavarse, adotar técnicas de
anotações é um passo para quem já está habituado a pôr no papel o que o
professor diz. Se você não está acostumado a escrever durante a aula, o
primeiro desafio é preencher as folhas do caderno.
E vale ficar atento para não deixar que
os métodos “engessem” sua criatividade. Eles podem ser combinados, utilizados
conforme a disciplina, a aula, o professor e o gosto pessoal.
Fonte: Universos –
Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 7º ano – Camila Sequetto
Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª
edição, 2015. p. 113.
Entendendo a reportagem:
01 – Qual é o principal
problema que a reportagem busca resolver ao apresentar métodos de anotação?
A reportagem
busca resolver o problema de estudantes que consultam suas anotações e não
conseguem entender o que escreveram, perdendo o sentido das informações
registradas logo após as aulas, especialmente se não forem organizados.
02 – De onde vêm os cinco
métodos de organização para anotações mencionados na reportagem?
Os cinco métodos
de organização são oferecidos aos alunos da Universidade de Stanford, pelo
Centro de Ensino e Aprendizado da instituição.
03 – Qual a importância da
organização para o aprendizado, segundo Noely Weffort de Almeida, professora da
PUC-SP?
Segundo Noely
Weffort de Almeida, aprender a se organizar é fundamental para o aprendizado,
pois, sem organização, o estudante não consegue pesquisar e ter autonomia.
04 – De acordo com Ocimar
Munhoz Alavarse, docente da USP, qual o benefício de registrar o que se ouve em
aulas e palestras?
Para Ocimar
Munhoz Alavarse, registrar o que se ouve em aulas e palestras facilita o
aprendizado, e o importante é fazer as anotações, aperfeiçoando o método com o
tempo, seja em laptop, papel ou livro.
05 – A reportagem sugere que
os métodos de anotação devem ser seguidos rigidamente? Por quê?
Não, a reportagem
sugere que os métodos não devem "engessar" a criatividade. Eles podem
ser combinados e utilizados conforme a disciplina, a aula, o professor e o
gosto pessoal de cada estudante.
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