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quinta-feira, 3 de julho de 2025

POEMA: A BUSCA DO SABER - MARA SÍLVIA NEGRÃO PÓVOA - COM GABARITO

 Poema: A busca do saber

             Mara Sílvia Negrão Póvoa

        Parafraseando para Sara, Raquel, Lia e todas as crianças de Carlos Drummond de Andrade, e para todos os professores alfabetizadores.

        Eu queria uma escola que cultivasse a busca do saber e alegria de ensinar em seus professores.

        Eu queria uma escola que educasse não somente a mente, mas também a alma, e possibilitasse um crescimento pessoal.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg21T8SVkD3WfXMaDN-_DGRyJiTHI1gqpmCv24eauiF60CPaawf5H7vcrlp_w8IDTppVg2K2cGWPSBnQoKDQnSkhevyB9mo8n-tiOT3J8OeBHln7QryLL4Vn5elzPAcoEmvG3hjNXy7vYWYb6J3yJykQGrYhwZaCTA83h2R78HAU285-dDCK78J6p5nL18/s320/FeedKelly22.png


        Eu queria uma escola que discutisse todos os assuntos, conteúdos e objetivos de maneira clara e honesta com seus alunos.

        Que ensinasse não apenas com o discurso e o quadro-negro, mas com a dialética, sabendo ouvir, possibilitando o pensar, o experimentar, a descoberta.

        E que com estas coisas pudesse não apenas ensinar, como também aprender.

        Eu queria uma escola onde os educadores fossem convidados a todo momento a pensar, a refletir, a procurar soluções.

        Eu queria uma escola onde todos os professores fossem amantes da nossa língua, da nossa poesia, da nossa literatura.

        E que transmitissem aos alunos este amor.

        Deus livre vocês de uma escola mesquinha.

        Deus livre vocês de uma escola sem companheiros para trocar e discutir variados assuntos.

        Deus livre vocês de “colegas” que só queiram criticar.

        Deus livre vocês de escola que só se interesse por quantidade.

        Eu também queria uma escola onde vocês pudessem, sem medo, colocar suas dúvidas.

        Eu queria uma escola onde o aprender fosse sinônimo de construção e parceria.

        Ah! E antes que eu me esqueça: Deus livre vocês de parceiros desinteressados e incompetentes.

Mara Sílvia Negrão Póvoa.

Fonte: Letra e Vida. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – Coletânea de textos – Módulo 3 – CENP – São Paulo – 2005. p. 58.

Entendendo o poema:

01 – A quem o poema é dedicado, e qual a importância dessas dedicatórias?

      O poema é dedicado a "Sara, Raquel, Lia e todas as crianças de Carlos Drummond de Andrade" e a "todos os professores alfabetizadores". Essas dedicatórias são importantes porque estabelecem o público-alvo e a temática central: a visão de uma educação ideal, tanto para os alunos quanto para os educadores.

02 – Qual a característica principal que a autora deseja que uma escola ideal cultive em seus professores?

      A autora deseja uma escola que cultive a busca do saber e a alegria de ensinar em seus professores. Isso indica a valorização de educadores que são apaixonados pelo aprendizado e por sua profissão.

03 – Além da mente, que outra dimensão a autora deseja que a escola ideal eduque?

      A autora quer uma escola que eduque não somente a mente, mas também a alma, possibilitando um crescimento pessoal. Isso sugere uma abordagem holística da educação, que vai além do conteúdo cognitivo.

04 – De que forma a autora idealiza que o ensino deva acontecer, para além do discurso e do quadro-negro?

      Ela deseja que o ensino aconteça com a dialética, onde a escola saiba ouvir, possibilitando o pensar, o experimentar e a descoberta. Isso enfatiza a importância de um aprendizado interativo e ativo, e não apenas passivo.

05 – Quais são os tipos de "escolas" ou "colegas" que a autora deseja que Deus livre os leitores?

      A autora pede que Deus livre de escolas mesquinhas, de escolas sem companheiros para trocar e discutir assuntos, de "colegas" que só queiram criticar e de escolas que só se interessem por quantidade (e não por qualidade).

06 – Qual o principal objetivo da escola em relação às dúvidas dos alunos, segundo a autora?

      A autora queria uma escola onde os alunos pudessem, sem medo, colocar suas dúvidas. Isso ressalta a importância de um ambiente seguro e acolhedor para o aprendizado e a construção do conhecimento.

07 – Qual a relação que a autora estabelece entre aprender e a "construção"?

      Para a autora, aprender deveria ser sinônimo de construção e parceria. Isso sugere que o conhecimento não é algo pronto a ser transmitido, mas sim um processo colaborativo e ativo, onde alunos e professores constroem juntos o saber.

 

 

       

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