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quarta-feira, 9 de julho de 2025

NOTÍCIA: QUASE 90% DOS PROFESSORES NÃO TINHAM EXPERIÊNCIA COM AULAS REMOTAS ANTES DA PANDEMIA; 42% SEGUEM SEM TREINAMENTO, APONTA PESQUISA -

 

 

 

NOTÍCIA: Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia; 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa.  

 Levantamento da UFMG e CNTE mostra cenário preocupante e a dificuldade do poder público em dar resposta neste momento emergencial e garantir a isonomia do acesso à educação, afirma coordenadora do estudo. 

 Uma pesquisa sobre o trabalho dos professores da rede pública durante a pandemia, a qual o G1 teve acesso, aponta que 89% não tinha experiência anterior à pandemia para dar aulas remotas e 42% dos entrevistados afirmam que seguem sem treinamento, aprendendo tudo por conta própria. Para 21%, é difícil ou muito difícil lidar com tecnologias digitais. Os resultados mostram a dificuldade dos professores em lidar com a nova realidade, e o esforço pessoal para transmitir a aprendizagem aos estudantes durante a emergência de saúde provocada pelo coronavírus.

 

 

   

 

 

 

 

 

Leia a notícia abaixo e depois faça as seguintes atividades.

O texto foi publicado em um “site” de grande circulação nacional e internacional. Nele, podemos encontrar várias notícias interessantes, e uma delas é essa acima, muito atual e que gerou polêmica no meio educacional. De acordo com sua leitura e interpretação, responda:

01.   O que a notícia rebate, ou seja, mostra-nos sobre o posicionamento dos professores da rede pública em relação às novas formas de chegar até o ao aluno por causa da pandemia?

A notícia revela que a grande maioria dos professores da rede pública (89%) não tinha nenhuma experiência prévia com aulas remotas antes da pandemia. Além disso, 42% deles continuam sem treinamento formal, aprendendo "por conta própria". Para 21%, lidar com tecnologias digitais é difícil ou muito difícil. Isso demonstra que os professores não estavam preparados para a transição para o ensino remoto e que, apesar do esforço pessoal para manter a aprendizagem dos alunos, há uma dificuldade significativa em se adaptar à nova realidade tecnológica e metodológica. A pesquisa destaca um cenário preocupante e a falha do poder público em oferecer o suporte necessário.

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBa5mVm4lZErRFn3hdwfnf88327lBb1wAYHhjHIwt8LWjWFqIwOGnNjYqx6fc7aq3BdWAZTC1OJWIMZjjBSO_9VHNxFGPN0Dg644wTV9zaQBSp0veG1jclmkZ-1UhHWHM5uJBR-EkbV4ic_EOF_sRGYEeSHugFLcBfd3Z7-06hBqR0LrmMG_UbkYlpZ2Q/s320/REMOTA.jpg

02.   Marque um X na alternativa que apresente a finalidade do gênero notícia:

a.   Apresentar opinião de especialista sobre assunto relevante para a sociedade.

b.   Informar fatos e acontecimentos recentes de relevância local, nacional e internacional.

c.   Narrar uma história que envolve conflito inicial, momento de maior tensão e desfecho.

d.    Crítica de acontecimentos atuais.

 

03- Marque um X na alternativa que apresente as partes composicionais de uma notícia:

a.   Título, subtítulo, lide, corpo da notícia, fotos com legenda.

b.   Título e organização em versos e estrofes.

c.   Título e textos organizados em tópicos.

d. Título, lista de componentes e procedimentos de tarefas.

 

04.  Explique as diferenças entre a notícia radiofônica e a notícia em podcast na internet?

       Ambas, a notícia radiofônica e a notícia em podcast na internet, são formatos de áudio que transmitem informações. No entanto, existem diferenças cruciais:

·         Notícia Radiofônica: Geralmente, é transmitida ao vivo e segue uma programação fixa. O ouvinte precisa sintonizar a rádio no momento da transmissão para ter acesso à informação. O conteúdo é efêmero e não fica disponível para acesso posterior, a menos que a emissora decida reprisar ou disponibilizar em plataformas de áudio específicas. É um formato mais tradicional, com um fluxo contínuo de notícias, muitas vezes intercaladas com músicas ou outros programas.

·         Notícia em Podcast na Internet: É um conteúdo de áudio sob demanda, ou seja, o ouvinte pode baixar ou ouvir a notícia a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Os podcasts são arquivos de áudio pré-gravados, que podem ser episódios avulsos ou parte de uma série, e ficam disponíveis em plataformas digitais. Isso oferece flexibilidade ao ouvinte e permite que ele escolha o que e quando quer ouvir, podendo pausar, retroceder ou avançar o áudio. Além disso, podcasts podem ser mais aprofundados e ter uma duração variada, não estando restritos aos rígidos blocos de tempo das transmissões de rádio.

 

05.  Com base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto noticiando um fato possível de ser retratado pela foto abaixo.

Escolas da Rede Municipal de Marília Adotam Novas Metodologias para Inclusão Digital

Iniciativa busca capacitar professores e alunos no uso de tecnologias para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

MARÍLIA, SP – Em um movimento para modernizar o sistema educacional e atender às demandas da era digital, a Secretaria Municipal de Educação de Marília anunciou a implementação de um novo programa de inclusão digital nas escolas da rede pública. A iniciativa visa não apenas equipar as salas de aula com recursos tecnológicos, mas também oferecer treinamento contínuo para os professores e estimular o uso consciente e produtivo da tecnologia entre os alunos.

A medida surge como uma resposta aos desafios impostos pela recente transição para o ensino remoto, que evidenciou a lacuna de preparo em relação às ferramentas digitais, conforme apontado por pesquisas nacionais. "Percebemos que muitos de nossos educadores e estudantes enfrentaram dificuldades significativas. Agora, nosso foco é transformar esse desafio em uma oportunidade", afirmou a Secretária de Educação, Ana Costa.

O programa inclui a instalação de lousas digitais, a disponibilização de tablets para uso em sala de aula e, crucialmente, a oferta de cursos de capacitação para os professores. Os treinamentos abordarão desde o uso básico de plataformas educacionais até a criação de conteúdos interativos e a aplicação de metodologias ativas que integrem a tecnologia ao currículo. A expectativa é que, com esses recursos, o aprendizado se torne mais dinâmico e engajador, preparando os estudantes para os desafios do futuro.

"É um passo fundamental para garantir que todos os nossos alunos tenham as mesmas oportunidades, independentemente de sua realidade socioeconômica. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para a equidade educacional", ressaltou Costa. O projeto já começou a ser implementado em algumas escolas-piloto e a expectativa é de que, até o final do ano letivo, todas as unidades da rede municipal estejam integradas ao novo modelo.

 


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