Política de Privacidade

quarta-feira, 25 de junho de 2025

CRÔNICA: ATRAVÉS DO ESPELHO E O QUE ALICE ENCONTROU POR LÁ - FRAGMENTO - RADUAN NASSAR - COM GABARITO

 Crônica: Através do espelho e o que Alice encontrou por lá – Fragmento

               Raduan Nassar

        [...]

        -- O senhor parece ter muita habilidade para explicar o sentido das palavras – disse Alice – Podia me fazer a gentileza de explicar o sentido do poema “Jaguadarte”?

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfnr7tZqBgO-P2GSRwNjBhnyVqSujPx5mjqIxGLaT3G3w7O6cO4G5rxX5kHlH6_OwB4oQx90UqxzD7acY7H7NZreVRURQPGyBrsxgMk4GkIekKj-jZrxAZOOPdIakLQQtH9x75SKOWUJmD0LPrE6CBtKxhGpO8MR5HCcO_32-NNoNsgc6KZmGNrOkAgjY/s320/alice-atraves-do-espelho-e-o-que-ela-encontrou-do-outro-lado.jpg


        -- Vamos ver isso – disse Humpty Dumpty. – Posso explicar todos os poemas que foram inventados... e boa parte dos que ainda não foram inventados.

        Isso parecia bastante promissor. Assim, Alice repetiu os primeiros versos do “Jaguadarte”:

        Era briluz. As lesmolisas touvas

        Roldavam e relviam nos gramilvos

        Estavam mimsicais as pintalouvas

        E os momirratos davam grilvos

        -- Basta, pra começar – interrompeu Humpty Dumpty – Há uma porção de palavras intrincadas aqui. “Briluz” significa o brilho da luz às quatro horas da tarde, quando se passa a cena descrita nos versos.

        -- gora ficou claro – disse Alice. – E “lesmolisas”?

        -- Ora, significa “lisas como lesmas”. Veja bem, é uma palavra-valise: dois significados embrulhados numa palavra só.

        -- Ah, estou entendendo – comentou Alice pensativamente. – E o que são “touvas”?

        -- Bom, as “touvas” tem algo de toupeiras, algo de lagartos e algo de saca-rolhas, e têm pelos espetados como escovas.

        -- Devem ser bichos muito esquisitos.

        -- E são – disse Humpty Dumpty.

        -- Fazem ninhos nos relógios de sol e se alimentam de queijo.

        -- E o que é “roldavam” e “relviam”?

        -- “Roldavam” significa que os bichos rodavam em roldão e “relviam” que eles se revolviam na relva. “Roldar” também pode ser girar como uma roldana.

        -- E “gramilvos”, aposto, devem ser os tufos de grama plantados em torno dos relógios de sol, onde se ouvem os silvos das serpentes – disse Alice, espantada com a sua própria sagacidade.

        -- Exatamente, é isso. Quanto a “mimsicais” significa “mimosas e musicais” (e aí você tem outra palavra-valise). E “pinta-louvas” são aves canonas meio pintassilgos e meio louva-a-deus.

        -- E “momirratos”, que é? – perguntou Alice. – Espero que não lhe esteja dando muito trabalho.

        -- Bom, “ratos” não precisa explicar. Mas “momi” não sei bem o que é. Talvez venha de “momices”, isto é, caretas e trejeitos. E lembra também as festas de momo, o carnaval. Assim, “momirratos” talvez sejam ratos careteiros ou carnavalescos, o que vem a dar no mesmo.

        -- E o que quer dizer “grilvos”?

        -- Penso que deve ser uma mistura de gritos com silvos bem agudos, com algo pelo meio parecido com o chilro dos grilos. Aliás, você ouvirá esse som em breve, talvez lá na floresta. E ao ouvi-lo, ficará muito satisfeita, creio.

        [...]

CARROLL, Lewis. Através do espelho e o que Alice encontrou lá. Tradução geral e organização de Sebastião Uchoa Leite. 3. ed. São Paulo: Summus, 1980. p. 197-198. (Fragmento).

Fonte: Língua Portuguesa: Singular & Plural. Laura de Figueiredo; Marisa Balthasar e Shirley Goulart – 6º ano – Moderna. 2ª edição, São Paulo, 2015. p. 227-228.

Entendendo a crônica:

01 – Qual é o principal desafio que Alice apresenta a Humpty Dumpty neste trecho?

      O principal desafio é que Alice pede a Humpty Dumpty para explicar o significado das palavras incomuns e inventadas presentes no poema "Jaguadarte".

02 – Que habilidade especial Humpty Dumpty afirma possuir em relação aos poemas?

      Humpty Dumpty afirma ter a habilidade de "explicar todos os poemas que foram inventados... e boa parte dos que ainda não foram inventados", demonstrando uma autoconfiança notável e um domínio sobre a linguagem.

03 – Qual é a definição de "briluz" dada por Humpty Dumpty?

      Segundo Humpty Dumpty, "briluz" significa "o brilho da luz às quatro horas da tarde, quando se passa a cena descrita nos versos".

04 – O que são "palavras-valise" e quais exemplos são dados no texto?

      "Palavras-valise" são palavras que combinam dois significados em uma só. Os exemplos dados no texto são "lesmolisas" (lisas como lesmas) e "mimsicais" (mimosas e musicais).

05 – Descreva as características das "touvas" de acordo com Humpty Dumpty.

      As "touvas" são bichos esquisitos que "tem algo de toupeiras, algo de lagartos e algo de saca-rolhas, e têm pelos espetados como escovas". Além disso, eles "fazem ninhos nos relógios de sol e se alimentam de queijo."

06 – Como Humpty Dumpty explica os verbos "roldavam" e "relviam"?

      "Roldavam" significa que os bichos "rodavam em roldão" ou "giravam como uma roldana". "Relviam" significa que eles "se revolviam na relva".

07 – Qual é a interpretação que Alice dá para "gramilvos", e como Humpty Dumpty reage a ela?

      Alice interpreta "gramilvos" como "os tufos de grama plantados em torno dos relógios de sol, onde se ouvem os silvos das serpentes". Humpty Dumpty reage positivamente, confirmando que a interpretação de Alice está "exatamente" correta, reconhecendo sua sagacidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário