Poesia: Tua sedução é menos de mulher do que...
João
Cabral de Melo Neto
Tua sedução é menos
de mulher do que de casa:
pois vem de como é por dentro
ou por detrás da fachada.

Mesmo quando ela possui
tua plácida elegância,
esse teu reboco claro,
riso franco de varandas,
uma casa não é nunca
só para ser contemplada;
melhor: somente por dentro
é possível contemplá-la.
Seduz pelo que é dentro,
ou será, quando se abra;
pelo que pode ser dentro
de suas paredes fechadas;
pelo que dentro fizeram
com seus vazios, com o nada;
pelos espaços de dentro,
não pelo que dentro guarda;
pelos espaços de dentro:
seus recintos, suas áreas,
organizando-se dentro
em corredores e salas,
os quais sugerindo ao homem
estâncias aconchegadas,
paredes bem revestidas
ou recessos bons de cavas,
exercem sobre esse homem
efeito igual ao que causas:
a vontade de corrê-la
por dentro, de visitá-la.
João Cabral de Melo
Neto. Poesias completas. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979. p. 153.
Fonte: Livro –
Português: Linguagens, 3ª Série – Ensino Médio – William Roberto Cereja,
Thereza Cochar Magalhães, 9ª ed. – São Paulo: Saraiva Editora, 2013. p. 343.
Entendendo a poesia:
01 – Qual a comparação
inusitada que o poema estabelece para descrever a sedução?
O poema compara a
sedução da pessoa amada não tanto à de uma mulher, mas sim à de uma casa,
explorando as similaridades entre ambas.
02 – De que forma a sedução,
tanto da mulher quanto da casa, é descrita como vinda do "interior" e
não da "fachada"?
O poema sugere
que a verdadeira sedução vem do que a casa "é por dentro" ou
"por detrás da fachada", e do que "pode ser dentro de suas
paredes fechadas", assim como a sedução da mulher não se limita à sua
aparência externa ("reboco claro", "riso franco de varandas").
03 – Por que, segundo o poema,
uma casa não deve ser "só para ser contemplada" de fora?
O poema afirma
que "somente por dentro é possível contemplá-la", ou seja, a
verdadeira essência e o que há de mais sedutor em uma casa (e na mulher) só
podem ser conhecidos e apreciados ao se explorar seu interior.
04 – Quais elementos internos
de uma casa são utilizados para ilustrar essa sedução no poema?
São usados
elementos como os vazios, o nada, os espaços de dentro (recintos, áreas), e
como eles se organizam em corredores e salas, sugerindo estâncias aconchegadas
e recessos.
05 – O que significa a frase
"pelo que dentro fizeram / com seus vazios, com o nada" no contexto
da sedução da casa?
Essa frase sugere
que a sedução não está apenas no que a casa contém materialmente, mas na
maneira como seus espaços foram concebidos e moldados, preenchendo o vazio e o
"nada" para criar um ambiente acolhedor e convidativo.
06 – Que "efeito" a
casa (e, por extensão, a mulher) exerce sobre o homem, de acordo com o poema?
O efeito exercido
é a "vontade de corrê-la / por dentro, de visitá-la", indicando o
desejo de explorar, conhecer intimamente e se aprofundar na essência do que
seduz.
07 – Qual a principal ideia
que João Cabral de Melo Neto explora ao comparar a sedução feminina à de uma
casa?
A principal ideia
é que a sedução autêntica reside na profundidade e no mistério do interior,
seja de uma pessoa ou de um espaço. Não se trata de uma atração superficial,
mas de um convite a explorar o que está além da superfície, o que é construído
e organizado em seu âmago.
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