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quinta-feira, 6 de março de 2025

ARTIGO DE OPINIÃO: NÃO SE PODE SER SEM REBELDIA - PAULO FREIRE - COM GABARITO

 Artigo de opinião: Não se pode ser sem rebeldia 

                             Paulo Freire

        Eu acho que os adultos, pais e professores, deveriam compreender melhor que a rebeldia, afinal, faz parte do processo da autonomia, quer dizer, não é possível ser sem rebeldia. O grande problema está em como amorosamente dar sentido produtivo, dar sentido criador ao ato rebelde e de não acabar com a rebeldia. Tem professores que acham que a única saída para a rebelião, para a rebeldia é a punição, é a castração. Eu confesso que tenho grandes dúvidas em torno da eficácia do castigo.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiS8Pfd49J8-MLjEWypDIBhXh0J0u-otsnmvkkQv2K4qd4I3Ad-V1v0tNlw6nMaBRYR8pXLm9VyhjuAo1LXnz3e3WI9coVVQaK36zAQNO9bsSKnfrVCbf-FsdH9STaYSlcsUvn2SU-FjYCWx5U4VlXcSdJWZb7q4oVOXO9x3A3OHwYaoDpE5-xPjNlzbmY/s320/Limite.jpg


        Eu acho que a liberdade não se autentica sem o limite da autoridade, mas o limite que a autoridade se deve propor a si mesma, para propor ao jovem a liberdade, é um limite que necessariamente não se explicita através de castigos. Eu acho que a liberdade precisa de limites, a autoridade inclusive tem a tarefa de propor os limites, mas o que é preciso, ao propor os limites, é propor à liberdade que ela interiorize a necessidade ética do limite, jamais através do medo. 

        A liberdade que não faz uma coisa porque teme o castigo não está “eticizando-se”. É preciso que eu aceite a necessidade ética, aí o limite é compromisso e não mais imposição, é assunção. O castigo não faz isso. O castigo pode criar docilidade, silêncio. Mas os silenciados não mudaram o mundo. 

Paulo Freire, Pedagogia dos sonhos possíveis. Org. Ana M. A. Freire. Editora Unesp.

Fonte: Português – Novas Palavras – Ensino Médio – Emília Amaral; Mauro Ferreira; Ricardo Leite; Severino Antônio – Vol. Único – FTD – São Paulo – 2ª edição. 2003. p. 591.

Entendendo o artigo:

01 – Qual a visão de Paulo Freire sobre a rebeldia na formação da autonomia?

      Paulo Freire acredita que a rebeldia é uma parte essencial do processo de desenvolvimento da autonomia. Ele defende que adultos, pais e professores devem compreender que a rebeldia é natural e necessária.

02 – Qual a crítica de Paulo Freire em relação ao uso do castigo como forma de lidar com a rebeldia?

      Freire expressa dúvidas sobre a eficácia do castigo, argumentando que ele pode levar à docilidade e ao silêncio, mas não promove a mudança genuína ou a internalização de limites éticos.

03 – Como Paulo Freire vê a relação entre liberdade e autoridade?

      Freire acredita que a liberdade precisa de limites estabelecidos pela autoridade, mas esses limites devem ser propostos de forma que a liberdade interiorize a necessidade ética deles, e não por meio do medo ou do castigo.

04 – O que significa "eticizar-se" no contexto do artigo de Paulo Freire?

      "Eticizar-se" significa internalizar a necessidade ética de um limite, de modo que a pessoa aceite e compreenda a importância desse limite como um compromisso, e não apenas como uma imposição externa.

05 – Qual a diferença entre limites impostos pelo medo e limites internalizados eticamente, segundo Paulo Freire?

      Limites impostos pelo medo geram apenas conformidade externa e temporária, enquanto limites internalizados eticamente levam a uma mudança genuína de comportamento e à construção de uma consciência ética.

 

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